Ir ao supermercado ou à feira do seu bairro e pegar alguns produtos fresco orgânicos é algo prazeroso para os adeptos da alimentação saudável. O único problema com a compra de produtos orgânicos frescos é que ele pode rapidamente começar a murchar, perdendo importantes nutrientes para a alimentação saudável.

No entanto, algumas dicas e truques podem ajudar a fazer seu produto fresco durar mais tempo. Confira essas cinco dicas para manter seus legumes frescos por mais tempo.

Como conservar alimentos orgânicos: mantenha batatas, cebolas, e alho em um lugar fresco e escuro

Verifique se você tem um local para cebolas, batatas, e alho, que são melhor armazenados em um local escuro e fresco em sua cozinha, em vez de um congelador ou geladeira. Um bom local é a despensa ou em um armário. Antes de guardar, não lave. Em vez disso, lave estes vegetais antes de você estiver prestes a usá-los, para deixar uma camada de proteção sobre os tubérculos.

Leve à geladeira outros vegetais de raiz e sementes

Enquanto as cebolas, batatas, e alho e devem ser mantidos fora da geladeira, outros vegetais de raiz, tais como cenouras, beterrabas e nabos, devem ser mantidos em sacos plásticos perfurados na geladeira. Também não se esqueça de cortar as folhas verdes dos topos desses vegetais porque elas podem tirar a umidade da raiz. A chave com estes vegetais é manter a umidade, de modo que o saco perfurado ajude a proporcionar algum fluxo de ar sem puxar muita umidade. Sementes, uma parte integral da alimentação saudável, devem ser guardadas na geladeira, em potes escuros e fechados.

Estratégia para conservar alimentos frescos

Cada alimento orgânico precisa de um armazenamento apropriado para evitar o apodrecimento precoce e a perda de importantes nutrientes para a alimentação saudável. (Foto: itsallabouti.info)

Remova as folhas estragadas ou murchas de vegetais de folhas

Uma maçã podre pode estragar uma caixa inteira, e este princípio também se aplica às folhas verdes. Se você comprar verduras pré-lavadas no supermercado ou feira, Não se esqueça de abrir o pacote assim que você chegar em casa, e fazer a seleção do conteúdo. Se você ver qualquer dano, ferida ou pedaços viscosos, tire e descarte. Se você deixá-los lá, eles podem causar danos para o resto do vegetal de folhas também.

Limpe individualmente cogumelos, frutas do bosque, e legumes pequenos

Você deve limpar cada um individualmente com uma toalha de papel úmida. Frutas do bosque, como morangos, amoras, e cerejas, também devem receber esse procedimento. Legumes pequenos, como tomates cereja, precisam também ser lavados e secos individualmente. Guarde na geladeira, pois estes produtos orgânicos são muito sensíveis ao calor.

Faça o branqueamento dos legumes para congelar

Muitas pessoas só tem os fins de semana para preparar suas refeições. Por isso, deixar frutas e legumes congelados da forma certa é uma forma ideal de conservar produtos orgânicos por mais tempo. Claro, não dá pra fazer isso com todos os legumes, frutas, e vegetais, mas a grande maioria pode ser muito bem conservada por meses no congelador. Legumes e verduras podem precisar fazer o “branqueamento”, que é começar a cozinhar, para protegê-los do frio do congelador.

Nunca coloque tomates na geladeira

Embora tecnicamente uma fruta, nós o cozinhamos com eles como se fossem um legume. Se você colocar os tomates na geladeira, eles podem rapidamente perder o sabor. Para manter frescos os tomates, eles tem que ficar fora da geladeira, em um lugar arejado, ventilado, e sem incidência direta de sol. Você pode sempre colocá-los em um saco de papel, se você quer para amadurecê-los mais rápido.

Escolha frutas e legumes levemente “verdes”

Quando você compra uma fruta ou legume maduro, significa que o vegetal já está chegando no auge de sua vida útil. Um produto maduro está mais perto de estragar. Porém, um produto um pouco mais “verde”, pode facilmente ser ser deixada em casa até madurar, fazendo com que o vegetal dure por mais tempo.

Como guardar alimentos orgânicos? Separadamente

Sempre tenha uma sacola ou pote para cada alimento orgânico diferente. Assim, evita-se que um “contamine” o outro e possa apodrecer ou acelerar demais o amadurecimento de outras frutas e legumes.

Deixamos de lado alguma dica para conservar os produtos orgânicos por mais tempo?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.