Como funciona um campeonato de CrossFit?
Enquanto muitos apenas estão começando a conhecer os benefícios do CrossFit, outros já estão buscando participar de competições para mostrarem suas habilidades e ganharem prêmios. Mas como funciona um campeonato de Crossfit? Vamos explicar em detalhes para quem precisa entender.
Como funcionam os campeonatos de CrossFit?
Além do CrossFit Games, que é a competição oficial do CrossFit mundial, existem outros campeonatos diferentes abertos de forma mais independente. Em todos eles, há apenas algumas variações dos critérios de vitória, que incluem o tempo para realizar os circuitos, o número de repetições de certos exercícios, e o peso usado nos exercícios. Geralmente há etapas de qualificação para os campeonatos, competições regionais e nacionais.
Leia também
Sou bom o suficiente para participar de uma competição de CrossFit?
A primeira coisa que você deve fazer para descobrir se você está preparado para competir com o CrossFit é fazer uma avaliação de seu próprio nível em relação a outros praticantes na seguinte ordem:
Academia de CrossFit local
Sites e fóruns de CrossFit
Perfis de atletas de CrossFit
Carga de trabalho
Se você não é um dos melhores ou o melhor na sua academia local, então nós recomendamos para você fazer planos de viagem para competições de CrossFit ainda.
Sites e fóruns podem te ajudar a visualizar seu nível de preparo e desempenho atual, o que vai auxiliar em formar a ideia de onde você precisará chegar para o melhor resultado físico.
Muitos atletas de CrossFit compartilham seus perfis e rotinas de treinamento online. Conheça essas rotinas, compare com sua própria, e veja se seu nível pode chegar ao mesmo deles ou, pelo menos, se equiparar.
Uma coisa que você deve ter em mente é quanto trabalho você pode fazer em um dia e quantos dias você pode fazer isso de uma vez. Para competir, você tem que ter certeza absoluta de suas capacidades, limites, e claro, a intensidade que será capaz de praticar o CrossFit sem se lesionar.
Como fazer para começar a competir no CrossFit?
Todos podem começar a competir no CrossFit seguindo algumas dicas simples para gradualmente evoluir até se tornar um atleta a nível nacional.
Competições locais
Considere concorrer localmente primeiro para ver como será a sua concorrência. Muitas academias de CrossFit acolhem equipes locais e competições individuais durante todo o ano. Isso é ótimo porque você está no ambiente competitivo, mas é apenas um meio limitado de competições. Definitivamente, competições locais envolvendo outras academias será ideal.
CrossFit Open
Algumas pessoas odeiam esse conceito e algumas pessoas adoram. O Open consiste em um treino por semana durante seis semanas. Você tem duas opções para realizar o treino. Na primeira opção, você pode ir à sua academia local e tê-los supervisionando seu treino e, em seguida, você pode enviar seu tempo online. Na segunda opção, você pode se filmar na sua academia e enviar o vídeo. Um problema com isso é que seu vídeo será visto pelos seus concorrentes, o que pode resultar em uma desvantagem competitiva.
Campeonatos regionais de CrossFit
Nas regionais oficiais do CrossFit, Apenas 60 homens e 60 mulheres competirão na competição regional oficial, por exemplo, Outras apenas classificam seus competidores para eventos maiores ou só premiam os melhores e pronto. Aqui se você terminar no top 3 estará garantido em competições maiores, como os campeonatos nacionais
CrossFit Games e outros campeonatos nacionais
Chegar aos CrossFit Games é como chegar ao Ironman, todos sabem que você tem um preparo físico único apenas por estar participando.
Quanto custará o campeonato de CrossFit?
Campeonatos locais não oficiais são mais baratos a participação, com chances de prêmios em dinheiro ou outras formas de recursos não oficiais. Campeonatos oficiais premiam seus melhores competidores com quantias em dinheiro, enquanto outros campeonatos menores podem premiar com troféus e outros prêmios menores.
Você já competiu no CrossFit? Como foi? Como começou sua participação em competições?
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Mitos e fatos sobre o Crossfit!
Como fazer exercícios em casa?
Pode malhar depois de fazer uma cesárea?
Como aliviar dores musculares após academia, treino e exercícios?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.