No artigo de hoje vamos falar sobre um aparelho que promete oferecer diversos benefícios para corredores. Neste artigo vamos falar sobre o gyrotonic e suas características. O gyrotonic é apresentado como um aparelho diversificado e quem tem a função de otimizar o tempo das pessoas que se exercitam com ele.

O que é gyrotonic?

Como estamos falando de um aparelho recente, talvez muitos de vocês ainda não o conheçam ou só tenha ouvido falar o nome, mas não sabem o que é e nem quais são as suas funções.

O gyrotonic é um aparelho que proporciona ganho de condicionamento físico através de uma série de exercícios envolvendo movimentos circulares, rotacionais e de torção. Estes exercícios geralmente são coordenados juntamente com a respiração.

O aparelho é bem grande e têm várias roldanas, cabos, manivelas e pesos, características que proporcionam ao usuário, a capacidade de realizar diversos exercícios e movimentos em um único aparelho.

O gyrotonic é um aparelho desenvolvido por um ginasta, yogui, nadador, bailarino e acupunturista, o romeno, o seu nome é Juliu Horvath. Apesar de ser um aparelho com fama recente, ele foi criado no final dos anos 70.

Qual a diferença do gyrotonic para os outros aparelhos?

A grande diferença dos exercícios praticados no gyrotonic está na sua tridimensionalidade, alguns movimentos podem atingir até 360° de amplitude. Já nos aparelhos convencionais, grande parte dos movimentos são apenas lineares, como por exemplo, abrir e fechar, subir e descer, levantar e abaixar.

Os especialistas afirmam que é possível trabalhar diversos grupos musculares não trabalhos em aparelhos comuns. Os mesmos já apresentaram uma lista com 150 tipos de exercícios diferentes que podem ser realizados no gyrotonic.

Os criadores do gyrotonic informaram que este aparelho busca muito mais do que benefícios estéticos ou desenvolvimento musculatura. Eles encontraram associações de alguns movimentos realizados no aparelho com técnicas utilizadas no yoga e o tai chi chuan.

Vários praticantes declararam que a sensação é semelhante a dos exercícios praticados dentro d’água, uma vez que existe a resistência a ser vencida, mas não há impactos e a intensidade é sempre controlada.

O que é gyrotonic?

Exercícios com gyrotonic funciona mesmo?

Quais os benefícios do gyrotonic?

  • Desenvolvimento da coordenação
  • Estimulação da bilateralidade
  • Auxilia na reabilitação pós trauma
  • Melhoria no condicionamento físico
  • Ajuda a combater o estresse
  • Ajuda na melhoria das capacidades cardiovascular
  • Ajuda na manutenção da boa postura
  • Fortalecimento de articulações e da musculatura.
  • Promove ganho de massa muscular
  • Desenvolvimento de força e flexibilidade
  • Promove melhorias no equilíbrio
  • Acelera o metabolismo
  • Aumenta a mobilidade corporal

Quais os benefícios do gyrotonic para os corredores?

Uma pesquisa apontou os 5 principais benefícios que os corredores podem conseguir com exercícios no gyrotonic. Confiram quais são eles a seguir:

  • O primeiro benefício é a descompressão das articulações – O gyrotonic permite exercícios que organiza e fortalece os movimentos dos membros inferiores, além de promover uma descompressão das articulações dos tornozelos, joelhos, pés e quadril.
  • O segundo benefício é a preservação da boa saúde da coluna – O gyrotonic promove estimulação da musculatura abdominal e do assoalho pélvico, ambas são fundamentais para a estabilização lombar. Quando estes músculos estão em harmonia, a coluna não sofre sobrecarga e consequentemente há manutenção da boa postura e menos chances de dores e/ou lesões.
  • O terceiro benefício é a preservação da boa saúde de joelhos e quadril – O gyrotonic estimula de forma correta a musculatura estabilizadora do core, prevenindo a sobrecarga e peso nas articulações tanto do joelho quanto do quadril. Sendo assim, diminui os riscos de dores e/ou lesões.
  • O quarto benefício é o alinhamento corporal – Quando o corredor realiza as passadas, o piso devolve uma força igual à que foi impressa pela pisada. Quando não há um alinhamento ideal das articulações, ao receber esta força, a articulação sofre uma carga nociva e o corredor pode desenvolver ou agravar uma lesão.
  • O quinto benefício é a melhora do desempenho – O gyrotonic organiza e melhora o lado motor do corredor, visando proporcionar uma harmonia dos movimentos. Essas características são fundamentais para economia de força e ganho de desempenho.

Estamos chegando ao final de mais um artigo e não podemos deixar de alertar sobre os riscos de praticar atividade física sem orientação adequada. Jamais inicie qualquer atividade física sem a liberação médica, além de buscar um profissional de Educação Física para te orientar em qualquer atividade física, principalmente nestas com aparelhos específicos.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.