Um dos maiores inimigos de quem pratica atividade física é a tensão muscular. Elas causam dores localizadas e atrapalham o rendimento na atividade física, além de reduzir a disposição.

Atualmente as pessoas contam com um grande aliado que recebeu o nome popular de rolo de espuma. Este rolo é utilizado pelos profissionais para combater e aliviar a tensão muscular.

O rolo de espuma é trabalho através de uma técnica conhecida como autoliberação miofascial, um tratamento pouco conhecido, mas que está ganhando uma popularidade enorme no Brasil.

Antes de virar essa febre, o rolo de espuma era bastante utilizado no pilates como elemento desestabilizador para estimulação do equilíbrio e intensificar o trabalho muscular.

Como fazer uso do rolo de espuma?

Este tratamento é uma aplicação da pressão em determinadas áreas do corpo visando sempre eliminar pontos de tensão que são formados na membrana que envolve os feixes dos músculos depois de exercícios de grande intensidade.

A tensão muscular é chamada por alguns especialistas de nó na musculatura, estes nós acumulam toxinas e se não forem tratados, eles podem atrapalhar o funcionamento do sistema musculoesquelético e também a coordenação, a força e a flexibilidade.

Com o passar do tempo, estes problema pode ir acumulando e provocar situações propícias para o surgimento de diversas lesões articulares ou musculares. Sendo assim, é importante evitar este prejuízo ao desempenho físico e ao bem estar em geral.

Quais os benefícios do rolo de espuma?

Como utilizar o rolo de espuma nos exercícios?

Os exercícios com a utilização do rolo de espuma são bem simples, mas não devem ser realizados sem o acompanhamento do profissional capacitado. Este tem sido o principal problema da fama deste equipamento, as pessoas estão utilizando sem orientação adequada.

O profissional vai te informar a velocidade e principalmente intensidade dos movimentos que precisam ser realizados. Os especialistas alertam que no início é natural sentir dor e que isso não deve assustá-los.

A dor acontece justamente pela tensão muscular e quando a mesma é estimulada, a dor tende a surgir e se trabalhada de forma correta, ela irá diminuir gradativamente até ser sanada.

Quando fazer exercícios com o rolo de espuma?

Depende do seu objetivo com a atividade realizada, você pode estar trabalhando na recuperação de áreas tensionadas e isso deve ser discutido com seu fisioterapeuta. Mas se você quer evitar o surgimento desta tensão, estes exercícios devem fazer parte da sua rotina de treinos.

É importante contar com a orientação de um profissional especializado nestes exercícios, uma vez que ele poderá te ajudar com as sessões e séries que devem ser trabalhadas.

A utilização do rolo de espuma no pré-treino serve para preparar a musculatura e aumentar a mobilidade articular. Os exercícios propostos com a utilização do rolo de espuma devem melhorar a execução dos movimentos e reduzir o estresse muscular e articular, além de prevenir as lesões.

A utilização do rolo de espuma no pós-treino tem a finalidade de reduzir os nós ou pontos de tensão na membrana que envolve os feixes dos músculos. Outro objetivo é aumentar a circulação local, promovendo um fornecimento mais eficiente de oxigênio para a musculatura envolvida, favorecendo a recuperação muscular, aumentando a flexibilidade da musculatura e prevenindo o surgimento de dor muscular tardia.

Para utilizar antes do treino, depois do treino, para recuperação fisioterápica ou qualquer outra finalidade temos apenas uma regra, busque orientação capacitada. O nosso artigo prega sempre pela manutenção da boa saúde e sempre indicamos o caminho mais seguro para buscar uma qualidade de vida melhor.

Talvez as pessoas prefiram seguir outras indicações por não terem tantas restrições, mas certamente este não é o melhor caminho e talvez no futuro ela venha a sofrer graves consequências por não contar com a orientação ideal.

Chegamos ao final de mais um artigo e queremos convidar todos vocês para continuar em nosso site e buscar mais informações e dicas sobre atividade física e saúde. Agradecemos a atenção e voltem sempre!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.