Estou com uma lesão. Posso correr?

Escrito na categoria "Atividade física" por Bruno Almeida.

No artigo de hoje vamos ajudar novamente os apaixonados por corrida, mas falando de um assunto meio chato. Muitas pessoas perguntam se podem correr mais leve quando estiverem com alguma lesão.

A lesão é uma frustração enorme para os apaixonados por atividade física. É quase impossível encontrar alguém que correr a muito tempo e teve poucas lesões. Isso acontece pela própria característica da modalidade que exige muito impacto.

Se a corrida é um esporte de tantas lesões porque o numero de praticantes aumenta cada vez? A resposta é bem simples, todos os benefícios que ela oferece fazem com que as lesões sejam apenas pequenos detalhes.

Voltando as lesões, elas podem acontecer por esforço repetitivo e/ou por problemas mecânicos. Quando as pessoas realizam movimentos incorretos, isso acarretará fatalmente em problemas futuros.

Posso correr com lesão?

Esta é a pergunta principal de nosso artigo e vamos apresentar os diversos pontos a serem observados. Com isso, visamos favorecer a sua compreensão e tomada de decisão a partir do seu caso específico.

Diversos atletas já deram depoimentos alertando sobre os ricos de correr e competir quando está lesionado. Eles frisam que é sempre um risco muito grande se exercitar nestes casos e sempre que possível você deve evitar.

O maior conselho é que você interrompa qualquer atividade física em caso de lesão. Em seguida, você deverá buscar o tratamento correto e somente após este processo, deverá retomar as atividades físicas gradativamente.

Posso correr com lesão?

Quem está lesionado pode correr?

Existem pequenas lesões, grandes lesões, graves lesões e todas elas vão te exigir paciência e principalmente consciência. Existem apenas duas possibilidades para as pessoas que sofreram alguma lesão.

A primeira é abandonar a atividade física, mesmo que você não o faça agora, você agravará esta lesão até o ponto em que não conseguirá realizar mais esta atividade. O segundo ponto é o mais correto, você deve interromper as atividades e buscar um tratamento e fortalecimento da região lesionada.

O pedido mais difícil é que um apaixonado por corrida seja privado de correr. Isso é o mais comum em lesões de corredores, praticamente toda a recuperação é feita longe das corridas.

Existem relatos de pessoas que correram tanto tempo lesionados, que as dores nem incomodam mais. Porém, isso é um erro gravíssimo, uma vez que ele estará colocando em risco a sua saúde e não somente a pratica daquela atividade física.

Erros comuns de corredores lesionados

Nem todo tipo de lesão irá te privar dos movimentos para praticá-la, sendo assim, os corredores acham que aquela lesão não é tão grave e continuam correndo mesmo com dores.

Estas ações servem para aumentar o risco desta lesão acontecer novamente, agravar esta lesão já existente e pior ainda, provocar lesões em outras regiões que atuarão compensando a ineficiência desta região lesionada.

Outro erro bem comum é utilizar remédios para esconder a dor. Diversas pessoas tomam remédio para a dor sem prescrição médica e acabam dependentes deles para o resto da vida.

Como manter o corpo em atividade lesionado?

Quase todas as fisioterapias para recuperação de lesões em corredores passam por sessões na piscina. Se você realmente não pode correr, porque não nadar? A natação é um dos esportes mais saudáveis que existe.

Durante a recuperação as atividades físicas ajudam a manter o corpo e mente saudável, mas isso deve acontecer de forma segura. As pessoas que tiveram a possibilidade de praticar natação enquanto estiverem afastadas das corridas, devem aproveitar ao máximo.

Vale lembrar que o médico deve indicar qual esporte poderá ou não ser praticado. Jamais tome esta decisão por conta própria, porque os riscos de erros são enormes. Converse com seu médico e fisioterapeuta sobre as opções e faça uma escolha consciente.

As lições para o lesionado

O período de afastamento e fisioterapia é horrível, mas você pode transformá-lo em uma escola e colher o máximo de informações e ensinamentos possíveis. Estas dicas podem te ajudar na prevenção de novas lesões.

O grande problema é que a maioria das pessoas não segue o que foi ensinado e logo após retornar, voltam a repetir os mesmos erros. Se você não gosta de ficar afastado, chegou o momento de dar muita atenção a prevenção das lesões de corredores.

Existem diversos artigos em nosso site falando de lesões de corredores e maneiras de prevenir e tratar. Vale muito à pena buscar novas informações e pode ser que uma pequena dica que você ainda não saiba, seja justamente aquela quer irá te ajudar.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Saúde Melhor!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.