Compreender como construir novos hábitos (e como funcionam os atuais) é essencial para fazer progressos em sua saúde, sua felicidade e sua vida, no geral. Mas pode haver muita informação espalhada e a maioria não é muito simples de digerir. Para resolver este problema e quebrar as coisas de uma forma muito simples, criamos esse guia estratégico de como criar e manter novo hábitos com sucesso.

Como criar hábitos: comece com um hábito incrivelmente pequeno.

Quando a maioria das pessoas luta para conquistar um novo hábito, eles dizem a si mesmos algo como: “eu só preciso de mais motivação” ou “eu só preciso de mais força de vontade”. Esta é a abordagem errada. A força de vontade é como um músculo e se cansa da mesma maneira. Outra maneira de pensar sobre isso é que sua motivação flui. Ela sobe e baixa, como uma onda.

Resolva esse problema escolhendo um novo hábito que seja tão fácil que você não precise de motivação para fazê-lo. Por exemplo, ao invés de começar com 50 flexões por dia, comece com 5 flexões por dia. Ao invés de tentar meditar por 10 minutos por dia, comece meditando por um minuto por dia. Facilite o suficiente para que você possa fazê-lo sem motivação.

Novos hábitos de vida devem ser aumentados de maneiras pequenas

As melhorias de um por cento se somam surpreendentemente rápido, assim como declínios de um por cento. Ao invés de tentar fazer algo surpreendente desde o início, comece pequeno e melhore gradualmente. Ao longo do caminho, sua força de vontade e motivação aumentarão, o que tornará mais fácil manter seu hábito para sempre.

Aprendendo novos hábitos

Novos hábitos podem ser essenciais para mudanças importantes na sua vida e para a conquista de novos horizontes. (Foto: Dr. Diva PhD Online)

Criar hábitos saudáveis significa quebrá-los em partes menores

Se você continuar adicionando um por cento por dia, então você irá aumentar muito rapidamente dentro de dois ou três meses. É importante manter cada hábito razoável, para que você possa manter o impulso e tornar o comportamento tão fácil quanto possível. Trabalhando para chegar aos 20 minutos de meditação? Divida em dois segmentos de 10 minutos no início. Tentando fazer 50 flexões por dia? Cinco conjuntos de 10 podem ser muito mais fáceis à medida que você faz o seu caminho para o número máximo. Acordar mais cedo? 10 minutos mais cedo do que o normal pode ser um bom começo, até chegar no horário que você quer.

Quando criando novos hábitos e você “escapulir”, volte rápido ao caminho central

Todos cometem erros. A diferença entre quem é bem sucedido e quem não é é que eles retornam ao caminho central o mais rápido possível. A pesquisa mostrou que fugir de seu hábito uma vez, não importa quando isso ocorra, não tem impacto mensurável em seu progresso a longo prazo. Ao invés de tentar ser perfeito, abandone sua mentalidade de tudo ou nada.

Você não deve esperar falhas, mas você deve se planejar para elas. Tome algum tempo para considerar o que impedirá que seu hábito seja aprendido. Quais são as coisas que provavelmente irão entrar no seu caminho? Quais são algumas das emergências diárias que provavelmente irão tirá-lo do caminho certo? Como você planeja trabalhar em torno desses problemas? Ou, pelo menos, como você pode se recuperar rapidamente deles e voltar para o caminho?

Você só precisa ser consistente, não perfeito. Concentre-se em construir a identidade de alguém que nunca perde um hábito.

Crie novos hábitos com paciência

Aprender a ser paciente é talvez a habilidade mais crítica de todas. Você pode fazer progresso incrível se você for consistente e paciente. Se você está acrescentando peso na academia, você provavelmente deve ir mais devagar do que você pensa. Se você estiver adicionando contatos de vendas diários para sua estratégia de negócios, provavelmente você deve começar com menos do que você espera. A paciência é tudo. Faça coisas que você possa sustentar.

Os novos hábitos devem se sentir fáceis, especialmente no início. Se você ficar consistente e continuar aumentando seus hábitos, eles ficarão cada vez mais fortes.

O que vocês fazem para adquirir novos hábitos? Quais estratégias funcionam para vocês?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.