Os tomates são ricos em várias vitaminas diferentes e isso os torna um ótimo alimento para incluir em sua dieta diária. Você pode esperar para tratar o seu corpo a boas doses de vitamina A, B6, C e K. Minerais e outros nutrientes, tais como o magnésio, cobre, niacina, tiamina, fósforo, potássio e folato estão em doses significativas no tomate. Só isso já mostra muitos dos benefícios do tomate e claro, um pouco do que o suco de tomate pode proporcionar para sua dieta.

Suco de tomate: como fazer?

Antes de começar, é preciso saber como fazer um suco de tomate realmente nutritivo, começando pela escolha dos melhores tomates. Escolha tomates vermelhos brilhantes na cor, com uma pele lisa e sem rugas e que são firmes ao toque. Quando um tomate se torna mais macio e mais maduro é melhor usado para fazer molhos.

Quando os tomates não são mais adequados para comer eles vão desenvolver manchas pretas sobre a fruta e a pele vai afundar. Para não perder o gosto, é melhor colocar o tomate fora da geladeira, mas você pode colocá-lo em partes menos frias para conservar por algum tempo. Tomates que ainda não estão maduros o suficiente para comer são comumente colocados perto de uma janela no sol suave para amadurecer.

Tomates têm baixos níveis de gordura saturada, colesterol e sódio. Eles também contêm muito poucas calorias, que é outra grande razão para incluir um monte deles em qualquer dieta saudável.

Para o suco, use um ou dois tomates, um copo ou mais de água (depende da concentração do suco que você quer), açúcar ou adoçante, e bata todos os ingredientes no liquidificador. Algumas pessoas misturam laranja, couve, manjericão, hortelã, ou outros ingredientes ao suco, e pode ficar gostoso. Faça experiência para encontrar uma receita que funcione melhor para você.

Agora, vamos então aos benefícios do tomate!

Suco de tomate na dieta

O suco de tomate é nutritivo, gostoso, e refrescante, sendo uma excelente adição para qualquer dieta. (Foto: Mamabee.com)

Tomate benefícios no combate ao câncer

Comer tomates tem sido associado com uma redução no risco de câncer de próstata, bem como outros tipos, como câncer de garganta, faringe, esôfago, boca, cervical, pulmão, estômago, cólon e câncer de ovário. O licopeno é o ingrediente que promove esses benefícios para a saúde. A dieta mediterrânea, onde os tomates são cozidos com azeite, contribui para baixas taxas de câncer nos países da região.

Suco de tomate: para quê serve? Para te proporcionar ossos fortes!

A riqueza de cálcio no tomate significa que seus ossos se beneficiam quando você incluir esta fruta em sua dieta regular. Os tomates contêm também a vitamina K, que é benéfica para manter os ossos saudáveis e fortes. O licopeno, mais uma vez, desempenha um papel na saúde óssea, principalmente na densidade dos ossos. Isto é especialmente importante enquanto você começa a envelhecer e doenças como a osteoporose começam a dar seus primeiros sinais.

Tomate ajuda no sono saudável

Se você está tendo problemas para obter uma boa noite de sono, tente beber um copo de suco de tomate antes de dormir. Com certeza, você vai ter um sono muito melhor, mais tranquilo, e sem quaisquer distúrbios.

Suco de tomate faz bem para a pele

Níveis elevados de licopeno são conhecidos por ajudar na luta contra os sinais de envelhecimento como rugas, linhas de expressão, e danos causados pelo sol. O licopeno é um antioxidante com muitos benefícios à saúde para a pele.

Tomate ajuda a limpar o organismo de substâncias tóxicas causadas pelo fumo

Fumar cria carcinógenos que podem danificar seu corpo. Alguns nutrientes do tomate são creditados com a habilidade de proteger o corpo dos carcinógenos criados a partir da fumaça do cigarro. Com essa habilidade, é mais fácil para tratar os efeitos nocivos do fumo.

Tomates são ricos em antioxidantes

Os antioxidantes são ricos em tomates. Isso significa que os radicais livres em seu corpo podem ser neutralizados e os danos às células podem ser minimizados. Pode ser benéfico também para quem tem histórico de câncer na família ou doenças relacionadas a idade, como uma forma de reduzir os problemas causados.

Vitamina A do suco de tomate

A vitamina A nos tomates traz muitos benefícios de saúde. Você notará o cabelo mais forte e mais brilhante quando você tem boas quantidades de vitamina A em seu sistema. Não só isso: sua pele, unhas e dentes mostrarão sinais de melhora devido à vitamina A.

Saúde dos olhos melhorada com o suco de tomate

Seus olhos vão agradecer quando você come um monte de tomates, e o suco concentrado é melhor ainda. A vitamina A e a vitamina C nos tomates podem ajudar a melhorar a sua visão normal, bem como ajudar a prevenir o desenvolvimento da cegueira noturna. A vitamina A é pensada para ser um fator contribuinte na prevenção de doenças oculares, tais como a degeneração macular e a catarata. Vários outros antioxidantes nos tomates ajudam a proteger os olhos dos danos causados pela luz.

Tomate contra a diabetes

Os diabéticos devem incluir tomates regularmente em sua dieta. O cromo nos tomates ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, os tomates tem muito poucos carboidratos e são ricos em fibras. Todos são traços que ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue em um nível seguro.

Suco de tomate e saúde do coração

As vitaminas A, B, C e potássio tornam os tomates bons para os corações. Eles trabalham para reduzir o colesterol, para baixar a pressão arterial, prevenir acidentes vasculares cerebrais e também trabalham em conjunto com outros nutrientes para reduzir a chance de doença cardíaca.

Como você pode ver, há muitos benefícios de saúde pelo suco do tomate comum. O tomate é um vegetal adaptável que pode ser comido em saladas, em sanduíches, em sopas, e nas mais diversas receitas.

Qual é a sua maneira favorita para incluir tomates em sua dieta? Já fez um suco de tomate antes? Como ficou?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.