Infiltração no joelho e no cotovelo: o que esperar?

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

Infiltrações são realizadas em hospitais ou consultórios médicos, muitas vezes usando um spray especial ou outro tipo de anestesia local para sua realização. Após a superfície da pele estar completamente limpo, é introduzida uma agulha conectada a uma seringa a articulação onde está sendo feita a infiltração.

Neste ponto, qualquer líquido comum pode ser aspirado da junta e utilizado para testes e exames, ou medicamentos podem ser injetados no espaço da articulação. Esta técnica também se aplica a injeções em uma bursa ou tendão para tratar a bursite e tendinite, respectivamente.

Infiltração no joelho e infiltração no cotovelo: ultrassom e raio-X

Articulações como o joelho e cotovelos são as que mais recebem os procedimentos de infiltração. A injeção pode exigir a ajuda de um ultrassom ou a fluoroscopia de raio-X, de forma a orientar melhor a injeção. Esse apoio serve para orientar o médico na remoção dos fluidos por completo, e/ou a injeção correta das substâncias para o tratamento no local certo.

Quais os benefícios de fazer uma infiltração?

A infiltração geralmente é feita para ajudar com o diagnóstico ou tratamento de uma articulação. O fluido obtido a partir de uma aspiração comum pode ser examinado pelo médico ou enviada para análise laboratorial para confirmar a presença de problemas de saúde, como gota, ou infecções. A drenagem de uma grande quantidade de líquidos nas articulações pode proporcionar alívio da dor e melhorar a mobilidade.

Injeções conjuntas podem diminuir o acúmulo de líquido e células na articulação, além de diminuir temporariamente a dor e rigidez. Essas infiltrações podem ser administradas para tratar condições inflamatórias articulares, como a artrite reumatoide, artrite psoriática, gota, tendinite, bursite e, também, a osteoartrite.

Por que fazer infiltração nas juntas

A infiltração no joelho ou cotovelo pode servir para aprofundar um diagnóstico inicial ou iniciar um tratamento a um problema nas juntas mais sério, como as complicações da gota ou artrite. (Foto: www.rheumatologynetwork.com)

O que geralmente é injetado no espaço da articulação durante a infiltração?

Corticosteroides frequentemente são usados. Eles são agentes anti-inflamatórios que retardam a acumulação de células responsáveis pela dor e inflamação no interior do espaço da articulação. Embora os corticosteroides possam também ser utilizados com sucesso para a osteoartrite, o seu modo de ação é menos claro. Ácidos hialurônico são substâncias viscosas que podem ser usadas na infiltração para aliviar os sintomas da osteoartrite do e cotovelos joelho, por períodos de 6-12 meses. Outras substâncias também pode ser usadas no tratamento, de acordo com a recomendação médica para o tratamento.

Quais são os riscos de infiltrações e aspirações? Infiltração no cotovelo e infiltração no joelho: efeitos colaterais

Os efeitos secundários ocasionais incluem reações alérgicas aos medicamentos injetados nas articulações, aos esparadrapos ou aos desinfetantes utilizado para limpar a pele. As infecções são complicações extremamente raras de infiltrações.

Outra complicação rara é inchaço e dor das juntas por algumas horas após a injeção, e geralmente desaparece dentro de alguns dias. Não se sabe se a lesão articular pode estar relacionada com as injeções de corticóide muito frequentes.

Geralmente, repetidas e inúmeras infiltrações na mesma articulação deve ser evitado. Outras complicações, embora pouco frequentes, incluem despigmentação (um clareamento da pele), atrofia da gordura localizada no local da infiltração e ruptura de tendão localizado no caminho da injeção.

Infiltrações também não deve ser administrado se uma infecção estiver presentes e se alguém tem uma alergia grave a um ou mais dos medicamentos que são injetados em uma articulação. Por isso, é sempre importante que o médico faça uma aspiração e examine os líquidos removidos antes de fazer a infiltração.

Ficou alguma dúvida? Você pode perguntar aqui nos comentários e vamos responder às suas perguntas, mas é sempre bom conversar com seu médico sobre o procedimento para esclarecer quaisquer dúvidas.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.