Sem dúvida o fator climático tem influências no horário em que as pessoas fazem atividades físicas. Hoje vamos falar sobre os pontos importantes que devem ser levados em consideração para realizar atividade física com segurança em dias frios ou de muito calor.

Ao longo deste artigo vamos discutir diversos pontos e dúvidas quanto à prática de atividades físicas nestas situações. É importante salientar que ambos têm suas necessidades especiais e é sobre elas que iremos tratar agora.

Faz mal praticar esportes quando está frio?

Especialistas alertam que se a pessoa tiver bom senso quanto ao seu limite e principalmente fizer uso de vestuário adequado, não existe nenhuma contra indicação quanto à prática de atividade física no frio.

Um fator que pode interferir negativamente na sua capacidade de realizar atividades em temperaturas frias é a hidratação incorreta. Apesar do clima frio, a necessidade de hidratação antes, durante e depois é muito importante.

Pessoas que fazem consumo de álcool ou possui diabetes ou doenças do coração podem ter uma diminuição drástica na sua capacidade de realizar atividades físicas ao ar livre no frio.

Na sequência do nosso artigo, vamos lhe dar dicas preciosas para se proteger do frio realizando atividades físicas.

Mantenha sempre uma boa hidratação

A desidratação altera a habilidade corporal de regulação do calor do corpo e pode aumentar as chances de congelamento. Apesar de sentir menos sede em climas frios, a ingestão de líquidos, especialmente água, é de extrema importância.

Evitar bebidas alcoólicas ou cafeína

O álcool tem efeito indesejado dilatando os vasos sanguíneos e aumentando a perda de calor. Como conseqüência, as chances de haver um evento hipotérmico são enormes. Além disso, tanto o álcool quanto a cafeína possuem em sua composição elementos que causam desidratação.

Utilizar roupas em camadas

O que muita gente não sabe é que utilizar várias roupas finas é mais eficiente do que apenas uma roupa grossa e pesada. Outro fator positivo de utilizar várias camadas é na hora da regulação da temperatura de acordo com que vai aumentando ou diminuindo a sensação de frio. O mais indicado é que exista uma combinação de 3 camadas.

  • A primeira camada, ou seja, a mais interna deve ser de tecido de poliéster para auxiliar na absorção da umidade do corpo. Deve-se evitar tecido de algodão, uma vez que o mesmo absorve o suor e consequentemente irá manter o corpo molhado.
  • Na segunda camada você pode optar por uma peça mais fina ou pesada, observe bem a intensidade do exercício. A dica é que esta camada seja de tecido de lã ou sintéticos.
  • A terceira e última camada é a mais externa e deve ser de tecido impermeável, mas que permita a respiração da sua pele. A dica neste caso é que sejam tecidos de nylon, por exemplo.
Faz mal praticar esportes quando está frio?

Atividades físicas no frio e suas precauções

Porque evitar roupas demais?

A prática de exercícios com roupas em excesso pode causar transpiração desnecessária, e como já foi dito, transpiração causa desidratação e ainda deixa o corpo úmido e frio.

A dica é que a roupa para prática de exercício físico te deixe sentindo um pouco de frio, algo que quando começar a se exercitar, rapidamente irá passar.

Proteger bastante a cabeça e extremidades do corpo

Comprovado cientificamente, o corpo precisa minimizar a quantidade de calor perdida, uma das suas respostas é a diminuição do fluxo sanguíneo para as mãos e os pés. Utilizar luvas e meias quentes evita a umidade e protegem as extremidades.

É aconselhado a utilização de um chapéu, gorro ou boné para minimizar a porcentagem de calor que geralmente é perdido pela cabeça no tempo frio.

Utilize proteção para sua boca

Utilizar um lenço ou uma máscara auxilia no aquecimento do ar antes de respirá-lo. Pode parecer bobeira, mas apenas tomando esta precaução, você evita dores no peito e ainda se protege de problemas respiratórios. Utilize também uma boa pomada de cacau nos lábios.

Agora que você conferiu todas as dicas para realizar atividades físicas em dias frios, vamos passar para as dicas e observações das práticas em climas bem quentes.

Atividade em clima quente faz mal?

Como praticar atividade em climas quentes com segurança?

Utilizar sempre óculos de sol e protetor solar

É muito importante que você use óculos escuros para proteger os seus olhos da luz e brilho do sol. Também de extrema importância utilizar protetor solar e protetor labial, observe a indicação aconselhada para sua pele.

Qual o tipo de calçado utilizar nos dias quentes?

Escolher um calçado adequado também é importante para diminuir as chances de acidentes ou lesões. A boa conservação do mesmo também pode minimizar os riscos. A dica é que o tênis de preferência seja a escolha e que o mesmo seja bem confortável e esteja em boas condições de uso.

Nutrição e Hidratação

Sem dúvidas o fator mais importante para quem irá Praticar atividades em climas bem quentes é uma boa alimentação e principalmente Uma ingestão constante de líquidos. Esse cuidado certamente vai permitir que faça sua atividade em segurança, além de ajudar na regulação da sua temperatura interna e fornecer energia suficiente para os músculos.

Durante a prática de exercício físico em climas quentes é necessário observar os sinais e sintomas de possíveis doenças relacionadas ao calor, são elas:

  • Cãibras musculares
  • Náuseas ou vômitos
  • Fraqueza
  • Dor de cabeça
  • Tontura

Ao sinal de qualquer situação citada acima, você deve cessar a atividade imediatamente, baixar a temperatura corporal e se hidratar imediatamente. Se dentro de meia hora os sintomas persistirem, você deve buscar um atendimento médico para avaliar melhor o quadro.

Como foi citado anteriormente é preciso se precaver de possíveis excessos, sendo assim observe os pontos citados no artigo e programe melhor seu quadro de horário sempre evitando situações de frios ou calor em demasia.

Observar a temperatura, conhecer seus limites, cuidar da hidratação, escolher bem o vestuário são sempre pontos importantes para manter sua atividade segura e trazer apenas benefícios para sua saúde.

Antes de finalizar nosso artigo queremos relembrar que indiferente das condições climáticas, é muito importante que você esteja apto a praticar atividades físicas, para isso é fundamental que busque a liberação médica.

Por fim, tanto o frio quanto o calor não devem ser motivos de desculpas para ficar sem praticar atividades físicas, mas não se esqueçam de fazê-la com mais responsabilidade nessas condições.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.