As diferenças entre os tipos de sal não são apenas importantes para criar uma dieta saudável. Cada um dos tipos de sal tem propriedades e gostos diferentes, que influenciam diretamente o sabor de suas receitas. Conhecendo os tipos de sal de cozinha será um toque de chefe na sua rotina de cozinha.

Tipos de sal: sal Kosher

Todos os pratos que você preparar na cozinha podem usar o sal Kosher. Ele é um tipo de sal que dissolve rápido, e seu sabor se dispersa rapidamente, por isso chefs recomendam usá-lo com tudo, desde carne de porco assada, até uma simples pipoca.

Esse tipo de sal é fabricado a partir da terra ou do mar. O sal Kosher tem o seu nome porque seus cristais o tornam perfeito para curar a carne em um dos passos no processo de preparo da carne kosher (regras da alimentação judaica).

Esse sal tem uma textura grossa, que facilita na hora de pegar pitadas para colocar na comida.

Onde comprar? Supermercado local e lojas de especiarias.

Tipos de sal de cozinha: sal marinho cristalizado ou sal tradicional

Este tipo de sal acrescente uma explosão de sabor nos alimentos recém cozinhados. Estes cristais vão complementar qualquer receita.

Sua textura pode ser fina ou grossa. O tamanho dos cristais irregulares afeta o quão rápido o sal se dissolve. Ele varia de cor, dependendo dos minerais que contém. Estas impurezas naturais podem adicionar sabores sutilmente salgados, doces, ou mesmo amargos para os sais.

Obs.: sal marinho e sal tradicional são praticamente iguais em gosto e propriedades.

Onde comprar? O sal marinho pode ser comprado em qualquer supermercado, mercearia, e lojas de especiarias. O sal rosa do himalaia, que é um sal rico em óxido de ferro, pode ser encontrado com mais facilidade em lojas de especiarias.

Quais tipos de sal existem para cozinha

Os tipos de sal são variados. Você pode até encontrar tipos de sal na cor preta ou marrom. (Foto: themindunleashed.org)

Tipos de sal para hipertensos: flocos de sal marinho

Esses flocos trazer um um sabor encorpado para legumes ou frutos do mar cozidos no vapor. Pegue uma pitada, esmague os cristais entre os dedos, e deixe-os cair sobre os alimentos preparados na hora. Por sua dissolução ser mais rápida, você precisa de uma menor quantidade para dar o gosto aos alimentos. Por isso, hipertensos podem se beneficiar desse tipo de sal.

Sua textura é suave, pura, e os flocos tem a dissolução mais rápida.

Onde comprar? Lojas de especiarias e supermercados gourmet.

Flor de sal

É um sal de mesa em ocasiões especiais, feito para ser usado e polvilhado sobre alimentos pouco antes de comer. De sabor delicado, ele adiciona um toque perfeito de salinidade para legumes e frutas recentemente cortadas.

A textura é cristalina, o que significa que fleur de sel derrete lentamente na boca. Seu sabor terroso, agradável permanece na língua.

Onde comprar? Lojas de especiarias e, raramente, em supermercados gourmet.

Sal de rocha

Ele é usado para fazer sorvete e degelas. O sal de rocha é misturado com gelo em máquinas de sorvete a manivela antigas para regular a temperatura.

Tem uma textura grande, grossa, de cristais não uniformes. Minerais e outras impurezas inofensivas pode dar-lhe uma cor acinzentada.

Onde comprar? Lojas de especiarias e raramente, em supermercados gourmet.

Tipos de sal para hipertensos: sal light

O sal light nada mais é do que o sal tradicional ou outro tipo de sal com metade ou até menos quantidade de sódio. Ideal para hipertensos, compartilha o mesmo sabor da versão “normal” da qual removeu o sódio. Os hipertensos tem que tomar cuidado para não exagerar na quantidade de sal light nos alimentos: como ele é mais suave, as pessoas tendem a exagerar.

A textura pode ser desde flocos até cristais, dependendo do tipo de sal que ficar melhor na sua receita.

Onde comprar? Lojas de alimentos naturais e supermercados.

Sal líquido

É o sal tradicional diluído em forma líquida. De fácil aplicação, esse tipo de sal pode ser usado em diversas receitas que precisem de um controle mais adequado da quantidade de sal a ser usado.

Onde comprar? Supermercados.

Sal do Himalaia e Sal do Havaí

Ambos são uma variação do sal marinho, porque são ricos em minerais, como o óxido de ferro. Adquirem uma coloração diferente, e tem um gosto um pouco diferenciado, mas não muito. Suas propriedades “medicinais” ainda não forma comprovadas, e a quantidade de minerais presentes nesses dois tipos de sal pode ser obtida da alimentação normal sem mudanças drásticas na dieta. A textura desses sais pode variar como o sal marinho, de acordo com sua receita e escolha, mas geralmente, eles são encontrados em textura mais grossa.

Onde comprar? Lojas de alimentos naturais e de especiarias, supermercados gourmet.

Esquecemos algum tipo de sal de cozinha? Deixe nos comentários os tipos de sal que esquecemos de colocar!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.