Mudanças nos cabelos significam processos que tomam tempo e causam um grande impacto aos seus cabelos. Repetidas aplicações de tinturas, ou o alisamento constante dos cabelos pode resultar na queda de cabelos, enfraquecimento dos fios, ou em um visual nem um pouco saudável para seus longos cabelos. Esse fenômeno é conhecido como corte químico de cabelo. E é bom que você esteja preparado ou preparada para lidar com essa situação.

O que é um corte químico do cabelo?

Produtos químicos de tratamentos de alisamento e coloração podem causar rupturas graves nos cabelos, onde as ligações físicas dos fios de cabelo são separadas ao ponto que o cabelo simplesmente não mais se encaixa e nem sequer consegue permanecer inteiro. Há uma quantidade aceitável de desgaste que um cabelo pode receber, mas além desse ponto, seus cabelos não aguentam mais, tornando necessário cortar os fios mortos e muito danificados.

Causas do corte químico dos cabelos

A sobreposição de procedimentos é a principal causa de maior dano aos cabelos. Isso significa vários procedimentos de estética para os cabelos passando por cima de outros, sem dar tempo para seus fios se recuperarem. Toda vez que você colorir sobre o cabelo previamente colorido, ele se enfraquece cada vez mais, aumentando as chances de quebra.

Além disso, o processamento de cabelo com maior frequência pode quebrar os seus fios completamente, algo comum com os tratamentos caseiros, muitas vezes com resultados desastrosos. Você pode acabar até com queimaduras químicas que podem afetar o folículo piloso e, essencialmente, queimar tanto o seu cabelo quanto couro cabeludo. Em casos graves, você pode realmente ter uma forma de alopecia, onde o folículo piloso está tão danificado que não consegue mais crescer os fios.

Cuidando do corte químico dos cabelos

O corte químico dos cabelos é um problema causado por uma série de procedimentos de estética que danificam os fios de cabelo além de qualquer possibilidade de reparo., tornando necessário o corte para a renovação, e um procedimento de hidratação profundo. (Foto: www.naturallycurly.com)

Corte químico de cabelo masculino ou feminino: sinais do problema

É difícil prever quando o corte químico irá ocorrer, mas se a sua quebra ou queda normal de cabelos piorou, isso é um bom sinal de que o corte químico está acontecendo. Se você está brincando com tratamentos caseiros, fique de olho na textura do cabelo: ele vai começar a ter uma aparência de algodão molhado.

Cabelo com corte químico: como tratar?

Seu primeiro curso de ação é parar quaisquer tratamentos químicos que esteja fazendo nos seus cabelos. Lave a química do cabelo imediatamente, seguido por um tratamento de condicionamento rico em proteínas e uma lavagem profunda dos fios de cabelos. No salão de beleza (porque esse é um problema para profissionais resolverem), busque por tratamentos para reequilibrar o pH do couro cabeludo, dos fios, e aliviar o estresse sobre as cutículas dos cabelos irritadas . Em casa, use produtos de reforço para os cabelos que ajudam a reparar fios danificados. Porém, se o núcleo do cabelo estiver destruído, nada pode trazê-lo de volta ao seu estado original.

Cabelo com corte químico pode fazer progressiva? E selagem? Como é o plano de recuperação dos cabelos?

Pare de brincar com seus cabelos quando você estiver com o corte químico. Isso significa parar com qualquer tipo de tratamento que você venha fazendo nos cabelos, e minimizar quantas vezes você lava os cabelos, deixando os óleos naturais se acumularem e reidratar seus cabelos. Elimine todos os produtos de estilização dos cabelos, especialmente se eles contém álcool. Vitaminas como a biotina também ajudam a fortalecer os cabelos de dentro para fora, ajudando no crescimento dos fios.

Além disso tudo, você vai ter que cortar os cabelos. Será necessário um corte para remover os fios quebradiços e as pontas danificadas. Sua capacidade de se recuperar depende de quão rapidamente o seu cabelo cresce, bem como o quão bem você vai tratá-lo. Enquanto você pode usar tratamentos caseiros ou no salão para tentar reconstruir a força dos fios, a única maneira de reverter completamente o dano é cortá-lo e certificar-se de tratar o cabelo novo muito bem.

Depois de remover a maior parte do dano com um corte de cabelo, o caminho para a recuperação não deve demorar muito. O processo leva cerca de um mês com tratamentos regulares. Dependendo da gravidade do dano químico, pode levar de seis meses a um ano para o cabelo se recuperar totalmente. Esqueça selagem, pintura, e alisamento dos fios durante todo esse processo.

Cabelo com corte químico pode pintar? Depois de recuperar, pode voltar a tratar? Qual é o limite para os fios de cabelo, afinal?

Saiba que qualquer processamento químico dos cabelos não tem como sair ileso, mas você não tem que achar que seus cabelos ficarão sempre destruídos. Toda vez que você faz um tratamento de alisamento ou coloração dos fios, você corre o risco de causar a ruptura do cabelo, e é completamente normal até um certo ponto. Na maioria das vezes, essa ruptura não será extrema não vai acontecer de uma medida extrema, especialmente se você estiver trabalhando com um profissional competente, que pode determinar se o seu cabelo pode lidar com os produtos químicos que serão nele aplicados. Em outras palavras, deixe as transformações mais complexas dos cabelos nas mãos de profissionais qualificados, e eles vão saber quando você poderá retornar a tratamentos químicos dos cabelos sem o perigo de prejudicar a saúde dos seus fios.

Você já teve o corte químico dos cabelos? Como foi o tratamento? Consultou profissionais para te ajudar no processo de recuperação?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.