Os tratamentos a laser são a maneira mais rápida de lidar com cicatrizes e hiperpigmentação deixada para trás quando a acne cura, mas também pode ser benéfica para a acne inflamatória. No entanto, não se sabe que seja particularmente útil para acne comedonal não inflamatória. O principal benefício da terapia a laser, bem como a principal desvantagem da terapia a laser, é que tem efeitos muito precisos.

Laser CO2 fracionado para acne: introdução

Os tratamentos a laser para acne causam menos problemas do que a microdermoabrasão como o sangramento. Os tratamentos com laser removem cicatrizes e pigmentação ao aquecer a hemoglobina no sangue nos capilares debaixo da pele. Os vasos sanguíneos aquecidos privam as camadas superiores de pele de oxigênio e nutrientes para que eles se desprendam dando para uma nova pele saudável a chance de substituir o tecido danificado pela acne. Quanto mais escura e/ou sensível for a sua pele, menor serão as chances de sucesso do tratamento a laser.

A terapia com laser sempre requer visitas múltiplas e nunca se livra de 100% de cicatrizes ou pigmentação. Um programa de tratamentos regulares da pele  pode completar o trabalho iniciado pela terapia a laser com um custo muito menor.

Entendendo as cicatrizes da acne e como elas formam

A acne acontece quando os poros na pele se acumulam com células mortas da pele, óleo e bactérias. Elas, em seguida, tornaram-se inflamados e explodem. Quando isso acontece profundamente dentro da pele, todo esse tecido infectado se espalha entre os tecidos mais profundos, resultando em lesões ainda maiores.

Seu corpo irá criar colágeno para tentar reparar o dano, o que acaba alterando a suavidade e a textura da sua pele. Isso pode significar depressões e entalhes na pele ou excesso de formação da pele. Basicamente, existem dois tipos de cicatrizes: hipertrófica e atrófica.

  • Hipertrófica: este tipo de cicatriz de acne ocorre quando o colágeno é produzido e resulta em inchaços, abas e “rasgos” na pele
  • Atrófica: este tipo é o oposto, onde tecido é perdido durante o processo de cicatrização, resultando em depressões na pele.

A acne ocorre quando os poros da pele tornam-se cheios de óleo, células mortas da pele, e bactérias. Os poros tornam-se inflamados e eventualmente irrompem. Se a parede dos poros explodir mais profundamente na pele, os detritos infectados escorrem pelos tecidos profundos, o que cria lesões ainda maiores.

Tratamentos para a acne

O tratamento a laser para a acne pode ajudar a amenizar as cicatrizes e acabar com o problema de uma vez por todas. (Foto: Groupon)

Como funcionam os tratamentos da pele a laser?

Lasers produzem luz monocromática intensa, luz que se limita a uma banda muito estreita de comprimentos de onda. Esta luz não tem efeito sobre algumas substâncias e tem efeitos de alta intensidade em outras. Um ajuste pode aquecer a hemoglobina, mas não ter efeito nas células da pele vizinhas. Outra configuração pode “derreter” a melanina que causa pigmentação profunda na pele. Um terceiro pode vaporizar a tinta de tatuagem. Os dermatologistas usam lasers para destruir substâncias específicas em profundidades específicas na pele.

Os efeitos primários da luz laser na pele são fototérmicos, aquecendo uma substância particular na pele. O processo de usar o laser para remover manchas na pele é conhecido como fototermólise, a quebra dos tecidos selecionados na pele. A luz laser contínua destruirá os tecidos que cercam o alvo quando o tecido alvo for aquecido, de modo que o tratamento com a pele a laser geralmente é feito com lasers pulsados.

Os médicos descobriram que a chave para obter resultados duradouros da terapia a laser era garantir que o sistema imune não enviasse glóbulos brancos para “comer” tecido de pele morta. As acumulações das células de limpeza conhecidas como macrófagos podem fazer com que as cicatrizes se formem novamente. Os tratamentos com laser devem ser seguidos pelo tratamento com cremes de esteroides para evitar inchaço e malformação da pele nova.

As vantagens e as desvantagens dos tratamentos com laser de acne

A dermoabrasão, o tratamento anterior ao laser, envolve a remoção mecânica apenas das camadas de células da pele até onde os vasos sanguíneos são encontrados. As células de pele regenerativas debaixo desta camada poderiam então subir para preencher a cicatriz enquanto substituem a pele. A dermoabrasão deixa uma ferida sangrenta que pode ser facilmente infectada. O tratamento com laser, no entanto, funciona de dentro para fora sem sangramento e com muito menor risco de infecção. A desvantagem dos tratamentos a laser para a acne é que uma sessão de tratamento nunca é suficiente para remover uma cicatriz. E certos tipos de pele simplesmente não respondem muito bem ao tratamento a laser.

Quanto mais escura a pele, mais melanina há para absorver parte da energia da luz destinada à hemoglobina. Quanto mais escura a pele, maior o problema com a perda de pigmentação após o tratamento.

Outro problema no tratamento a laser da pele negra e escura é que a pele mais escura tende a formar cicatrizes duras conhecidas como queloides. Essas desfigurações exigem mais tratamento do que as cicatrizes normais da acne, com maiores riscos de danos à pele.

Laser CO2 fracionado: preço por sessão

Mesmo se você tiver uma pele clara, existem razões pelas quais você não pode querer ter tratamento com acne a laser. O tratamento com laser para a acne é caro e geralmente não é coberto pelo plano de saúde. Cada sessão pode custar quase um salário mínimo e até 10 sessões podem ser necessárias.

Como mencionado no início deste artigo, tratamentos a laser são muito precisos. Pode haver uma diferença notável entre as áreas de pele tratadas e não tratadas, quase como se uma linha tivesse sido desenhada em seu rosto.

O tratamento a laser não é a resposta final para a acne. É possível que, se você expressar a expectativa de que o tratamento a laser remova 100% da sua acne, é provável que seu dermatologista o rejeite como paciente para este procedimento devido a expectativas pouco realistas. Os tratamentos com laser para acne melhoram a pele, mas nunca vão curar 100% do problema..

Dicas importantes para ajudar a prevenir a cicatrização da acne

A melhor coisa a fazer é evitar cicatrizes. Se você tem acne e está preocupado com possíveis cicatrizes, há duas coisas simples a ter em mente que ajudarão:

Não cutuque

Esta é provavelmente a coisa mais difícil de fazer quando você tem problemas de acnes e e espinhas, mas é extremamente importante não escolher e apertar se você não quer acabar com cicatrizes. A inflamação pode aumentar com o tempo e causar mais perdas de colágeno, o que significa que sua pele também não pode curar. Isso também pode levar a um espalhamento de bactérias ainda mais profundo.

Exposição ao sol

Uma vez foi amplamente acreditado que a exposição ao sol poderia curar a acne. Pequenas quantidades de exposição podem ajudar temporariamente, mas não a longo prazo. Na realidade, muita exposição direta ao sol pode piorar a acne e torná-la pior ainda. Sempre use protetor solar e proteja-se da luz solar, especialmente no meio do dia, quando a luz solar está no seu mais forte.

Então, o que você pode fazer se quiser uma pele perfeita?

A acne não é causada por um fator único, e não é resolvida por nenhum tratamento. Se você quiser alcançar a pele perfeita, você precisará usar uma combinação de técnicas pelo menos por meses e talvez até por um ano ou mais. Não importa o que os sites e os comerciais prometem, não há nenhuma técnica que se livra da maior parte de suas imperfeições em menos de um mês.

No entanto, se você é paciente, você pode usar uma combinação de técnicas recomendadas e executadas pelo seu dermatologista para suavizar a pele e estimular o crescimento de nova pele saudável.

Você já fez tratamento para acne? Como foi o tratamento? O que foi feito para sua pele?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.