Ghee é um tipo de manteiga originária da culinária do Sul da Ásia. É um tipo de manteiga clarificada que não só é utilizada nos pratos, mas também em medicamentos e rituais religiosos tradicionais em muitas partes do Sudeste Asiático. Ghee basicamente é uma manteiga onde a gordura do leite é processada a partir da manteiga para separar as partes sólidas do leite e da água. É feita ao derreter a manteiga e removendo a gordura do topo. No final, você fica com um líquido amarelo quando está quente e cremoso quando o ghee esfria. Não só é fácil de fazer, como a ghee também tem uma série de benefícios para sua saúde. Aqui estão algumas razões pelas quais você deve incorporá-lo em sua dieta. Afinal, como um alimento que pode ser conservado sem ir para a geladeira, a ghee tem também a vantagem de grande validade, tornando-a um alimento que vai te acompanhar por muito tempo após seu preparo.

Manteiga ghee: benefícios para quem quer limitar a lactose

Uma vez que é feita a partir de sólidos do leite, as impurezas foram removidas, de modo que as pessoas que são intolerantes à lactose geralmente não tem problemas no consumo da manteiga ghee. No entanto, não se esqueça de consultar o seu médico antes de tentar adicionar esse alimento à sua dieta.

Manteiga ghee e a flexibilidade do corpo

A ghee ajuda a lubrificar o tecido conjuntivo e promover a flexibilidade. É por isso que muitos praticantes de Ioga consomem este tipo de manteiga. Vale lembrar que sozinha a manteiga ghee não vai fazer milagres, e é necessário o consumo de cálcio e outros nutrientes, como o ácidos graxos ômega de outras fontes, para ajudar no funcionamento das articulações e dos ossos.

Por que consumir a manteiga ghee

A manteiga ghee pode ser usada em diversas receitas, trazendo bons benefícios para sua dieta e saúde geral. (Foto: divulgação)

Vitaminas da manteiga ghee

Ghee é rica em vitaminas solúveis em gordura que são saudáveis, como as vitaminas A, D, E e K. Essas vitaminas são importantes para promover a saúde óssea e cerebral, e para impulsionar o sistema imunológico. Porém, tome cuidado no consumo excessivo da ghee, pois o excesso de vitaminas também pode fazer mal.

Manteiga clarificada ghee é mais saudável, reduzindo o colesterol, ajudando a emagrecer e combater o câncer

Estudos tem mostrado que o ghee pode reduzir o colesterol no organismo, promovendo uma saúde maior para seu organismo. O ghee também converte a fibra em ácido butírico, que é benéfico para as bactérias intestinais. A ghee também ajuda no melhor funcionamento do trato intestinal, promovendo uma melhor saúde e perda de peso.

Além disso, as mesmas substâncias que promovem a melhor saúde do sistema digestivo também auxiliam no combate ao câncer através dos ácidos graxos presentes no alimento.

Ghee suporta maiores temperaturas no fogo

Cozinhando o ghee em uma temperatura mais alta do que outros óleos, a ghee não vai quebrar em radicais livres como os outros. Os radicais livres podem potencialmente ser prejudiciais para a saúde, e quando um óleo queima, pode ser perigoso para o sistema respiratório de uma pessoa se inalado constantemente.

Manteiga clarificada ghee: como fazer?

É bem simples a receita da ghee, apesar de haver algumas variações na receita. Vejamos.

Ingredientes

  • 450 g de manteiga, preferencialmente sem sal e orgânica

É necessário também:

  • Uma caçarola de tamanho médio
  • Filtro de malha fina
  • Pano para queijo
  • Colher
  • Copo de medidas
  • Frasco limpo de vidro

Modo de preparo da manteiga ghee

Corte a manteiga em cubos e coloque na panela.

Aqueça a manteiga em fogo médio até derreter completamente. Aqueça até o ponto próximo da fervura. Cozinhe por aproximadamente 10 a 15 minutos, mas isto vai variar baseado no quão quente seu fogão é. Durante este tempo, a manteiga passará por várias etapas. Ela vai espumar e, em seguida, borbulhar, quase parar de borbulhar e espumar novamente. Quando a segunda espuma aparecer, significa que a ghee está no ponto. A manteiga derretida deve ter uma cor de ouro brilhante e deve haver pedaços castanhos avermelhados de sólidos no fundo da panela.

Deixe esfriar ligeiramente por 2-3 minutos e, em seguida, despeje lentamente através do filtro de malha forrado com a camada de pano de queijo. Os pedaços pequenos de proteína de leite são geralmente descartados, embora você possa misturar com outros ingredientes para certas receitas. Ghee vai durar até um mês a temperatura ambiente ou mesmo mais tempo na geladeira.

Você consome a manteiga clarificada ghee? Como você adiciona esse alimento na sua dieta?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.