Quais são as frutas, verduras e legumes de cada temporada no Brasil?

Escrito na categoria "Dieta e Alimentação Saudável" por André M. Coelho.

Frutas, verduras e legumes fazem parte de qualquer prato saudável. Isso é indiscutível. Mas tem épocas do ano que alguns deles tornam até um pouco proibitivo uma refeição saudável. E mesmo quando estamos na temporada do alimento específico, ele ainda pode ter os preços bem altos. Mas compreender as safras brasileiras pode e vai te ajudar muito a poupar dinheiro e de quebra, ter uma refeição saudável.

Não basta, entretanto, apenas usar essa nossa lista. Você tem que compreendê-la nutricionalmente, saber utilizar as frutas e verduras ao seu favor para enfim, ter a melhor alimentação possível. Será que você consegue? Vamos a lista com nossas dicas inclusas para você!

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Organização da vida saudável

Uma vida saudável com uma boa tabela das temporadas das frutas, verduras e legumes é o que vai ajudar muita gente a poupar um bom dinheiro. (Foto: divulgação)

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Dicas importantes para quem quer um ano inteiro saudável

Frutas são muito fáceis de armazenar e a grande maioria delas pode ser congelada para uso durante o ano todo em vitaminas e receitas saudáveis. É interessante ter um freezer para este fim e poder armazenar uma grande quantidade das frutas. Legumes também podem ter o mesmo tratamento. O propósito principal desta “técnica” é economizar, mas você pode utilizá-la para guardar os alimentos favoritos de seu filho/filha/marido/esposa que não gosta muito de comidas saudáveis.

Já para verduras, a dica é que você comece uma pequena horta em casa. Não é difícil de cuidar e verduras no Brasil, salvo exceções, não são sazonais, o que significa que qualquer época do ano é época de plantar e colher.

Outra dica para as verduras é fazer o armazenamento destas em recipiente com pouca água. Desta forma você irá preservá-las por mais tempo. Há no mercado alguns recipientes fabricados com o fim de “retirar” a água das verduras. Vale a pena uma pesquisa.

Ficou alguma dúvida no artigo? Deixamos a desejar em algum aspecto? Tem algum elogio ou sugestão? Comente no espaço abaixo e nos ajude a sempre melhorar para nossos leitores.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.