Testou positivo para dengue? Os médicos estão ocupados fazendo todo o trabalho, com cada vez mais pessoas sofrendo com esse vírus. Mas o que você tem que fazer agora para ajudar seu médico e sua saúde? O repouso absoluto, e nossas dicas de saúde abaixo, podem te ajudar a dar grandes saltos na recuperação da dengue.

Estou com dengue o que posso comer e beber: comece o dia com uma fruta ou vitamina de frutas

Mesmo se você não sentir vontade de comer alguma coisa, você deve começar o seu dia com frutas frescas, pois elas fornecem energia e ajudam a iniciar seu dia melhor. Maçã é um ótimo exemplo de boa fruta para comer pela manhã, bem como a laranja, pois são ricas em água e ajudam bastante na hidratação. É preferível fazer uma vitamina com leite, já que você deve comer alguma coisa após acordar pela manhã.

O que não pode comer quando esta com dengue? Prefira alimentos de fácil digestão

Alimentos de fácil digestão são: iogurte, bananas, ovos, peito de frango grelhado ou assado, arroz integral, salmão, aveia, abacate, entre muitos outros. A chave para recuperar rapidamente é comer esses alimentos para ajudar seu organismo a construir anticorpos mais rapidamente para combater a dengue. Alimentos gordurosos e muito processados devem ser evitados.

Tome os medicamentos para dengue na hora certa

Quer você goste ou não, os medicamentos prescritos pelo seu médico devem ser tomados na hora certa. No entanto, verifique a data de validade de todos os medicamentos e também pergunte ao seu médico a função de cada um dos medicamentos antes de tomá-los. Geralmente, para dengue, só é receitado um anti-inflamatório e anti térmico, mas pode ser que seu médico sugira medicamentos alternativos.

Recuperação da dengue

Não adianta ter pressa: para se recuperar da dengue, tem que ter muita paciência. Seguindo nossos conselhos saudáveis, você consegue agilizar bastante esse processo. (Foto: www.ndtv.com)

Quem esta com dengue pode comer ovo? E chocolate? E banana?

Pode comer ovo, pode comer chocolate, banana, ovo, em pequenas refeições, ao longo do dia. A pessoa com dengue deve evitar sobrecarregar o sistema digestivo com alimentos pesados, como frituras, salgadinhos, massas processadas, etc. Você vai se sentir fraco, mesmo depois de receber alta da dengue. Portanto, certifique-se de comer pequenas refeições freqüentes para mantê-lo cheio, ao invés de uma a três refeições no dia com o prato cheio. Como você ainda está tomando medicamentos, é importante preencher o estômago para lutar contra o vírus da dengue e evitar uma recaída.

O que tomar quando esta com dengue? Muita água e suco natural!

Água potável durante todo o dia. Você pode tentar também beber água de coco, sucos de frutas caseiras, ou água adocicada para evitar a desidratação. Além disso, certifique-se de tomar um gole de água a cada poucas horas para evitar a secura da boca, ajudando a eliminar as toxinas do corpo.

Evite comer porcarias, alimentos processados, bebidas diuréticas, e bebidas energéticas durante a dengue

Depois de toda a comida sem graça que você foi comer todos os dias, você pode sentir vontade de comer uma batata frita ou comida picante. Mas esta ideia não é uma boa opção, já que o seu corpo ainda está lutando contra a doença e sua imunidade está baixa. Ao evitar esses alimentos, você estará aumentando suas chances de recuperação, além de acelerar o processo. Bebidas diuréticas, incluindo qualquer forma de álcool, e muitos dos chás, devem ser evitados. Café e energéticos também devem ser evitados, pois podem piorar os sintomas da dengue, como dores de cabeça.

Em vez de comer alimentos gordurosos e pobres em nutrientes, opte por frutas secas, como passas, frutas desidratadas, e torradas integrais.

Com dengue? Então é melhor jantar mais cedo

Quem está com dengue deve jantar mais cedo, por volta das 8/9 da noite, já que é necessário tomar os medicamentos. Ao jantar mais cedo, você tem tempo suficiente entre o sua refeição e seu sono, de modo que o alimento que você come é digerido facilmente, evitando complicações estomacais durante a noite.

Opções saudáveis de alimentação são os melhores aliados contra a dengue

A maioria das pessoas tendem a sofrer de constipação, devido aos inúmeros medicamentos que eles tem que tomar durante o tratamento. E para lidar com a constipação, a única maneira é comer alimentos ricos em fibras e beber sopas ricas nesse nutriente. Linhaça e alimentos integrais, são exemplos de alimentos ricos em fibras.

Recomendamos seguir às dicas da ASBRAN para as recomendações nutricionais em quadros de dengue.como, por exemplo, não comer maçãs, que podem desencadear a dengue hemorrágica graças às substâncias antitrombóticas nela presentes. Uma recomendação de nossa leitora Amanda Claudino (obrigado, Amanda!).

Enquanto estiver com dengue, repouso será seu sobrenome

Você pode se sentir fraco por alguns dias e, portanto, é aconselhável tomar descanso suficiente. Evite alongamentos ou exercícios por alguns dias, já que isso pode agravar ainda mais a sua condição. E não se esqueça de tomar seus medicamentos antes de ir para a cama.

Médico para a dengue: não se esqueça de voltar depois da recuperação!

Depois de ter concluído o ciclo de uso dos medicamentos, e você estiver encaminhando à recuperação, certifique-se de visitar o seu médico para acompanhamento (mesmo se você estiver completamente bem). Um exame de sangue é aconselhável, já que há chances da dengue voltar se o tratamento não for continuado e encerrado apenas após a dengue “sumir”.

Você já teve dengue? Como fez o tratamento? Quais alimentos e bebidas te ajudaram a se recuperar?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.