Alimentos de um churrasco são todos grelhados. E caso você se lembre, grelhar é a forma mais saudável de preparo de carnes, se você está tentando perder peso. Pode parecer contra a lógica, mas o que engorda em um churrasco é, na verdade, a quantidade que as pessoas comem, o excesso de sal na carne, e o molho na carnes do churrasco.

Mas quem está numa dieta, ainda pode comer no churrasco? Bem, aí precisamos destacar alguns pontos importantes.

Churrasco fitness: grelhados sem molho e com pouco sal

Para manter a dieta sob controle durante um churrasco, basta tomar dois simples cuidados: grelhar as carnes com pouco sal e depois do grelhado estar pronto, não colocar qualquer molho sobre a carne. Claro, não saia comendo também carne demais, nem saia comendo as carnes mais gordurosas. Mas o mais importante é mesmo não esquecer de dosar bem a quantidade de sal e cortar qualquer molho.

Churrasco durante uma dieta

No churrasco, dá pra continuar na dieta, mas tem que saber como continuar seguindo ela para dar certo. (Foto: www.sheknows.com)

Pode comer churrasco na dieta, mas não abuse dos “acompanhamentos” no churrasco

A maioria dos churrascos envolvem uma abundância de comes e bebes, por isso é fácil abusar nas quantidades, principalmente na bebida. Na verdade, em um churrasco, geralmente o churrasqueiro planeja cerca de 300 g a 500 g de carne por pessoa, o que é uma quantidade normal de uma dieta fitness. O que engorda mesmo é aquelas 20 latinhas de cerveja altamente calórica que você bebe e não tem qualquer nutriente para sua dieta, ou aqueles 4 pratos de feijoada pura que você come durante o churrasco.

Acompanhamentos saudáveis para churrasco: escolha seu prato sabiamente

Encha o seu prato apenas uma vez e escolha sabiamente, ou pegue apenas os pedaços de carne e petiscos e acompanhamentos do churrasco que você mais gosta. Prefira frango grelhado, pedaços de carne vermelha sem gordura, peixes, e legumes grelhados. Asinha e coxa de frango são boas opções só se você remover a pele. Costelinha, só sem gordura. Abuse de acompanhamentos que tenham ingredientes como saladas, legumes, e verduras, e evite abusar de acompanhamentos como farofa, arroz, e a temida feijoada. Molhos então, nem pensar!

O que não comer no churrasco durante a dieta?

Salsichas e bifes, daqueles que tem aquela capinha de gordura, são ricos calorias, mas sabemos o quão deliciosos eles podem ser. A solução aqui é se limitar a apenas um de cada, ou um pedaço de no máximo 4 dedos de tamanho. Se você mesmo for fazer o churrasco ou levar opções de carne para o churrasco, leve uma salsicha light ou de frango, para poder reduzir as calorias do churrasco.

Receitas light para churrasco

Se você está encarregado de preparar os alimentos, deixe marinar a carne, peixes e vegetais em marinadas sem gordura ou use um tempero de churrasco em vez de óleo. Azeite é uma boa opção para marinar a carne.

Como acompanhamentos, evite preparar maionese, salpicão, e receitas com acompanhamento de molhos pesados. É preferível preparar molhos com creme de leite light, ou com tomates batidos no liquidificador, por exemplo.

Aliás, uma outra dica muito boa: use e abuse dos legumes e vegetais. As pessoas tendem a achar que churrasco é só pra carnes, mas tem muitos petiscos deliciosos, como kebabs ou tomates recheados, que você pode preparar.

Evite colocar fatias de queijo sobre os bifes, ou fazer pães de alho em grandes quantidades. Faça apenas alguns pães de alho para não abusar nos carboidratos e nem no molho do pão de alho.

Tente receitas novas no seu churrasco

Para ter um churrasco fitness, nada como testar algumas receitas novas. Seja criativo, mudando alguns ingredientes que você julga muito calóricos. Se você estiver em um churrasco de outra pessoa, faça um trabalho com sua disciplina, controlando a quantidade de alimentos que você consome para não exagerar e acabar abusando demais, e ganhando calorias que você não queria.

Você come churrasco quando está de dieta? Como você faz para não abusar? Quais dicas daria para quem quer comer churrasco na dieta?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.