Pilates para corredores! Qual a diferença?

Escrito na categoria "Atividade física" por Bruno Almeida.

O pilates já é uma realidade e tem uma aceitação enorme entre as pessoas que buscam consciência e fortalecimento corporal. Apesar de conhecido como uma modalidade calma e relaxante, o pilates pode ser um ótimo aliado para atletas de qualquer tipo de modalidade, principalmente os corredores de rua.

Quais os benefícios do pilates para os corredores? Treino de pilates ajuda na corrida? Quem pratica pilates tem menos lesões ao correr? As respostas para estas perguntas e muitas outras informações você confere agora!

Trouxemos os exercícios de pilates mais indicados para corredores, vejam quais são e apresente-os para seus professores de pilates e vejam se você pode praticá-los sem nenhuma restrição.

Quais os benefícios do pilates para os corredores?

Corredores que fazem pilates se lesionam menos?

Benefícios do pilates para os corredores

A pessoa que pratica pilates tem uma melhoria da flexibilidade, do controle corporal, fortalece as articulações e músculos, estabiliza a postura e aumenta a capacidade respiratória retardando a fadiga.

Além dos benefícios citados acima, as pessoas que praticam pilates regularmente conseguem reduzir bastante o índice de lesões como, por exemplo, tendinites, fascites, câimbras, dores no quadril e na coluna.

Dentre os benefícios citados, a respiração é a que mais tem ligação e importância para os corredores. O corredor que controla bem sua respiração consegue gastar menos energia para realizar a atividade física, uma vez que o transporte de oxigênio para os músculos é muito mais eficiente.

O fortalecimento principalmente da região do core também é outro benefício tremendo para os corredores. Com o fortalecimento desta região, a manutenção da postura ideal é favorecida prevenindo diversos problemas.

Como introduzir o pilates nos treinos de corrida?

Em primeiro lugar, é importante frisar que qualquer atividade física especifica como a musculação, por exemplo, só irá te oferecer o real benefício se for realizada com uma orientação capacitada, com o pilates não seria diferente.

Para alcançar todo o potencial, a orientação de um profissional capacitado em pilates é indispensável. Isso se faz necessário uma vez que estes profissionais têm a capacitação e fundamentação ideal para indicar os exercícios e efetuar as correções necessárias.

O pilates não precisa substituir outro tipo de treino, ele pode ser um trabalho adicional para o corredor. Os especialistas indicam que o pilates pode ser praticado até 3 vezes na semana.

Os melhores dias para praticar pilates são entre os treinos de corrida. O pilates auxilia na recuperação muscular e se intercalado entre os treinos intenso, o mesmo não irá sobrecarregar a musculatura.

Sem dúvidas a corrida é uma das modalidades que mais tem crescido nos últimos anos. Um dos grandes motivos disso é a facilidade e disponibilidade para se realizar a corrida.

Mesmo com todas estas vantagens conhecidas da corrida, é indispensável ter atenção redobrada ao fortalecimento muscular, articular e ganho de condicionamento físico. As pessoas que praticam corrida com regularidade precisam estar sempre atentas e prevenindo lesões.

Com isso o pilates e todos os benefícios apresentados do mesmo, surgem como uma nova modalidade que ao ser incluído no programa de treino dos corredores pode ser um aliado muito importante, sem falar que o mesmo é muito utilizado para a reabilitação de corredores lesionados.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Saúde Melhor!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.