A psoríase é uma doença autoimune recorrente caracterizada por manchas vermelhas e escamosas na pele. Embora afete a sua pele, a psoríase realmente começa profundamente no seu sistema imunológico. Ele vem de suas células T, um tipo de glóbulo branco. As células T são projetadas para proteger o corpo contra infecções e doenças. Quando essas células se tornam erroneamente ativas e desencadeiam outras respostas imunes, elas podem levar a sintomas de psoríase.

É importante já destacar, de cara, que não há cura para a psoríase. Porém, existem muitos tratamentos para aliviar os sintomas desse problema de saúde, de forma a gerenciar os sintomas desde os mais leves até os mais graves.

Vale lembrar que nenhum dos tratamentos abaixo deve ser realizado sem antes conversar com um profissional médico, ou você pode acabar com problemas de saúde piores.

Remédio para psoríase: suplementos dietéticos

Os suplementos dietéticos podem ajudar a aliviar os sintomas da psoríase por dentro. Óleo de peixe, vitamina D, cardo de leite, aloe vera, e óleo de onagra foram relatados para ajudar a aliviar sintomas leves da psoríase. É importante tomar apenas suplementos que não interferem com outras condições pré-existentes que você possa ter.

Psoríase pode ser tratada cuidando da pele seca

Use um umidificador para manter o ar em sua casa ou no escritório úmido. Pode evitar a pele seca antes de começar. Os hidratantes sensíveis à pele também são ótimos para manter sua pele flexível e evitar formar as placas da psoríase.

Evite fragrâncias para aliviar a psoríase

A maioria dos sabões e perfumes tem corantes e outros produtos químicos que podem irritar sua pele. Claro, eles podem fazer você cheirar bem, mas também podem inflamar a psoríase. Evite esses produtos quando puder, ou escolha aqueles voltados para a pele sensível.

Tratamento para psoríase

A psoríase tem tratamento para amenizar os sintomas, e não é preciso gastar fortunas em medicamentos para os melhores resultados. (Foto: WebMD)

Tratamento para psoríase: alimentação saudável

A dieta pode desempenhar um papel na gestão da psoríase. A eliminação de carne vermelha e lanches gordurosos pode ajudar a reduzir as crises que podem ser desencadeadas por esses alimentos. Peixes de água fria, sementes, oleaginosas e ácidos graxos ômega 3 são conhecidos por sua capacidade de reduzir a inflamação. Isso pode ser útil para gerenciar sintomas de psoríase. O azeite pode também ter benefícios calmantes quando aplicado topicamente à pele. Tente massagear algumas colheres de sopa no couro cabeludo para ajudar a afrouxar as placas problemáticas durante o próximo banho.

Banhos quentes para alívio de coceira da psoríase

A água quente pode ser uma irritante para a sua pele. No entanto, um banho morno com sais de Epsom, óleo mineral, leite ou azeite pode acalmar a coceira e infiltrar nas escamas e placas da psoríase. Hidrate a pele imediatamente após o banho para obter ainda mais benefícios, aplicando babosa na pele após o banho.

Terapia de luz para psoríase

Durante a terapia de luz, um médico irá passar uma luz ultravioleta na pele. Este tipo de terapia muitas vezes requer sessões consistentes e frequentes. Deve notar-se que as camas de bronzeamento não são um meio de conseguir a terapia de luz. Muita luz solar pode realmente piorar a psoríase. Este procedimento sempre deve ser feito sob a supervisão do seu médico.

Tratamento para psoríase: reduzindo o estresse

Qualquer condição crônica como a psoríase pode ser uma fonte de estresse. Isso muitas vezes pode se transformar em um círculo vicioso quando o próprio estresse pode piorar os sintomas da psoríase. Além de reduzir o estresse, sempre que possível, considere incorporar práticas de redução do estresse, como Ioga e meditação.

Evite o álcool

O álcool é um gatilho para muitas pessoas que tem psoríase. Há um risco aumentado de psoríase entre as pessoas que bebem cerveja. Aqueles que bebem pelo menos cinco cervejas por semana são quase duas vezes mais propensos a desenvolver psoríase, quando comparados às pessoas que não bebem.

Experimente açafrão para a psoríase

As ervas são comumente usadas para tratar muitas condições. A cúrcuma ou açafrão é capaz de ajudar a minimizar as crises de psoríase. Pode ser tomado em forma de comprimido, suplemento ou polvilhado em sua comida. Converse com seu médico sobre os benefícios potenciais para você.

Parar de fumar alivia a psoríase

Evite o tabaco. Fumar pode aumentar o risco de psoríase. Se você já tem psoríase, também pode tornar seus sintomas mais graves.

Não há uma única resposta para manter os sintomas da psoríase afastados. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Algumas opções de tratamento podem ter efeitos colaterais negativos para condições pré-existentes além da psoríase. É importante lembrar que, enquanto estes remédios caseiros para a psoríase ajudam com casos leves, é necessária terapia mais aprofundada para casos mais severos. Fale com o seu médico antes de procurar tratamento por conta própria.

Como você trata a psoríase? Quais tratamentos melhor funcionaram para você?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.