Eu vou ser o primeiro a admitir que este é um hábito que eu tenho desde que eu era adolescente. Eu tenho inúmeras lembranças de ter deixado várias pessoas incomodadas com o estalar de meus dedos e pescoço. Isso não é tão grave como alguns outros hábitos e nem incomoda, mas não é algo atraente também. Mas mais do que se preocupar com incomodar os outros, o medo de danos às articulações é que é o problema.

Estalar os dedos causa artrose?

Primeiro, o que está realmente acontecendo quando TREK TREK TREK ocorre? Estalar suas juntas é realmente a liberação de pressão negativa sobre as articulações. Isso acontece quando o líquido sinovial que protege as articulações se separa. Quando o gel grosso é separado por meio de pressão, o selo do fluido sinovial é quebrado e é isso que faz com que o som de estalo. Leva cerca de 20 minutos para o selo para ser restabelecido e é por isso que suas juntas só vão estalar de vez em quando.

Enquanto estalar suas juntas não foi mostrado como responsável por causar artrite, pode causar danos ao nós dos dedos, esticando os ligamentos. Porém, pesquisas sobre o assunto ainda são muito escassas e os dados muito inconclusivos.

Estalar dedos

Apesar de deixar muitas pessoas nervosas, o estalar dos dedos não é tão prejudicial para a saúde como muitos acreditam. (Foto: www.buzzle.com)

Estalar os dedos engrossa?

Pelo que parece, pelos dados científicos já obtidos, dificilmente isso é possível de estar ocorrendo. Nós tendemos a sentir um alívio depois de estalar nossos dedos ou ir para um quiroprata. Isto acontece porque os órgãos tendinosos de Golgi, um conjunto de terminações nervosas, são estimulados quando os dedos são estalado Isto relaxa os músculos ao redor da articulação.

Estalar o pescoço faz mal?

No entanto, alguns quiropratas têm alertado contra estalar seu pescoço. Estalos constantes no pescoço significam que você é hiper-móvel em suas articulações ou há muito espaço e suas articulações poderiam sair do alinhamento. Os músculos ao redor das articulações do pescoço podem apertar demais para segurá-las no lugar, podendo causar tensão no pescoço.

Assim, enquanto estalar suas articulações não vai te causar uma artrite, as chances são de que você pode estar contribuindo pelo menos para um torcicolo leve todos os dias.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Estalar os dedos faz mal?”

  1. Gabriel

    Me ajudou numa duvida obrigado :)

  2. Lívia Veiga

    Eu estalo os dedos das mãos e dos pés, a cintura e o pescoço, mas quando estalo o pulso sinto dor.