Bepantol serve para…?

Em Saúde por André M. Coelho

Pantenol é um ingrediente comum utilizado em produtos de cuidados da pele, incluindo cosméticos, sprays de cabelo, xampus e condicionadores. Este ingrediente natural pode ser encontrado em plantas e é uma forma de vitamina B5, também referida como ácido pantoténico. Esta substância, através de pesquisas, foi comprovada como eficaz para melhorar a aparência e amaciar a pele. Por causa de propriedades umectantes do pantenol, é facilmente absorvido em camadas abaixo da superfície da pele.

Esta vitamina é comumente usado em cosméticos e sabonetes, incluindo o Bepantol, sua forma mais famosa no Brasil. Pantenol ou ácido pantotênico podem ser encontrados na maioria dos alimentos, incluindo carnes, legumes, laticínios e pães integrais, cereais e massas. Os alimentos frescos são a melhor fonte para pantenol e não é eliminado por processos normais de cozimento.

Leia também

Bepantol serve para que?

O Bepantol tem o pantenol como substância ativa. Esta substância é usada em pomadas e produtos de higiene pessoal, e é capaz de tratar as irritações da pele, tais como queimaduras, queimaduras solares leves, picadas de insetos e cortes quando misturado com a alantoína. Outras funções incluem melhorar a hidratação da pele, reduzir a coceira e inflamação e acelerar a cicatrização de feridas epidérmicas. O Bepantol pode ser encontrado em forma de spray de fácil aplicação, além de creme e gel. O pantenol também oferece propriedades antimicrobianas, que são importantes para o controle do crescimento de bactérias e de transmissão destas. Pantenol também pode ser encontrado em tratamentos de acne, devido à sua capacidade para neutralizar bactérias.

Bepantol serve para os cabelos?

Pantenol é usado em cosméticos e produtos de cabelo para ligar folículos pilosos, proteger e umedecer os cabelo, lubrificando os folículos. Por causa dos efeitos hidratantes associados com pantenol, a pele pode tornar-se mais macia e suave com a utilização de produtos de pantenol. Este ingrediente, também é útil para o tratamento do cabelo quimicamente danificado. Sua propriedade selante dá ao cabelo o visual brilhante, macio e sedoso. Assim, o bepantol, graças ao pantenol, pode ser útil para ajudar contra a queda de cabelo e hidratação do mesmo.

Propriedades anti-envelhecimento do Bepantol

Pantenol acalma, suaviza e hidrata a pele, reduzindo a aparência de linhas finas e rugas. Suas propriedades esfoliantes combatem os radicais livres e promovem novas células da pele para se regenerar de forma consistente, oferecendo uma aparência mais jovem, fresca. É um ingrediente cada vez mais comum de produtos de maquiagem e usado em algumas marcas de rímel como um espessamento e agente hidratante, para proporcionar benefícios semelhantes aos que proporciona aos cabelos. Seus atributos como um umectante e emoliente fazem do pantenol útil em bases e corretivo, bem como permitindo uma aplicação mais suave destes produtos, e poder ajudar a criar os efeitos visuais de iluminação na pele.

Tipos de Bepantol

Antes de comprar o Bepantol, não se esqueça de verificar com seu médico qual a forma mais eficiente para seu caso: gel, pomada, líquido ou spray. (Foto: vilamulher.com.br)

Bepantol serve para a pele?

Pantenol é usado para reforçar as unhas e suavizar a pele, oferecendo benefícios hidratantes que penetram na camada superior da superfície da pele. Contendo propriedades curativas, é eficaz para acalmar a pele seca, hidratar e curar a pele rachada. Pantenol ajuda a pele e outros tecidos do corpo a manter a saúde ótima e promove a cicatrização de tecidos, bem como tomar parte no metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos, levando a mais saudáveis ​​tecidos, células e órgãos. Com essas propriedades, o Bepantol pode ser eficiente na ajuda para remoção de manchas na pele, promovendo a renovação celular, assim como clarear manchas escuras na pele, como as temíveis olheiras.. Pode também ser usado para acalma e suavizar os efeitos de uma alergia, assaduras, espinhas e micoses.

Bepantol na medicina alternativa

O Pantenol é muitas vezes utilizado no tratamento de artrite reumatoide, bem como para a redução dos níveis de colesterol no sangue. Os profissionais de saúde monitoram o uso de ácido pantotênico no tratamento da artrite reumatoide. Em alguns casos, pode ser usado para ajudar a diminuir o colesterol e triglicérides em diabéticos naqueles que não podem tomar tradicionais medicamentos para baixar o colesterol, pois eles contêm niacina, que pode afetar os níveis de açúcar no sangue. Em tais casos, o médico irá determinar a dosagem de Pantenol (lembrando que estamos falando da substância ativa do Bepantol e não do Bepantol em si).

Bepantol e os cuidados no seu uso

O pantenol é um seguro para uso. Além disso, a segurança do pantenol e ácido pantotênico foi avaliada já por especialistas e considerados seguros para uso em cosméticos e produtos de higiene pessoal. Embora os estudos têm mostrado que o pantenol é seguro para uso em cosméticos, para o primeiro uso, realizar um teste em sua pele para evitar reações alérgicas a este ingrediente do Bepantol.

Bepantol e suas contraindicações

Precisamos reforçar que o Bepantol nada mais é do que uma forma comercial para o Pantenol. Existem vários produtos com a mesma substância ativa ou como coadjuvante que podem contribuir para sua saúde. Porém, é necessário que você visite um médico ou profissional de saúde para ter a recomendação correta de acordo com seu caso. Não vá usando o Bepantol para qualquer problema que você tiver pois além de esconder sintomas importantes para um diagnóstico correto pelo médico, você pode estar piorando ainda mais seu problema.

Você já usou Bepantol para algum problema de saúde? Quais foram os efeitos causados? Como você chegou ao Bepantol como solução? Compartilhe nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.