Considerada uma forma crônica de eczema, a dermatite seborreica aparece no corpo onde há muitas glândulas produtoras de óleo, tais como a parte superior das costas, nariz e couro cabeludo. A causa exata da dermatite seborreica é desconhecida, embora os genes e hormônios tenham um papel. Os microrganismos que vivem naturalmente na pele também podem contribuir para dermatite seborreica. Há tratamento para a dermatite, que deve ser acordado com um médico dermatologista.

Dermatite seborreica: bebês, crianças, e adultos

Pessoas de qualquer idade podem desenvolver dermatite seborreica, incluindo crianças e bebes. Os desencadeantes da dermatite seborreica incluem:

Estresse

Alterações ou doenças hormonais

Detergentes, solventes, produtos químicos e sabonetes

Tempo frio e seco

Em geral, a dermatite seborreica é ligeiramente mais comum nos homens do que nas mulheres. Pacientes com certas doenças que afetam o sistema imunológico, tais como o HIV/AIDS, e as que afetam o sistema nervoso, como a doença de Parkinson, também estão em maior risco de desenvolver dermatite seborreica. A dermatite seborreica não é contagiosa

Tratamento para dermatite

A dermatite seborreica pode ser tratada e melhorada drasticamente, deixando sua pele com uma aparência muito melhor. (Foto: NetDoctor)

Dermatite seborreica: sintomas

A dermatite seborreica geralmente aparece no couro cabeludo, onde os sintomas podem variar de flocos secos (caspa) a escamas amarelas e oleosas com a pele avermelhada. Os pacientes também podem desenvolver dermatite seborreica em outras áreas oleosas do corpo, como o rosto, a parte superior do tórax e as costas. Os sintomas comuns da dermatite seborreica incluem:

  • Vermelhidão
  • Pele oleosa e inchada
  • Flocos brancos ou amarelados
  • Coceira ou queimação na pele

Dermatite seborreica: diagnóstico

A dermatite seborreica pode muitas vezes parecer ou aparecer com outras condições da pele, como dermatite atópica e a psoríase. Não há teste para diagnosticar dermatite seborreica. O seu médico irá perguntar sobre o seu histórico médico e também realizar um exame físico da sua pele. Às vezes, o médico poderá olhar no microscópio para determinar se existe uma infecção por fungos. Da mesma forma, uma biópsia de pele pode ser necessária para descartar as outras condições que se pareçam com a dermatite seborreica. Se você está com sintomas, faça uma consulta com seu médico dermatologista para obter o diagnóstico e o tratamento corretos.

Dermatite seborreica: tratamento

Em casos leves, um creme antifúngico tópico, shampoo ou sabonete podem ser receitados. Produtos como cetoconazol, sulfeto de selênio, alcatrão de hulha e piritiona de zinco podem ser suficientes para controlar os sintomas.

Em casos mais graves, você pode receber uma receita médica para um medicamento com corticosteroide leve para acalmar a inflamação também. Use corticosteroides tópicos apenas como indicado, ou seja, quando a dermatite seborreica está ativamente queimando.

Nos casos em que os corticosteroides não são apropriados, ou quando foram utilizados por um período prolongado, pode ser prescrito um medicamento tópico não corticosteroide. Esses medicamentos são chamados inibidores tópicos de calcineurina, e são aprovados para uso em adultos e crianças com dois anos de idade ou mais. Os agentes antifúngicos orais podem ser utilizados em casos muito graves.

Você tem dermatite seborreica? Como faz para tratar o problema?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.