Todo corredor precisa superar diversos obstáculos ao treinar, seja ele profissional ou amador. Para as pessoas que optaram pelos treinos de rua, as preocupações são diversas como, por exemplo, o trânsito, a poluição, as irregularidades e diversos outros fatores.

A experiência ajuda na hora de enfrentar estes desafios naturais, mas até que você se adapte a estes obstáculos, muitos cuidados devem ser tomados. Neste artigo vamos te ajudar a se preparar para a corrida na rua.

Saiba como correr na rua em segurança. Vejam quais os itens indispensáveis para seu treino na rua. Dicas valiosas para você correr sempre em segurança e maximizar os benefícios que a corrida pode te oferecer.

Previsão do tempo

Quando você é um corredor de rua, a condição climática manda muito no seu planejamento. Sendo assim, você precisa estar sempre atento à previsão para poder escolher melhor qual é a roupa, tênis, acessórios e até mesmo o tipo de treino.

Treinar em dias de clima seco exige um treino mais brando, evitar os picos de poluição pode te ajudar a correr melhor. Saiba que os treinos mais intensos, devem ocorrer sempre em horários com clima mais ameno e pouca ou nenhuma poluição.

Cuidados com a hidratação

Indiferente de treinar de dia ou à noite, em dias secos ou com umidade normal, a hidratação é um item fundamental para proporcionar um bom desempenho e para a manutenção da boa saúde do corredor.

Especialistas indicam que em um treino de aproximadamente uma hora, é necessário ingerir entre 400 e 800 mililitros de água. Não é indicado carregar uma garrafa de água durante todo o treino, uma vez que esta ação pode mudar a sua postura e causar problemas futuros.

Sempre que possível, faça uma pausa e beba água. Caso não haja postos de hidratação próximos e não tenha um lugar para deixar a garrafa de água, somente nestes casos é melhor correr com ela do que ficar sem se hidratar.

Atualmente existem diversas garrafas próprias para corredores que ficam presas em uma espécie de cinto, ou até em pequenas mochilas. Caso você não conheça, pesquise sobre elas, talvez seja uma excelente opção para o seu caso.

Quais os riscos de correr na rua?

Riscos de treinar corrida na rua?

Cuidado com o trajeto

Os treinos de rua podem esconder diversos perigos em seus trajetos, o terreno irregular é uma porta aberta para aumentar os riscos de lesões, principalmente torções de tornozelo.

Conhecer o trajeto antes de iniciar a corrida pode te ajudar na prevenção. Indicamos que você faça uma caminhada em todo o trajeto antes de iniciar o treino de corrida propriamente dito.

Nesta caminhada você também irá conhecer os locais onde o tráfego de pessoas e/ou de carros é maior, podendo ter mais cuidado ao chegar aos mesmos. Questões de iluminação também podem influenciar para quem treina a noite e esta caminhada de reconhecimento também se faz muito importante.

Cuidados com o trânsito

Apesar de parecer óbvio, o trânsito oferece riscos gravíssimos aos corredores de rua e eles podem atrapalhar e muito alguns treinos específicos. Evite treinos contínuos em trajetos com cruzamentos, tente ao máximo treinar em partes ou áreas destinadas para pedestres.

Para as pessoas que não tem outra opção e precisam correr em locais com tráfego constante de veículos, a nossa dica é que corra sempre no sentido contrário ao dos veículos, desta forma você consegue observar o que acontece à sua frente e pode se prevenir.

Se você corre em grupos, neste caso o mais indicado é correr em filas evitando formar blocos. A formação agrupada pode bloquear a faixa, atrapalhar a via e expor alguns corredores a acidentes, uma vez que os mesmos ficarão mais próximos dos veículos.

Evite distrações

Na corrida de rua você deve estar sempre atento ao trajeto e possíveis obstáculos. Observar o seu movimento ao correr pode evitar movimentos incorretos, postura inadequada e até mesmo lesões causadas pelos terrenos irregulares ou acidentes com carros ou pedestres.

Se você gosta de correr escutando música, indicamos que não coloque o volume muito alto, uma vez que precisa ouvir tudo que se passa ao seu redor. A música é um ótimo fator motivador, mas pode ser um problema se utilizada indevidamente.

Escolher a vestimenta correta

Vários corredores ainda cometem erros e escolhem a roupa pelo lado estético. É muito importante escolher uma roupa confortável e que te favoreça na atividade que esteja praticando.

Já falamos de vestimenta correta para correr em nosso site. Convidamos para acessar este artigo e conferir todas as dicas para dias quentes, dias frios e dias chuvosos. Agradecemos pela atenção e voltem sempre.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.