Enquanto tomates podem fazer parte de qualquer refeição, os tomates em fatias deixam para trás um problema: você deve guardar o tomate cortado na geladeira, como faria com outras frutas, e arriscar arruinar a textura e sabor, ou deve armazenar o tomate de outra forma? A resposta pode te surpreender, depois de tantos mitos sobre esse armazenamento.

Onde armazenar o tomate picado?

Ao contrário do que muitos falam sobre o armazenamento de tomates na geladeira, que supostamente mata compostos de sabor e faz com que os tomates fiquem ruins, é melhor armazenar tomates cortados na geladeira. Os tomates cortados são ímãs para bactérias e suscetíveis a deterioração fora dela, especialmente porque a maioria das cozinhas domésticas mais quentes nos meses de verão.

Qual a temperatura para armazenar tomates picados?

A temperatura de armazenamento ideal para tomates inteiros é de 12º C. Enquanto os tomates não maduros devem sempre ser armazenados à temperatura ambiente, estudos recentes sugerem que é bom e talvez até melhor para armazenar tomates maduros inteiros na geladeira, desde que sejam trazidos de volta à temperatura ambiente antes de comer. Supondo que você esteja cortando um tomate perfeitamente maduro, guardar a outra metade cortada na geladeira não vai arruinar o tomate.

Guardando tomate picado

O tomate picado é fácil de guardar na geladeira, basta seguir algumas instruções simples. (Foto: Low Carb Yum)

Como conservar tomate picado na geladeira?

Armazene as metades de tomate cortadas em uma toalha de papel dentro de um recipiente de armazenamento e use dentro de dois dias. O tomate melhorará o gosto se você pode removê-lo da geladeira em até 30 minutos antes de comer para trazê-lo de volta à temperatura ambiente. Os tomates cortados também devem ser armazenados em um recipiente de armazenamento na geladeira. Depois de alguns dias na geladeira, o corte do tomate deve ser usado ou congelado.

Outras dicas para guardar o tomate na geladeira

Alguns chefes preferem envolver seus tomates cortados em plástico e mantê-los na geladeira, de preferência por um curto período de tempo. Eles recomendam a sua utilização o mais rápido possível.
Mas como os tomates podem desenvolver uma textura viscosa depois de apenas algumas horas no plástico, recomenda colocar o tomate cortado para baixo em um prato, cobrindo-o com um pano de algodão para dissuadir as moscas e deixando-o no balcão para chegar à temperatura ambiente..

Alternativamente, ao invés de armazenar o tomate sobrando em um pequeno lote de molho com a adição de salsinha ou cebolas, pimenta, sal e suco de limão, fazendo uma mistura deliciosa para combinar com qualquer prato.

Você pode também retirar as sementes, deixá-las para secar e plantar no seu jardim.

Você tem um método favorito para armazenar tomates cortados e outras frutas, legumes e verduras? Conte-nos nos comentários!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.