Sonambulismo é uma condição em que um indivíduo se levanta e caminha enquanto ele está realmente dormindo. A maioria dos sonâmbulos são crianças com idades entre quatro e 12 anos, embora os adultos também possam ser sonâmbulos. Eles normalmente não precisam de tratamento médico, a menos que haja uma razão subjacente médica ou psicológica para o sonambulismo.

Dormir é um processo complexo. As pessoas experimentam sono do movimento rápido dos olhos (REM) normalmente quando sonham, e na fase não REM (NREM), as pessoas se movem em sono profundo. O sono NREM tem quatro estágios, o estágio 1, quando as pessoas se sentem “grogues”, sonolento 2, quando as pessoas estão em um sono leve, e os estágios 3 e 4, quando as pessoas estão dormindo profundamente. Sonambulismo normalmente ocorre durante os estágios 3 e 4 no início da noite, ou durante o sono REM mais perto da manhã.

Sonâmbulos podem andar pela casa, executar tarefas repetitivas, e abrir portas próximas, assim como acender e apagar luzes. Eles podem ficar completamente vestido ou dirigir um carro. Sonâmbulos podem ter conversas que não fazem sentido. Pessoas sonâmbulas podem não se lembrar do incidente quando acordados.

Ninguém sabe exatamente o que causa o sonambulismo entre as crianças. Os adultos podem sonambular se tomam drogas depressoras do sistema nervoso central, como resultado de convulsões ou por causa de problemas psicológicos. Os idosos podem sonambular como um resultado de distúrbios REM. Sonambulismo também pode ter um fator genético.

Efeitos do sonambulismo

Em um primeiro momento, o sonambulismo pode até ser engraçado. Mas em algumas situações, ele pode até resultar em macucados ou resultados mais graves. (Foto: science.howstuffworks.com)

Crianças normalmente saem do sonambulismo sem precisar de tratamento médico. Os médicos podem aconselhar os adultos a fazer testes para determinar se o sonambulismo está relacionado com uma condição médica subjacente ou física, como a apneia do sono. Os médicos podem também prescrever calmantes por um curto período de tempo para ajudar a prevenir incidentes de sonambulismo. Além disso, alguns médicos sugerem a hipnose para tratar sonâmbulos adultos.

O tratamento mais importante para o sonambulismo é impedir que a pessoa que está sofrendo o sonambulismo se machucar. Pessoas que são sonâmbulas podem sofrer acidentes, como tropeçar ou cair de escadas. Em alguns casos, a pessoa pode até fazer sexo inseguro, o que pode levar a uma DST ou até uma gravidez indesejada. A ideia de que a pessoa não pode se ferir durante o sonambulismo é um mito.

Outro mito comum sobre o sonambulismo é que um sonâmbulo não deve ser despertado durante um episódio. Isto não é verdade. Não é perigoso para o sonâmbulo ser despertado durante um incidente, embora a pessoa pode estar desorientada ou confusa, por um período de tempo depois de acordar.

Alguns casos podem até ser engraçados, mas tome cuidado para que uma cena engraçada não acabe se tornando uma tragédia.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.