Existe uma idade limite para implantes dentários? Será que pessoas idosas são candidatas próprias para implantes dentários? Será que pessoas idosas só podem usar dentaduras? Vamos com calma para responder às perguntas.

Existem complicações para implantes dentários com a idade?

As pessoas estão vivendo vidas mais longas e saudáveis ​​e não é incomum para as pessoas para atingirem idades de 85, 90 ou mesmo mais velhas. Muitos no entanto, perdem os dentes ao longo do tempo devido à deterioração ou doenças da gengiva e acabam com próteses parciais ou totais que causam ainda mais perda óssea e perda de dentes, resultando em enfraquecimento total da arcada. As próteses ficam soltas, o tecido da gengiva torna-se inflamado, e comer se torna muito difícil.

Idosos precisam e querem compartilhar bons momentos com a família e amigos sem o embaraço e dificuldades que vêm com o uso de próteses nos dentes. A qualidade de vida é especialmente importante nesta fase e precisamos fazer tudo que pudermos para melhorar a qualidade de vida neste estágio.

Os implantes dentários melhoram drasticamente a qualidade de vida para muitos indivíduos mais velhos por prepará-los para comer melhor, obter uma melhor nutrição, ficarem mais sociais, e levar estilos de vida ativos e sociais.

Implante dentário em diferentes idades

O implante dentário é uma possibilidade para todas as idades. O preparo e recuperação é que pode mudar um pouco dependendo de cada situação específica. (Foto: seniorresourceofcolorado.com)

Idosos são bons candidatos para implantes dentários?

Os implantes dentários são igualmente eficazes em pessoas mais velhas com 85, 90 ou até mesmo mais de 95 anos de idade, e curam com a mesma previsibilidade como em pacientes mais jovens. A osteoporose, comum em pessoas mais velhas, não afeta negativamente o resultado. Mesmo com a perda óssea, implantes dentários podem ser colocados com sucesso, sem enxerto ósseo em muitos casos.

Idosos devem usar implantes dentários ou dentaduras convencionais?

Os dentistas devem recomendar implantes dentários em vez de dentaduras convencionais em cada paciente. Os implantes dentários são agora o padrão de cuidados para a substituição de dentes perdidos. Dentaduras convencionais causam danos irreversíveis ao osso da mandíbula e significativamente prejudicam a função de mastigação do paciente, e, portanto, devem ser evitados.

Qual idade é velha demais para implantes dentários?

O fato é que nenhuma idade é muito velha para implantes dentários. Uma pessoa razoavelmente saudável pode com segurança e de maneira previsível ter implantes dentários e melhorar sua qualidade de vida. Não há nenhuma razão para deixar alguém sofrer com os últimos anos de suas vidas com dentaduras soltas e a incapacidade de comer, falar, e afasta-los de um estilo de vida ativo e social.

Qual é o preparo necessário de uma pessoa idosa para implantes dentários?

O preparo é basicamente o mesmo que pacientes mais novos. Contudo, principalmente em casos onde o idoso está substituindo a dentadura tradicional por implantes dentários, pode ser necessário o preparo da arcada para receber os implantes.

Cirurgiões dentistas podem ter que repor o osso da arcada dentária perdido por causa do uso da dentadura ou osteoporose. A recuperação pode demorar um pouco mais para uma pessoa idosa. Casos de idosos que fumaram durante muito tempo também podem ter cuidados extras necessários por parte do paciente antes da cirurgia do implante dentário.

Como é a recuperação dos implantes dentários?

A colocação do implante dentário, quando realizada corretamente por cirurgiões treinados, é um procedimento delicado. A recuperação da colocação do implante dental é significativamente mais rápida e mais fácil do que a extração dos dentes. Algum desconforto pode durar por 3-5 dias, efetivamente gerenciado pelo uso de medicamentos anti-inflamatórios. Os implantes talvez sejam restaurados imediatamente no mesmo dia, com uma dentadura fixa ou deixados para curar e regenerar durante 2-3 meses antes dos novos dentes serem implantados, caso haja alguma complicação ou agravante da situação de sua arcada dentária.

Há outras opções de tratamento além do implante dentário ou dentaduras?

A primeira opção é a colocação de dois a quatro implantes de apoio de uma prótese total removível. Esta opção proporciona grande estabilidade para a prótese total e melhora significativamente a função e conforto. A segunda opção é a colocação de uma prótese fixa sobre implantes 4-6. A prótese fixa, também conhecida como uma híbrida, oferece maior conforto e semelhança com os dentes naturais uma vez que não têm quaisquer flanges de dentaduras ou extensões.

Quais são os benefícios dos implantes dentários?

Os implantes dentários permitem que os pacientes comam qualquer alimento que eles queiram confortavelmente. Implantes eficazmente suportam os dentes que se sobrepõem e os impedem de mover-se e desalojamento acidental. Além disso, os implantes dentários preservam o osso da mandíbula e previnem a perda óssea que ocorre a partir de dentaduras convencionais.

Consulte um cirurgião dentista para detalhes sobre seu caso

Cada caso é um caso. Um bom cirurgião dentista deve ser consultado para os preparos apropriados para os implantes dentários. O cirurgião recomendará o preparo adequado e o tipo de implante certo para sua arcada e para a quantidade de dentes a serem substituídos. Nosso artigo serve apenas como base de preparo do implante dentário. Esteja ciente que em alguns casos pode ser necessário alguns meses para preparar a arcada dentária para os implantes. Mas sua paciência será recompensada com dentes novos, funcionais e bem cuidados.

Você tem implantes? Planeja colocá-los? Como foi o preparo para seu implante? A recuperação foi tranquila?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.