A dopamina é um neurotransmissor que nosso cérebro produz para nos motivar a fazer coisas. É a principal razão pela qual podemos focar e alcançar grandes coisas, mesmo que o pagamento não seja imediato ou óbvio. A dopamina é algo que seu cérebro produz por si mesmo. Mas o que você pode fazer é aumentar a dopamina em seu sistema para ajudá-lo a permanecer focado, produtivo e motivado. Se você quer ser produtivo e fazer as coisas, aqui estão algumas maneiras de aumentar seus níveis de dopamina.

Aumentar a dopamina naturalmente descobrindo novas coisas

A produção de dopamina é realmente desencadeada quando encontramos algo novo e emocionante na nossa frente. Nossos antepassados ​​a experimentariam ao descobrir novos rebanhos para caçar ou novas plantas para colher. A menos que você seja naturalista, provavelmente será difícil fazer essas coisas. Mas nós temos a internet. A internet é um tesouro para descobrir novas músicas e novos vídeos. Um simples reforço de dopamina está em navegar por hobbies e outras coisas que você possa começar a fazer por conta própria em casa. Usando isso você poderá conseguir muitas coisas legais para fazer não só na internet, mas no seu tempo livre.

Liste suas pequenas tarefas para aumentar a dopamina

A dopamina também é liberada depois de terminar alguma coisa, seja um grande trabalho ou uma tarefa pequena. Então, para manter a dopamina fluindo, quebre as tarefas grandes em menores para continuar recebendo recompensas de dopamina. Lembre-se que você precisa listar essas tarefas porque é mais gratificante visualizar as tarefas sendo executadas.

Ouvir música para aumentar a dopamina de forma natural

Estudos demonstraram que se você ouvir música que realmente gosta, o cérebro lança a dopamina como resposta. Mesmo a expectativa de ouvir essa música também aumenta os níveis de dopamina. Use uma playlist aleatória em um serviço de streaming ou salve suas músicas favoritas para ouvir sempre que sentir vontade.

Aumentar a dopamina

O aumento da dopamina vai ajudar na sua motivação e incentivar o seu desempenho. (Foto: Pick the Brain)

Aumente sua tirosina para aumentar os níveis de dopamina

A tirosina é o bloco de construção da dopamina, então tenha certeza de que você tenha o suficiente dessa proteína em você. Felizmente, é fácil encontrá-la e aqui estão alguns alimentos comuns que tem muita tirosina:

  • Amêndoas
  • Abacates
  • Bananas
  • Carne
  • Frango
  • Chocolate
  • Café
  • Ovos
  • Chá verde
  • Leite
  • Melancia
  • Iogurte

Reduza seus lipopolissacarídeos

Os lipopolissacarídeos também são chamados de endotoxinas e sim, são de fato uma toxina. Basicamente, se você tem muito disso, seu sistema imunológico irá ficar sobrecarregado. Mais importante ainda, inibe a produção de dopamina. A melhor maneira de combater isso é ter bactérias mais boas do que ruins em seu intestino. Como você faz isso?

Coma muitos alimentos probióticos, principalmente alimentos fermentados como iogurte, kefir e kimchi. Durma o suficiente para que seu intestino possa acompanhar você. Não exagere em alimentos gordurosos e açucarados. O nome diz que é construído a partir de lipídios e polissacarídeos, de modo que menos disso significa menos endotoxinas.

Faça exercícios frequentemente

O exercício ajuda você a se tornar superprodutivo. Isso acontece porque a atividade física é algo que seu corpo anseia (mesmo que seu cérebro consciente odeie às vezes). Para torná-lo divertido para você, seu cérebro realmente libera produtos químicos motivadores como a serotonina, endorfinas e sim, a dopamina. A melhor parte é que o exercício pode ajudar a aumentar os níveis de dopamina. Tente levar o cachorro para passear, subir escadas ou andar de bicicleta.

Estabeleça um acompanhamento visual para melhorar sua dopamina

Um acompanhamento visual é apenas uma lembrança visual de quantas vezes consecutivas você conseguiu algo. Nos jogos, muitas vezes é usado para rastrear vitórias, mas você também pode usá-lo em atividades cotidianas para aumentar o nível de dopamina. A maneira mais fácil de fazer isso é levar um calendário e colocar um X nele todos os dias, você faz algo, como limpar sua mesa ou comer um almoço saudável. Em breve, você terá uma linha limpa de X lá para mostrar seu acompanhamento sendo bem sucedido. Esse tipo de acompanhamento aumenta a produção de dopamina da mesma maneira que faz quando você completa uma tarefa. Enquanto você não completou o objetivo inteiro, apenas saber que você está indo na direção certa faz com que seu cérebro lhe dê o suficiente de uma explosão de dopamina para continuar.

Tome suplementos para o aumento de dopamina

Enquanto você não pode bombear seu cérebro com dopamina, você pode tomar suplementos que incentivem seu cérebro a produzir mais dopamina.

A curcumina, o ingrediente ativo da nossa aveia favorita, ajuda a aumentar os níveis de dopamina.

Ginkgo Biloba é popular e, embora não esteja comprovada, pode ajudar a aumentar os níveis de dopamina no seu cérebro.

A L-teanina aumenta a produção de neurotransmissores em seu cérebro, uma das quais é dopamina. O chá verde tem muito disso, embora também possa ser tomado como um suplemento de teanina.

A acetil-l-tirosina é uma versão pronta para produção de tirosina que tornará mais fácil o seu cérebro criar dopamina.

Lembre-se de só tomar esses suplementos se seu médico autorizar.

Faça coisas para aumentar a dopamina

Quando está profundamente inserido em um trabalho criativo, você entra em um estado de hiperfoco onde você sente que pode fazer qualquer coisa. Esse estado é chamado de fluxo e é algo que a dopamina ajuda você a alcançar. Aumentar a dopamina pode ser tão simples quanto assumir um hobby criativo como fotografia  artesanato, mecânica, ou desenho.

Meditação para aumentar a dopamina

Às vezes, a melhor maneira de fazer algo é não fazer nada. Especificamente, você não faz nada fisicamente, mas em sua mente está tentando resolver seus pensamentos. Seja através da meditação, oração ou com uma auto-reflexão simples, todas essas atividades estão ligadas ao aumento dos níveis de dopamina.

A dopamina é um químico viciante, mas de uma boa maneira. Isso ajuda a motivá-lo a fazer coisas que você precisa fazer, mesmo que não queira fazê-las.

Como vocês aumentam a dopamina no seu organismo? Quais das dicas acima vocês já estão seguindo?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.