Maca Peruana – Benefícios, dosagem e onde comprar!
Maca peruana tem sido usada por milhares de anos pelos nativos andinos como um alimento e como uma erva medicinal, especialmente para o seu efeito afrodisíaco e de aumento de fertilidade. Nos tempos antigos, era disponível apenas para a classe de elite dos Incas e dada como recompensa aos guerreiros. Maca peruana é agora usada para uma ampla variedade de doenças, mas pouco se sabe sobre como ela funciona no organismo e sua eficácia. Portanto, a consulta com um profissional de saúde é aconselhável antes de utilizar a maca peruana para fins medicinais.
Leia também
Maca peruana: dosagem e identificação
Os nomes comuns para maca peruana incluem maca, ayak chichira, ginseng peruano, maino e Ayuk willku. Não confunda a maca peruana com tribulus terrestris, pois elas são plantas diferentes. A maca está relacionada com o rabanete e tem um perfume como caramelo. Uma dose típica de maca peruana é de 450 mg em forma de pílula tomadas três vezes ao dia com alimentos. 1.500 a 3.000 mg são tomados diariamente em três doses divididas para aumentar o desejo sexual em homens. Não tome a maca peruana sem consultar um médico antes.
Maca peruana: benefícios e usos
Maca peruana é utilizada para a infertilidade, despertando o desejo sexual e tratamento da disfunção erétil. As mulheres usam maca peruana para tratar problemas menstruais, desequilíbrio hormonal e menopausa. É também utilizada para a deficiência de células vermelhas do sangue ou a anemia, depressão, síndrome da fadiga crônica, e para melhorar o sistema imunitário. Alguns usam maca peruana para aumentar a energia , melhorar o desempenho atlético e melhorar a memória. Outros usos incluem a osteoporose, câncer de estômago, leucemia, tuberculose e HIV/AIDS.
Maca peruana: eficácia
Há ainda pouca evidência científica para comprovar os efeitos da maca peruana, mas estudos já estão a caminho para divulgar as reais possibilidades da maca peruana. A maca peruana é considerada possivelmente eficaz para aumentar o desejo sexual em homens. Não há informação científica confiável o suficiente para avaliar a eficácia da maca peruana para qualquer outro uso medicinal. Vale também verificar se o produto comprado tem registro na ANVISA, garantindo que você não esteja comprando algo que possa fazer mais mal do que bem.
Maca peruana: efeitos colaterais
Antes de tentar a maca peruana, considere as seguintes ressalvas, efeitos colaterais e precauções.
Alta em iodo
Maca é extremamente elevada em iodo. Enquanto algum iodo é necessário para a função da tireoide, muito pode piorar os sintomas de doença da tireoide. Ele também tem uma substância química chamada glucosinolatos, que podem levar a problemas de saúde. Aqueles com distúrbios da tireoide devem proceder com extrema cautela e verificar com seu endocrinologista antes de consumir a maca peruana.
Alergias
Como qualquer erva, pode haver aqueles que são alérgicos a maca peruana. Se você tem alergia à plantas, você pode querer verificar com o seu alergista antes de consumir.
Aumento da testosterona
Maca é acreditado para aumentar a produção de testosterona no organismo para homens e mulheres. Enquanto os homens podem se beneficiar com isso, muita testosterona pode causar alterações hormonais em mulheres e homens, incluindo :
- Crescimento de pelos faciais;
- Engrossamento da voz;
- Alterações na forma do corpo;
- Calvície masculina;
- Resistência à insulina;
- Câncer de mama, útero e testículos;
- Também pode haver alterações de humor , ansiedade e raiva excessiva em ambos os sexos.
Problemas de pele
Como a maca aumenta a atividade hormonal, pode causar espinhas e acne.
Níveis hormonais alterados
As alterações nos níveis hormonais também podem levar a problemas menstruais, diminuição do desejo sexual e ganho de peso ou até mesmo calor súbito.
Estômago virado
Um dos efeitos colaterais da maca pode ser náuseas e dor de estômago.
Aumento da freqüência cardíaca
A maca é um estimulante e pode causar um aumento da freqüência cardíaca. Se você tem um histórico de doença cardíaca, consulte o seu médico antes de tomar a maca.
Azia
Algumas pessoas que tomam a maca têm relatado aumento da incidência de azia.
Dores de cabeça
Algumas pessoas que tomam maca reportam dores de cabeça que são aumentadas em freqüência e gravidade.
Insônia
As propriedades estimulantes da raiz de maca podem tornar difícil para dormir.
Ganho de peso
Após consumirem a maca peruana, ganho de peso foi relatado por algumas pessoas, mas não é regra.
Maca peruana: onde comprar?
Você pode encontrar a maca peruana em pó e cápsulas em lojas de suplementos naturais em sua cidade ou online com facilidade. Lembrando que só é recomendado comprar e consumir a maca peruana após se consultar com um médico ou nutricionista.
Considerações finais
A maca peruana é geralmente segura quando tomada em quantidades pequenas e é, possivelmente segura, quando tomada em doses de até 3.000 mg por até três meses. No entanto , a maca peruana deve ser evitada durante a gravidez e lactação.
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
10 alimentos para combater a fadiga!
Chá e suco para evitar a osteoporose!
3 remédios caseiros para dor no estômago
13 formas naturais de reduzir o açucar no sangue
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.
Um comentário para: “Maca Peruana – Benefícios, dosagem e onde comprar!”
Adalberto dos Santos
Os comentários me foram muito interessantes e proveitosos, geralmente nós sabemos das coisas, mas precisamos ser lembrados para podermos colocar em pratica. Vou segui-los para ter uma qualidade de vida mais saudável. Muito obrigado!