Sejam bem vindos a mais um artigo voltado para os corredores que buscam melhorar o seu desempenho. Buscar a maior economia de energia durante a corrida pode te ajudar a ir mais longe ou correr mais rápido, mas como melhorar o uso energético?

Os corredores que tem boa eficiência mecânica conseguem gastar menos energia para desempenhar o mesmo movimento que alguém com menos eficiência. Sendo assim, trabalhar esta eficiência é fundamental.

O Crossfit é uma excelente opção para quem visa melhorar o condicionamento físico e trabalhar a eficiência mecânica. Isso acontece graças à ampla variação de movimentos e exercícios. O Crossfit ainda proporciona uma melhoria na capacidade cardiopulmonar.

As aulas de Crossfit são divididas em três partes, a primeira é o alongamento e aquecimento, a segunda parte é chamada de parte técnica, nela o objetivo é aprimorar os movimentos e a terceira parte é o exercício do dia. A terceira parte é dividida em 3 pontos, são eles:

  • Tarefa – Conseguir o maior número de repetições em um tempo determinado.
  • Tempo – Conseguir completar o exercício o mais rápido possível.
  • Carga – Conseguir levantar o máximo de peso.

Apesar do que aparenta, qualquer pessoa sem problemas de saúde comprovados pode praticar Crossfit, uma vez que o mesmo conta com profissionais capacitados a te orientar da maneira adequada a sua condição física.

Quais os benefícios do Crossfit?

  • Reduz a percentagem de massa gorda
  • Melhora a flexibilidade e amplitude articular
  • Aumenta a resistência cardiovascular, força e potência
  • Aperfeiçoa o equilíbrio, agilidade e coordenação
  • Previne lesões
  • Melhora o desempenho em corridas de curta e longa distância
Benefícios do crossfit para os corredores?

Crossfit ajuda a correr melhor?

Uma das perguntas mais frequentes dos corredores é se trabalhar força não o deixará mais pesado e desta forma mais lento. A corrida é uma modalidade de movimentos cíclicos que recruta essencialmente os membros inferiores.

Portanto, quando existem treinos exclusivamente de corrida, há um desequilíbrio muscular no corpo, aumentando os riscos de lesões. Correr na mesma intensidade apenas irá te estagnar, principalmente quando o músculo se adapta.

A variação de treinos de corrida e outros tipos de treinos específicos como os de força e flexibilidade são fundamentais para promover melhorias no condicionamento físico através dos novos estímulos.

Os exercícios de força trabalham saltos, flexões, elevações, sprints, pular corda, etc. Todos estes exercícios combinados irão estimular diferentes fibras musculares de contração rápida, além das fibras de contração lenta, ou seja, beneficiando os praticantes de corridas longas e curtas.

Quantos treinos de Crossfit o corredor precisa?

Não existe uma resposta exata, o correto é conversar com seu orientador físico e definir o objetivo. Depois deste planejamento é possível determinar a quantidade correta de treinos específicos de força. O certo é que os treinos de Crossfit jamais devem ultrapassar 3 sessões por semana e o mínimo deve ser pelo menos uma.

Recomendações finais

É importante compreender que o Crossfit é um tipo de treino novo em sua rotina e não adianta querer chegar no primeiro dia e realizar tudo e no máximo. Assim como acontece na corrida, o seu corpo precisa se adaptar aos novos movimentos.

Treinos específicos de aprendizagem da técnica são fundamentais para prevenir lesões e promover a adaptação necessária das articulações e musculatura. Se combinado de maneira correta, o Crossfit e a corrida podem te oferecer benefícios impressionantes e você certamente sentirá um desejo enorme de continuar praticando-os frequentemente.

Chegamos ao final deste artigo e alertamos sobre os riscos de praticar atividade física sem orientação capacitada. Evite riscos desnecessários e conte com a orientação de um profissional de Educação Física.

Outra dica importante é que você jamais inicie qualquer modalidade esportiva ou realize qualquer exercício físico antes de buscar o médico e realizar os exames necessários para obter a liberação para praticar atividades físicas.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.