Se você está ligado em terapias alternativas, você provavelmente já ouviu falar dessa do tanque de privação sensorial ou tanque de flutuação. Nesse tanque, você é privado de vários de seus sentidos, e muitos acreditam que essa terapia pode trazer vários benefícios ao seu organismo.

Tanque de privação sensorial: o que é?

Tanques de flutuação não são nada novo. Eles já existem desde a década de 50. Mas para quem ainda não conhecia um tanque de privação sensorial, basicamente, ele é uma banheira com 2,5 m de comprimento, 1,4 m de largura completamente coberta e isolada da luz e som, preenchido com 25 cm de água misturada com uma grande quantidade de sais de Epsom. A água é aquecida a 35ºC (aproximadamente a temperatura da  pele), que faz a percepção da temperatura da água neutroa e reduz a sensação tátil. Devido à densidade criada pela solução de sais de Epsom, os efeitos da gravidade sobre o seu corpo são minimizados e você literalmente flutua sem esforço.

Nossos corpos são essencialmente órgãos de sentidos. Tanques de privação sensorial reduzem a quantidade de informações sensoriais que são detectadas pelo seu sistema nervoso. Somos literalmente bombardeados com milhões informações a cada segundo. Felizmente, nosso cérebro consciente só é consciente de algumas peças de informação a um dado momento. No entanto, nossos sistemas nervosos são constantemente estimulados.

Sem visão e sons, com sensações táteis mínimas e com pouca sensação de gravidade, o tanque de flutuação dá a nossos corpos uma quebra necessária e única da constante estimulação que experimentamos no dia a dia, trazendo alguns benefícios para sua saúde.

Benefícios de um tanque de privação sensorial

Um tanque de flutuação pode trazer vários benefícios ao seu organismo, principalmente para ajudar contra o estresse. (Foto: The Huffington Post)

Privação sensorial e seus efeitos: redução do estresse

Todos sabemos que o estresse é um assassino. As pesquisas estão constantemente mostrando a importância da gestão do estresse. No ambiente de estímulo zero do tanque de flutuação, ficamos muito consciente de que estamos realmente criando nosso próprio estresse. A afirmação de que nada que vem de fora a nós tem qualquer poder sobre a gente é uma verdade. Isso se torna muito óbvio em um tanque de flutuação, já que ele reduz a quantidade de estímulos que poderiam provocar o estresse.

Flutuação terapêutica para alívio da dor

Os efeitos da gravidade são minimizados devido a soluçãoágua supersaturada com sais de Epsom. O corpo flutua sem esforço algum. Seu corpo fica literalmente suspenso, livre de quaisquer pontos de pressão. Isso permite que cada músculo relaxe completamente, permitindo assim que suas articulações se descomprimam ajudando na liberação de pressão e reduzindo a dor e a tensão muscular.

Tanque de flutuação ajuda na meditação

Os benefícios da meditação estão sendo amplamente divulgados e parece que todos estão pulando nesta tendência. No entanto, com um mínimo de informações sensoriais acontecendo, você pode tornar-se muito consciente do que está acontecendo dentro de você. Você se torna muito mais consciente das sensações corporais e de seus pensamentos. Uma vez que cortamos a quantidade de ruídos ao nosso redor, podemos realmente ver o quão eficaz estamos em acalmar nossas mentes.

Tanques de flutuação e ondas cerebrais

Ondas cerebrais Theta são tipicamente mais prevalentes nos 15 minutos antes de adormecer e em crianças. Esse estado é um interessante estado de consciência, para dizer o mínimo. Nesse tipo de onda cerebral. sua atividade cai consideravelmente. Neste estado, podemos experimentar imagens de sonhos, e é excelente para a resolução de problemas e para trabalhar sua criatividade.

Tanques de flutuação ajudam a trabalhar técnicas de visualização

Tanques de privação sensorial facilitam o treinamento de visualização para atletas de alto desempenho que estão procurando por essa vantagem competitiva sobre seus oponentes. Pesquisas mostram que essas técnicas são muito eficientes. Além disso, há tratamentos que usam essa técnica de flutuação, como certos tratamentos de transtorno de estresse pós traumático e no tratamento de certas fobias.

Tanque de flutuação: preço

Uma sessão terapêutica com acompanhamento custa, em média, 20% do salário mínimo vigente, podendo variar para mais ou menos dependendo da sua região. Um tanque de privação sensorial básico pode custar a partir de 10 salários mínimos, com facilidade.

Você já teve a experiência de um tanque de privação sensorial? Como foi? Onde você encontrou seu tanque de privação sensorial?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.