Atualmente estamos vivendo em um mundo em que as máquinas estão fazendo praticamente tudo. A maioria das atividades que antes eram realizadas pelas pessoas, hoje é mecanizada.

A evolução tecnológica é algo louvável, mas não são apenas benefícios que está evolução trouxe. Junto desta mudança de hábito, houve também o aumento preocupante do quadro de pessoas sedentárias.

Diversos estudos apontam que a nova rotina das pessoas é muito preocupante. Seja em casa ou no trabalho, geralmente passamos mais que a metade do dia sem nenhum tipo de atividade física.

Neste artigo vamos falar dos problemas de ficar muito tempo sentado. As pessoas que passam horas em frente ao computador ou TV seja para trabalhar ou apenas como lazer, aumentam consideravelmente o risco de diversos problemas crônicos.

Dentre estes problemas o mais comum é quanto às dores decorrentes em grande maioria da má postura. Se este fosse o único problema, seria tranquilo, mas a pessoa que passa muito tempo sentado desenvolve problemas graves como:

  • Diabetes
  • Doenças cardiovasculares
  • Obesidade

Na continuação de nosso artigo vamos apresentar detalhadamente as áreas do corpo mais afetadas, além das consequências e complicações pra este problema caso a rotina não seja alterada.

Problemas no pescoço, ombros e cérebro

Estar sempre em movimento implica em uma oxigenação melhor do nosso corpo, isso ajuda que o cérebro também receba oxigênio de forma mais eficiente e consequentemente consiga exercer as suas funções de maneira eficaz.

O pescoço também é muito afetado. Quando a pessoa fica muito tempo sentada, ele sofre pressão constante e intensa, especialmente na região cervical, com o passar do tempo, a pessoa tende a assumir uma postura inadequada, causando bastante incomodo também nas costas e nos ombros.

Riscos de quem fica muito tempo sentado

Ficar sentado muito tempo faz mal?

Problemas e dores nas costas

A má postura citada acima é o principal fator prejudicial à saúde da coluna. Problemas posturais crônicos e danos nos discos intervertebrais são os problemas mais comuns de pessoas que ficam horas e horas sentadas.

Certamente você já ouviu falar das hérnias de disco, se não, é um problema grave que acontece quando parte do disco intervertebral sofre algum dano ou sai do lugar. Este problema limita a pessoa de certos movimentos e ainda causa dores terríveis.

Problemas degenerativos muscular

Quando você não utiliza uma musculatura com frequência, acontece um quadro que chamamos de degeneração. Para as pessoas que ficam sentadas por muito tempo a musculatura abdominal e os glúteos acabam praticamente inutilizados.

Os glúteos têm papel importante na estabilização dos movimentos de correr e caminhar, eles precisam de fortalecimento constante. Ficar sentado muito tempo provoca degeneração muscular e diminui a flexibilidade geral das articulações.

Deterioração de diversos órgãos

Problemas do coração e aumentam as chances de cancro no cólon. Ambos os problemas estão relacionado com a produção exagerada de insulina, fator este diretamente ligado à inatividade e baixo fluxo sanguíneo para os órgãos.

Manter o corpo ativo ajuda no combate das células com potencial cancerígeno. A atividade corporal aumenta os antioxidantes que eliminam os radicais livres que tem grande poder negativo sobre nosso corpo.

Problemas nos membros inferiores.

Acho que você já percebeu o quanto a circulação sanguínea é importante para o nosso organismo não é mesmo? Quando você passa muito tempo sentado, obviamente você vai limitar a circulação sanguínea nas pernas.

Esta ação certamente irá provocar inchaços, varizes e até coágulos, principalmente na região próxima ao tornozelo. Os ossos também são prejudicados, uma vez que os mesmos não sofrem estímulos e estresses importantes para mantê-los fortes e densos.

Como combater a inatividade e sedentarismo?

A mudança depende de você e mais ninguém! Se você obrigatoriamente trabalha sentado, certifique-se de manter boa postura e levante para realizar uma pequena caminhada e alongar-se pelo menos de hora em hora, mas o ideal é a cada 30 minutos.

Caso você possa alternar entre a posição sentada e em pé o faça, sem dúvidas você não irá influenciar tão negativamente no fluxo sanguíneo e o risco de problemas à saúde irá diminuir consideravelmente.

Agora você que fica muito tempo sentado dentro de casa merece um puxão de orelha. O sedentarismo é algo discutido diariamente na mídia e mesmo assim você vai ficar esperando o problema chegar?

Como ilustramos na imagem do artigo, a pessoa inativa e sedentária caminha a passos largos para a morte. Diversos problemas de saúde vão aparecer em sua vida se não alterar a sua rotina diária urgentemente.

Busque imediatamente algum esporte para praticar. Em nosso site tem diversas publicações sobre modalidades variadas, suas características e benefícios, certamente alguma irá chamar a sua atenção.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.