Se você é uma pessoa que pratica atividade física ou pensa em iniciar, certamente vai se deparar com uma dúvida antiga, estamos falamos dos alongamentos pré e pós atividade física.

Neste artigo vamos falar sobre o alongamento estático e também sobre o alongamento dinâmico. Existe diferença entre o alongamento estático e dinâmico? Qual deles é melhor e como fazer o alongamento de maneira correta?

Vamos começar sendo bem sincero, não há uma fórmula ideal, mas ao longo desta publicação vamos discutir bem o assunto e explicar cada ponto detalhadamente para que você possa realizar a escolha certa para seu caso.

O que é o alongamento?

Primeiro você tem que saber ao certo o que é alongamento. Eles são exercícios que buscam preparar os músculos e articulações para as atividades intensas que serão realizadas. O alongamento também tem a função de relaxá-los, após se exercitar e em ambos os casos, ajuda na prevenção de lesões e promovem maior amplitude de movimento.

É quase uma regra que a pessoa faça o alongamento antes de exercitar, mas qual é a melhor forma de se alongar? A reposta vai depender de qual modalidade esportiva você pratica e também qual seu nível de condicionamento e exigência no exercício.

Alongamento estático ou dinâmico?

O alongamento estático é o mais tradicional, sendo aquele em que a pessoa estende a musculatura determinada e a matem por um período de tempo. Já o alongamento dinâmico é popularmente confundido com o aquecimento, porque são atividades que exigem maior atividade corporal.

Dentre os alongamentos dinâmicos mais conhecidos, podemos citar o polichinelo, a elevação de joelho, rotações de braços, entre outros. Sem dúvida eles também têm a capacidade de promover aquecimento, mas isso não é o foco do artigo.

Qual alongamento fazer antes do exercício?

A indicação é que priorize os alongamentos dinâmicos, uma vez que eles simulam os movimentos que serão realizados, mas de uma forma bem mais suave.  Lembre-se de dar foco para o alongamento dos membros que mais serão exigidos no exercício que será realizado.

Tudo sobre alongamento dinâmico e estático

Alongamento estático é melhor que dinâmico?

Qual alongamento fazer depois do exercício?

Para o pós exercício a dica é alongar de maneira estática, visando apenas relaxar a musculatura exigida durante a atividade física. Esse alongamento vai contribuir por uma recuperação melhor das fibras musculares. É preciso tomar muito cuidado com a tensão do alongamento, para não provocar lesões.

É importante frisar que não existe contra indicação para combinar os dois tipos de alongamento, mas é interessante que a maior parte do alongamento seja de acordo com as dicas passadas.

Sentir dor no alongamento

O alongamento tem que ser bem feito, isso não significa que você deve estender o músculo até sentir uma dor forte. A forma correta é estender até sentir uma tensão na musculatura, mas a dor tem que ser suportável.

Os alongamentos para preparar para a atividade física e para recuperar pós exercício tem funções distintas de alongamentos visando desenvolver a capacidade física flexibilidade, porque neste caso é necessário suportar um desconforto bem maior.

Relação clima e alongamento

O alongamento é como o condicionamento físico, requer boa atenção e a evolução acontecerá de forma gradativa. Durante os dias frios, maior deverá ser o tempo destinado ao alongamento, uma vez que os músculos tendem a ficar muito mais rígidos.

Como alongar de maneira correta?

Diversos estudos apontam que os alongamentos com mais de 30 segundos podem promover aumento da flexibilidade, da força e diminuem as chances de lesões musculares.

Um alongamento bem feito consegue minimizar as dores musculares pós treino de alta intensidade, mas surte a pergunta, como deve ser um alongamento bem feito? O alongamento bem feito é aquele realizado de forma correta e que completa.

A série de alongamentos deve apresentar pelo menos 15 a 20 minutos de duração, abaixo disso o alongamento é considerado insuficiente. Aquela pessoa que conta 10 segundos aqui e ali e parte pro exercício físico, certamente não se alongou.

Considerações finais

Apesar de todas as discussões envolvendo qual alongamento é melhor que o outro, a forma mais eficaz de se prevenir e se preparar para os exercícios físicos é dinâmico antes e estático depois.

O bom alongamento tem função relaxante e podem te ajudar a ter uma qualidade de sono melhor, além dos outros benefícios citados ao longo do nosso artigo. Consulte um profissional de Educação Física para obter uma orientação correta de como é cada alongamento.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.