No artigo de hoje vamos falar sobre as melhores dicas para correr melhor e mais rápido. Saiba qual é o melhor horário para correr e também qual é o melhor tênis.

Para responder todas as dúvidas e te ajudar a melhorar o desempenho na corrida, trouxemos 10 dicas preciosas e pedimos para que leiam atentamente cada uma delas.

Realizar um exame médico

Antes de qualquer atividade física o primeiro passo é consultar um médico e realizar exames para aptidão física. Geralmente é avaliado o seu sistema cardiovascular e também o seu aparelho locomotor.

Nestas avaliações é observado se os joelhos estão em boas condições para realizar a atividade física desejada. Por fim, um acompanhamento de um profissional de Educação Física é fundamental para garantir que a prática daquela atividade traga apenas benefícios para seu corpo.

Investir em equipamentos de qualidade

Investir em um tênis de qualidade que possui um sistema de amortecimento eficaz é fundamental para proteger as suas articulações. Não só o tênis é importante, as vestimentas também devem ser confortáveis e favorecer a prática do exercício.

Sendo assim, é importante deixar de lado as roupas de algodão e escolher de preferência short e camiseta de tecido sintético. Porque está escolha? A resposta é muito simples, este tipo de tecido facilita a perda de calor é mais leve e por isso, torna-se mais confortável.

Alongar corretamente

O alongamento é importante tanto antes, quanto depois da atividade física. O alongamento pré-exercício serve para preparar a musculatura e as articulações para o exercício que será realizado.

Já o exercício pós-atividade física serve para relaxar a musculatura que foi trabalhada e encontra-se extremamente tensa. É muito importante entender que o alongamento pós- exercício deve ser bem leve.

Como correr melhor e com segurança?

Melhores dicas para correr mais e melhor

Hidratação

Qualquer pessoa que quer praticar exercício físico seja ele qual for, deve criar o hábito de beber muita água. Se mesmo sem praticar atividade física, isso já é fundamental para nossa saúde, imagine para quem vai praticar atividade e aumentar a quantidade perdida.

Escolher o local ideal

Essa dica é muito importante principalmente para as pessoas que estão começando. Escolher um terreno muito duro, irregular ou muito íngreme, pode contribuir para o desenvolvimento de problemas nas articulações.

As pessoas acabam forçando as articulações além do limite e podem torcer o pé ou o joelho, ou desenvolver tendinite e outros problemas articulares. Sempre que possível escolha exercícios físicos na grama ou um piso plano para evitar tais lesões.

Escolha do horário

Escolher o horário certo permite um desempenho muito melhor. Os períodos do dia com a temperatura mais amena são os mais aconselhados. É importante saber que o calor excessivo reduz e muito a sua capacidade de correr.

Outra escolha importante é observar o horário mais tranquilo e com menos trânsito de carros e pedestres. Sabemos que muitas pessoas praticam atividade física nas ruas e essa realidade deve ser observada.

Posicionamento dos braços

Pode parecer besteira, mas o posicionamento ideal dos braços permite um melhor desempenho e menor gasto energético. Sendo assim, é importante manter os antebraços paralelos ao solo a um ângulo de 90° em relação ao resto do corpo.

Essa angulação acontece nas corridas em locais planos. Nas corridas em locais íngremes acontece uma alteração da postura, alteração esta que é fundamental para a manutenção do equilíbrio, tornando os movimentos mais harmônicos.

Preserve a segurança

Sabemos que muitas pessoas praticam a corrida nas ruas e o cruzamento com semáforo fechado é uma realidade diária. Sabemos também que a corrida deve ser continua sem grandes paradas não é mesmo?

Bom, neste caso você não deve mudar ritmos e correr riscos a fim de correr desesperadamente antes de o sinal fechar. A escolha correta é ir até determinado ponto da calçada e retornar, faça isso até que o sinal verde permita a continuação do seu trajeto em segurança.

Respirar de forma correta

Muitas pessoas não conseguem uma coordenação eficiente entre sistema locomotor e sistema respiratório. Mas muitas não conseguem por falta de instrução.

A fórmula secreta é realizar a inspiração pelo nariz e a expiração pela boca. Por mais óbvio que pareça isso deixa de ser feito pelas pessoas que correm em um ritmo mais veloz.

Quando a intensidade aumenta, as pessoas tendem a abrir a boca na hora errada visando levar mais ar para os pulmões. Com concentração isso não irá acontecer e seu desempenho é melhor.

Tomar banho frio

Como já foi dito, um alongamento leve após a atividade física é importante para promover um relaxamento muscular. Outra dica importante para maximizar este relaxamento e reduzir as dores pós-treino é tomar um banho frio.

Chegamos ao final deste artigo pessoal e agradecemos a sua atenção. Aproveitamos para convidá-los a ficar em nosso site e conferir outras publicações, tem muita informação interessante esperando sua visita.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.