Talvez você tenha caído no chão, ou você estava mastigando gelo ou algo mais duro. Quando você percebe que tem um dente rachado ou quebrado pode te deixar bem assustado. Mas não se preocupe. Seu dente e seu sorriso podem ser reparados sem muita dificuldade. Muitos pacientes com dentes quebrados ou lascados vão a consultórios odontológicos todos os anos. E eles estão devidamente treinados para lidar com este tipo de situação.

Dente quebrado: restauração e reparação

Um dentista pode usar procedimentos restauradores e cosméticos para reparar os dentes danificados, mesmo que seja apenas temporariamente. O tratamento certo para você dependerá do quanto seu dente está danificado. Mas há opções, e os avanços hoje significam que você não tem que viver com dentes pouco atraentes por longos períodos.

Por que as pessoas quebram ou lascam os dentes?

O esmalte que cobre os dentes é o tecido mais forte em seu corpo, mas ainda pode ser quebrado ou rachado. Os dentes podem ser danificados de muitas maneiras. Talvez você estivesse fazendo algo que provavelmente não deveria fazer, como praticar algum esporte sem uma proteção para os dentes ou mastigando um lápis ou caneta. Ou talvez você sofreu uma queda traumática, acidente ou golpe no rosto.

Os alimentos que mais danificam seus dentes, estatisticamente provados, são doces duros, gelo, café, frutas secas, batata, refrigerante, álcool, e bebidas energéticas. Cáries também pode enfraquecer os dentes, fazendo com que eles fiquem mais propensos a quebrar quando você está mastigando alimentos duros.

Dente quebrado o que fazer

Quando seu dente rachar, não precisa se desesperar. Mesmo se o reparo não for definitivo, há como deixar você com uma melhor aparência na visita ao dentista. (Foto: YouTube)

Dente quebrado na raiz? Na coroa? Os tipos de dentes rachados!

Existem vários tipos de dentes rachados, e cada um tem um tratamento diferente para a solução definitiva do problema.

Rachaduras nos dentes: são rachaduras minúsculas que afetam somente o esmalte exterior do dente. São comuns em adultos e superficiais, não causam dor, e não devem causar qualquer preocupação além de questões cosméticas.

Fratura da cúspide: quando um pedaço da superfície de mastigação de um dente se rompe, é chamado de fratura da cúspide. Geralmente não causa muita dor.

Dente rachado: significa que uma fenda se estende da superfície de mastigação verticalmente em direção à raiz. O diagnóstico precoce é importante neste caso para salvar o dente. Um dente rachado deixado não tratado vai piorar com o passar do tempo e pode resultar em uma perda do dente. O tratamento precoce é essencial para salvar dentes nessa situação.

Dente partido: um dente partido é geralmente o resultado de um dente rachado, no longo prazo. É identificado por uma fenda com segmentos distintos que podem ser separados. Um dente partido não pode ser salvo intacto.

Fratura de raiz vertical: essas rachaduras começam na raiz do dente e se estendem em direção à superfície de mastigação. Muitas vezes, elas mostram mínimos sinais e sintomas. Elas geralmente são descobertas quando o osso circundante e a gengiva começam a inchar e apresentar problemas.

Para o reparo, o dentista vai recomendar o melhor tipo, de acordo com o diagnóstico realizado.

Cola e resina dental para dentes quebrados

O uso da cola ou da resina dental é uma forma de reparar os dentes lascados, rachados, deteriorados, descoloridos, deformados e fechados. Uma boa cola de ligação pode durar até 10 anos. Durante o procedimento, a anestesia não será necessária, a menos que a resina estejam sendo usadas para cáries.

O dentista vai lixar seu dente e colocar um líquido de condicionamento sobre ele. A massa ou cola serão aplicadas, moldadas e alisadas. Em seguida, utiliza-se uma luz ultravioleta para endurecer o composto. Quando a ligação secar, ​​será moldada e polida para combinar o resto do dente, e não prejudicar a mastigação.

Lente de contato dental ou folheado dental

As lentes de contato ou folheados são como tampas para um dente. Em geral, são usadas lentes de contato de porcelana porque elas fornecem os resultados mais atraentes e realista possível, com a maior resistência também.

A lente é colada à frente do dente, transformando a aparência do mesmo. Com cuidado, as lentes de contato podem durar até 30 anos, assim você não terá que preocupar-se sobre a substituição regular da lente de contato.

Você pode ter lentes de contato colocadas em apenas um dente ou alguns. Cabe a você decidir como você quer que sua lente deve se aparentar. Este tratamento cosmético é realmente uma boa opção para muitas pessoas. Mas, se você range seus dentes, as lentes de contato não podem ser recomendadas para você porque você vai desgastá-las rapidamente.

Para colocar lentes de contato, os dentes precisam ser preparados. Isso significa que um dentista precisará remover suavemente alguma parcela da estrutura do dente para que ele não fique muito volumoso.

Raios x e moldes terão de ser feitos. Neste momento, você terá a chance de tomar decisões sobre o tamanho, forma e detalhes da sua lente para os dentes. Eles precisarão ser criados em um laboratório, então você vai usar lentes temporárias por um tempo.

Em uma visita posterior ao dentista, as lentes temporárias serão removidas, e as novas serão ligadas à frente do dente.

Dente quebrado com dor? Coroas

Se seu dente está muito lascado ou você tem dor ao mastigar ou beber, você pode precisar de uma coroa. As coroas são um dos tratamentos restauradores mais comuns.

Uma coroa é uma cobertura sobre o dente, que o protege e renova a aparência. Ela atua como uma cobertura forte para o seu dente. Quando você recebe uma coroa, isso impede que você perca seu dente. Sem uma coroa, um dente danificado não será capaz de suportar a pressão de mastigar.

As coroas mais resistentes são criadas a partir da porcelana com a cor do seu dente para criar uma aparência natural e uniforme. As coroas são criadas para cada paciente e feitas para combinar com seu dente perfeitamente.

Para o procedimento, primeiro, você receberá anestesia para tornar o procedimento mais confortável. Você também pode usar sedação para relaxar ainda mais, caso julgue necessário. Então, os dentes devem ser preparados. Algumas estruturas dentárias provavelmente precisarão ser removidas para dar espaço à coroa. Depois que o dente é preparado, o dentista vai tirar um raio x e molde, que será enviado para um laboratório e usado para fazer a coroa permanente. Uma coroa temporária será fornecida até a coroa definitiva ficar pronta. Quando a coroa permanente está pronta, será cimentada na estrutura restante do dente.

Dente quebrado e canal

Se você tem uma rachadura no seu dente que se estendeu até a polpa, o dente pode ser tratado com um canal radicular. Algum tempo após o canal radicular, uma coroa pode ser colocada para proteger e evitar que a rachadura se espalhe. Até lá, você receberá uma coroa temporária para usar sobre o dente.

Conseguir um canal radicular envolve limpar a matéria de dente que está danificada pela cárie ou rachaduras e remover o nervo. Este procedimento, se é feito do jeito certo, não causará nenhuma dor.

Se você tem uma dor de dente, sensibilidade ou inchaço, você pode precisar de um canal radicular. Se não tratada, a infecção pode se espalhar, causando abscesso, perda óssea e outros problemas sérios, como a endocardite.

Para fazer um canal, o dentista vai pedir raios-x para determinar se seu dente está infectado. Em seguida, você receberá e anestesia para minimizar o desconforto. Alguns pacientes também pedem algum tipo de sedação para que eles permaneçam relaxados durante o procedimento. O dentista então perfura o dente e remove a polpa e o nervo. Em seguida, o dente é selado para evitar novas infecções.
Se a resistência de um dente for comprometida, uma coroa será colocada por cima. O procedimento completo geralmente demora mais de uma sessão.

Implante dentário

Se você tem uma rachadura no dente que se estende abaixo da linha da gengiva, seu dente não é mais tratável, e o dente não será capaz de ser salvo. Você precisará de uma extração completa do dente, o que significa que seu dente precisará ser removido. E então, você pode obter um implante dentário para substituir seu dente natural. Implantes dentários tomam o lugar de seus dentes ausentes. Eles atuam como a nova raiz do seu dente e são colocados com segurança em sua mandíbula para um ajuste duradouro.

Para um implante dentário, Parafusos de titânio são colocados cirurgicamente na mandíbula e atuam como a nova raiz do seu dente. Algum tempo terá de passar para que o osso se funda com os parafusos de titânio, permitindo uma base firme e duradoura. Depois de cerca de 12 a 16 semanas, o dentista fará um raio-x de seus dentes para certificar-se de seu tratamento está funcionando como deveria. Durante este tratamento, o dentista personalizará o pilar e criará a coroa dentária que será colocada sobre o implante. Durante outra consulta, o dentista colocará sua coroa permanente e assegurará um ajuste confortável e seguro. Se você não tem osso suficiente para colocar implantes dentários, o dentista pode realizar um procedimento de enxerto ósseo.

Por que você deve consertar seu dente quebrado ou rachado imediatamente?

Se você acha que seu dente pode estar quebrado, rachado, ou danificado, você precisa ver um dentista imediatamente. Por quê? Assim você pode evitar mais danos e possíveis infecções. E talvez até salvar seu dente. Além disso, quanto mais tempo você demorar, mais caro ficará seu tratamento do dente.

Restauração de dente quebrado: quanto custa?

A restauração por resina ou cola dental pode ter o custo de uma consulta normal, que varia de 5% a 10% do salário mínimo vigente. A lente de contato tem o mesmo custo ou um pouco mais alto, de cerca de 15% a 20% do salário mínimo por dente em que será aplicada a lente. As coroas aumentam mais o custo, devido à sua complexidade. Espere gastar em 20% e 30% do salário mínimo vigente no tratamento. O canal e o implante dentário são os procedimentos mais caros, podendo superar o preço de um salário mínimo, dependendo da complexidade e gravidade do problema.

Qual reparo você precisará fazer no seu dente? Quais os procedimentos preventivos que você adota para evitar ter que fazer tratamentos caros nos dentes?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.