O cérebro é dividido pelo meio em dois hemisférios, com cada metade realizando um conjunto bastante distinto de operações, e muitas pessoas se identificam como pessoas com o lado direito ou lado esquerdo dominantes. O que é mais importante saber é que, apesar de executarem tarefas distintas, os dois hemisférios comunicam informação entre si, como observações sensoriais, através do corpus caloso que as liga. Mas o que cada lado faz?

Hemisfério cerebral esquerdo e direito: funções

O hemisfério direito do cérebro controla os músculos no lado esquerdo do corpo, enquanto o hemisfério esquerdo controla os músculos no lado direito do corpo humano. Quando você pisca o olho direito, esse é o lado esquerdo do seu cérebro no trabalho. Devido a esta fiação cruzada, o dano a um lado do cérebro afeta o lado oposto do corpo.

Quanto a saber se uma pessoa está usando o cérebro direito ou o cérebro esquerdo, ou até mesmo a mão direita ou a mão esquerda, os usos e as preferências das duas seções do cérebro são muito mais complexos do que apenas uma equação simples esquerda versus direita. Por exemplo, algumas pessoas jogam uma bola com a mão direita, mas escrevem com a esquerda.

O cérebro equilibra cuidadosamente e atribui o controle de certas funções a cada lado é a maneira da natureza de garantir que o cérebro, em última análise, divide tarefas para maximizar a eficiência. A maioria das pessoas tem mão a direita dominada pelo lado esquerdo do cérebro.

A assimetria do cérebro é essencial para a função cerebral adequada e permite que os dois lados do cérebro se tornem especializados, aumentando a capacidade de processamento e evitando situações de conflito em que ambos os lados do cérebro tentam assumir o controle.

Aspectos lados do cérebro

Entendendo o que cada lado do cérebro controla vai te ajudar a se conhecer melhor e buscar melhorar seus pontos fortes. (Foto: Alamy)

Lado esquerdo do cérebro

Em geral, o hemisfério esquerdo é dominante em linguagem: processando o que você ouve e lidando com a maioria dos deveres de fala. É também responsável pela realização de cálculos matemáticos e precisos. Quando você precisa recuperar um fato, seu cérebro esquerdo o tira da sua memória.

Lado direito do cérebro

O hemisfério direito é principalmente responsável por habilidades espaciais, reconhecimento facial e processamento de música. Ele realiza algumas matemáticas, mas apenas estimativas e comparações difíceis. O lado direito do cérebro também nos ajuda a compreender as imagens visuais e a entender o que vemos. Ele desempenha um papel na linguagem, particularmente na interpretação do contexto e no tom de uma pessoa.

O que as pessoas com o lado esquerdo do cérebro dominante são mais capazes de fazer?

Abaixo está uma lista de coisas que as pessoas com dominância cerebral do lado esquerdo são boas ou que gostam e coisas que são feitas no lado esquerdo do cérebro.

Preferem música clássica

Seu cérebro esquerdo controla o lado direito do seu corpo

Preferem coisas como instruções a serem feitas verbalmente

Bons em matemática

Curtem leitura

Seguem o Pensamento Ocidental

Muito lógicos

Amantes de cachorros

Não gostam de ficar fazendo muitas brincadeiras

Não podem ser hipnotizados

Normalmente lembram-se de coisas especificamente estudadas

Precisam de silêncio total para ler ou estudar

Gostam de ler histórias realistas

Gostariam de escrever não-ficção

Preferem aconselhamento individual em tratamentos

Desfrutam de copiar ou rastrear imagens e preencher detalhes

Também gostam de ler histórias de ação

Geralmente racionais

Geralmente fazem as coisas de forma ordenada

Se você precisa responder a pergunta de alguém, você não deixará seus sentimentos pessoais entrar no caminho

Bom na álgebra

Pode lembrar material verbal

Quase nunca distraído

Gostar de contar histórias, mas não interpretá-las

Pode pensar melhor sentado

Gostaria de ser um crítico de música

Atento durante longas explicações verbais

Prefere atribuições bem estruturadas em relação a processos abertos

Lê detalhes e fatos específicos

Especializado em idéias de sequenciamento

Gosta de ser organizado

E aí, qual seu lado do cérebro é dominante? O esquerdo ou o direito?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.