Muitas lesões dos pés e tornozelos podem ser causadas por calçados impróprios. Lesões no pé, muitas vezes, estão associadas com um tênis de ajuste, sola, ou algum tecido impróprio para certas práticas. Até problemas na coluna e dores de cabeça podem estar relacionados a um calçado impróprio. Como? É o que você vai saber.

Hematomas nas unhas ou perda das unhas

Se o espaço para os dedos do pé ou o calçado inteiro é muito pequeno, você pode colocar muita pressão sobre os dedos dos pés e causar escurecimento ou perda da unha. Deixe um dedão de largura de espaço entre a ponta do seu dedo mais comprido e a frente do sapato.

Lesões no pé causadas por calçados: bolhas

Você não está sozinho quando ganha uma bolha no pé. Esta é a queixa mais freqüente de corredores de maratona. Enquanto bolhas podem aparecer por causa das meias erradas (ou da combinação entre sapato e meia), um tênis um pouco largo demais pode criar o atrito próprio para acabar com seus pés. Sapatos devem se sentir confortáveis e se encaixarem nos seus pés com um ajuste firme, mas não apertado demais.

Lesões no pé e tornozelo: fasciite plantar causada por calçados

A dor no calcanhar é a razão pela qual muitas das pessoas visitam os podólogos, e a fasciite plantar é a causa mais comum dessa visita. Usar o calçado errado, e impactando repetidamente os seus pés ao fazê-lo, é uma causa típica. Peça a um podólogo ou fisioterapeuta para examinar a sua marcha e fazer recomendações para uma sapatilha que irá fornecer o apoio que você precisa, ou o tipo de solado do tênis para sua pisada.

Como escolher calçado para os pés

O uso dos calçados apropriados é a melhor forma de evitar lesões e assim conseguir ter uma saúde dos pés melhor. (Foto: Prevention)

Queimação nos pés causada por calçados

Quando você está usando calçados duros, a pressão contínua nas bolas dos pés pode causar irritação nervosa, o que resulta em uma sensação de queimação perto de seus dedos. Procure por sapatos que sejam acolchoados e macios por dentro, evitando as lesões e movimentação dos pés dentro do calçado.

Fraturas de estresse causadas por calçados

Essas pequenas quebras de osso podem acontecer a qualquer um, mas ocasionalmente estão ligadas a calçados impróprios, que não possuem o amortecimento necessário. Para aqueles que pisam com força pelos seus calcanhares, sapatos ruins não oferecem amortecimento suficiente para absorver choques, o que pode levar a fraturas de estresse, inflamação das articulações e outros ferimentos. Quanto mais impacto os calçados absorverem, melhor será para evitar tais lesões.

Tendinite causada por calçados

Os tendões inflamados podem ocorrer em vários locais do pé, mas são mais comuns no interior do tornozelo ou na borda externa dos pés. O primeiro é causado pelo pé rolando para dentro, o que significa que um sapato mais estruturado é necessário, enquanto o último é causado por um arco que fornece apoio em excesso. Siga esses tratamentos para a tendinite. Pergunte a um podólogo como reduzir o estresse sobre seus pés, e qual o calçado mais apropriado para isso.

Dores na coluna causadas pelo calçado

Muitas vezes, dores na coluna é apenas um sinal de um sapato que precisa ser substituído por desgaste em excesso. Mas se você comparar o sapato esquerdo com o direito e observar assimetria, você pode precisar de palmilhas personalizadas para equilibrar seu corpo e se poupar de dores na coluna.

Dores de cabeça causadas por calçado impróprio

Um calçado que prejudica seu pisar, ou que torna as pisadas desiguais, é o primeiro passo para causar dores pelo seu corpo inteiro, inclusive dores de cabeça. O calçado deve ser apropriado para seu tipo de pisada e equilibrar seu corpo, mesmo que seja necessário o uso de palmilhas ortopédicas para essa correção.

Dores nos joelhos por causa do calçado

Um de nossos escritores do blog pode falar com bastante propriedade sobre o assunto, pois ele mesmo foi vítima desse problema. Por ter uma pisada inclinada, não apenas os pés, mas também os joelhos dele doíam por causa da falta de um bom calçado. A solução era uma cirurgia para corrigir a passada ou o uso de palmilhas ortopédicas. Ele optou pelas palmilhas, e cortou alguns tipos de calçados de seu guarda roupa.

Dores musculares nas pernas

O calçado impróprio força as pernas e pés a fazerem movimentos aos quais não estão acostumados. Como resultado, os músculos das pernas tem que trabalhar mais para balancear o corpo, e podem doer devido a essa compensação.

Você tem ou teve algum desses problemas causados por calçados impróprios? Quais problemas?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.