Estafa / Burnout e seus sintomas
O Burnout/Estafa é um estado de exaustão física, mental e emocional causado pelo excessivo e prolongado estresse. Quando você está sobrecarregado sob constantes demandas, enquanto o estresse continua, você perde o interesse ou motivação que levou-o a assumir esse papel de responsabilidades.
Sua produção é drasticamente reduzida, drenando suas energias. Em muitos casos, você sente-se desamparado, desesperado, cínico, rancoroso. Chega até o ponto onde você sente que não há nada mais a oferecer.
Leia também
- 10 dores ao acordar e que podem ser sinais de problemas de saúde!
- Como lidar com o estresse no trabalho e depois dele?
A maioria de nós tem dias em que nos sentimos chateados, sobrecarregados ou desvalorizados. Quando tudo que fazemos não é percebido, muito menos premiado, sair da cama requer uma determinação e força fora do comum. Se isto torna-se uma rotina, o Burnout está com certeza batendo na sua porta.
Seu rumo em direção ao Burnout está confirmado se:
- Todo dia é ruim
- Preocupar-se com seu trabalho ou casa parece uma total perda de energia
- Você está exausto o tempo todo
- A maior parte do seu dia é desperdiçado em tarefas que você acha estúpidas ou que te sobrecarregam
- Você sente que nada que você faz é apreciado ou faz diferença
Os efeitos negativos irão afetar todas as partes de sua vida, incluindo seu lar e vida social. Mudanças corporais de longo prazo também acontecerão, deixando-o vulnerável para doenças como refriados e gripes. O quanto antes você identificar o Burnout e lidar com ele, melhor para sua saúde.
O Burnout é um processo gradual e que ocorre em um período prolongado de tempo, não acontecendo de uma hora pra outra. Mas ele pode te surpreender, caso não preste atenção aos sinais de aviso. Inicialmente, eles são sutis, mas pioram cada vez mais com o tempo.
Pense nos sintomas iniciais do Burnout como avisos ou sinais vermelhos que dizem que algo está errado e precisa ser resolvido. Pretando bastante atenção, você pode prevenir um grande problema. Ignorando-os, você irá pifar em algum momento.
SINTOMAS FÍSICOS DO BURNOUT
- Sentir-se esgotado e cansado na maior parte do tempo
- Baixa imunidade, ficar doente muito tempo
- Dores de cabeça frequentes, dores nas costas, dores musculares
- Mudança no apetite e nos hábitos de dormir
- Sentimento de fracasso e incerteza
- Sentir-se desamparado, preso e derrotado
- Indiferença, sentir-se sozinho no mundo
- Perda de motivação
- Perspectiva cínica e negativa crescente
- Satisfação e sentimento de realização reduzidos
- Afastar-se das responsabilidades
- Isolar-se dos outros
- Procrastinar, demorar mais para fazer as coisas
- Usar comida, drogas ou álcool para lidar com a situação
- Descontar sua frustração nos outros
- Faltar ao trabalho, chegar atrasado ou sair mais cedo
Uma vez percebido estes sintomas, o cuidado que você deve tomar é que eles não dominem sua vida. Muitos casos de burnout resultam em depressões profundas ou mesmo, no suicídio. Ao identificar qualquer um dos sinais acima citados, busque soluções o quanto antes, mesmo que signifique ir a um especialista para solucionar seus problemas. Sua saúde em todos os aspectos possíveis é o principal caminho para uma vida com qualidade e feliz.
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Dores de cabeça constantes. O que pode ser?
Sugadores de energia: 8 hábitos que podem estar te esgotando!
Quanto tempo dura o período de contágio de uma gripe?
Meu trabalho me esgota! Como praticar exercícios físicos depois?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.