Dores no ouvido: Causas, sintomas e tratamentos!
Uma dor de ouvido pode ser uma dor aguda, maçante, ou queimação em um ou ambos os ouvidos. A dor pode ser temporária ou permanente. Em alguns casos, a dor no ouvido pode também ser intermitente, variando de acordo com estação do ano, temperatura e localização.
Considerações sobre as dores no ouvido
Os sintomas de uma infecção no ouvido podem incluir:
- Dor de ouvido;
- Febre;
- Irritabilidade, principalmente em crianças e bebês;
- Aumento do choro (bebês);
- Sensação de calor nas orelhas.
Muitas pessoas vão ter perda auditiva temporária e menor durante ou logo após uma infecção no ouvido. Perda de audição permanente é rara, mas o risco aumenta com o número de infecções.
Leia também
Causas para as dores no ouvido
A trompa de Eustáquio sai a partir da parte média de cada orelha para a parte de trás da garganta. Este tubo drena o líquido que normalmente se acumula no ouvido médio. Se a trompa de Eustáquio fica bloqueada, o fluido pode acumular-se. Isto pode levar a pressão por trás da membrana timpânica ou uma infecção no ouvido.
Dor de ouvido em adultos é menos provável que seja a partir de uma infecção no ouvido. O que você acha que é dor de ouvido pode realmente estar vindo de outro local, como sua articulação temporomandibular, dentes, garganta ou em outro local.
Causas da dor de ouvido podem incluir:
- Artrite da mandíbula;
- Infecção de ouvido aguda;
- Infecção de ouvido crônica;
- Lesão da orelha por mudanças de pressão (a partir de grandes altitudes e outras causas);
- Objeto preso no ouvido ou cera de ouvido severamente impactada;
- Tímpano rompido ou perfurado;
- Infecção nos seios da face;
- Dor de garganta com dor referida para os ouvidos;
- Síndrome da articulação temporomandibular;
- Infecção dentária.
Dor de ouvido em uma criança ou bebê pode ser devido à infecção, uma ou mais das seguintes causas:
- Irritação do canal auditivo por cotonetes;
- Sabão ou shampoo ficar no ouvido.
Cuidados para as dores de ouvido
Os passos seguintes podem ajudar durante uma dor de ouvido:
- Bolsa de gelo ou toalha molhada aplicada ao ouvido externo por 20 minutos pode reduzir a dor;
- Para as crianças com idade suficiente para mastigar goma de forma segura, a mastigação pode ajudar a aliviar a dor e a pressão de uma infecção no ouvido;
- Se uma criança é desconfortável deitada, descansando em uma posição vertical pode ajudar a reduzir a pressão no ouvido médio;
- Gotas para os ouvidos são suaves e eficazes, desde que o tímpano não tenha se rompido;
- Analgésicos, como o paracetamol ou o ibuprofeno, podem proporcionar alívio para as crianças e adultos com uma dor de ouvido. Não dê aspirina para crianças;
- Você pode aliviar a dor de ouvido causada pela rápida descendente de grandes altitudes por engolir ou mascar goma.
Quando entrar em contato com um profissional médico?
Chame o seu médico se seu filho ou você estiver com febre alta ou dor severa ou parece mais doente do que é habitual para uma infecção no ouvido.
Especialmente quando ocorrem sintomas como tontura, forte dor de cabeça, inchaço ao redor da orelha, fraqueza dos músculos da face, parada repentina da dor (que pode ser sinal do tímpano perfurado) ou os sintomas não melhorarem em 24-48 horas, o médico deve ser consultado com urgência.
O que esperar de sua visita ao médico?
O médico irá fazer um exame físico e examinar as áreas de ouvido, nariz e garganta.A dor , sensibilidade ou vermelhidão do osso mastoide atrás da orelha sobre o crânio é muitas vezes um sinal de uma infecção grave.
Prevenção para as dores no ouvido
Evitar fumar perto de crianças ajuda na prevenção, já que o fumo foi mostrado como responsável em provocar milhões de infecções do ouvido a cada ano em crianças. Há como prevenir infecções do ouvido externo por não colocar objetos no ouvido e secar o ouvido após o banho ou a natação.
Tomando medidas para controlar alergias. Em particular, evitando os gatilhos de alergia. Spray nasal com esteroides podem ajudar a reduzir infecções de ouvido. No entanto, anti-histamínicos sedativos e descongestionantes não impedem infecções de ouvido. O mais importante? Só se medicar com autorização e indicação de seu médico.
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Por que a automedicação é tão perigosa?
Dor ao engolir. O que pode ser?
Dores de cabeça constantes. O que pode ser?
Qual o melhor remédio para tontura?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.