Um desafio de 30 dias é uma ótima maneira de ficar em forma, tonificar o corpo, aprender novas técnicas de exercícios, fazer algo novo e emocionante a cada mês e até adquirir hábitos e rotinas que você tanto busca.

Qual a dificuldade de um desafio dos 30 dias?

Os desafios variam de fácil a difícil, mas são todos alcançáveis ​​tanto para quem já é saudável e para as pessoas que nunca sequer se esforçaram em ir a uma academia um dia sequer em suas vidas. Os desafios estão aí para que todos possam entrar em uma vida mais saudável, numa rotina mais ativa ou adquirir hábitos que fazem realmente a diferença para um dia a dia com maior qualidade de vida.

O que é um desafio dos 30 dias?

É um plano de ataque a algo que não te agrada em sua rotina e que influencie diretamente na sua qualidade de vida. Este ataque tem o intuito de mudar esse hábito de forma positiva, seja neutralizando algo que você faz que te faz mal (como fumar) ou começar algo que possa fazer bem (como começar a fazer caminhadas).

A ideia de fazer o desafio em 30 dias é que se forçando a fazer a atividade ou algo relacionado a ela durante 30 dias seguidos, você pode fazer a construção gradual do hábito, sem ter um grande choque no seu estilo de vida atual. Quando você perceber, ao completar os 30 dias, o hábito que você quis adquirir já estará facilmente implementado no seu dia a dia, de forma que a partir daí é só fazer a manutenção e começar um novo desafio dos 30 dias, se você quiser.

Como fazer um desafio dos 30 dias?

Existem muitos desafios prontos na internet, mas você pode adaptar os planos ou fazer o seu próprio seguindo algumas regras básicas. Antes de começar o desafio, você deve estabelecer seus limites e ser realista. Por exemplo, não é possível que você saia do sedentarismo e em 30 dias queira correr uma maratona. Mas se você colocar no seu plano que quer correr 5 quilômetros em 30 dias, é uma meta mais realista e possível. Outro exemplo pode ser querer experimentar um prato saudável novo por dia. Mas sabemos que cozinhar pratos diferentes todos os dias pode ser caro e gastar muito do seu precioso tempo. Experimentar um prato saudável por semana já é mais realista, gasta menos dinheiro e muito menos tempo.

Desafio dos 30 dias

Com 30 dias em mente, você consegue estabelecer claramente limites e metas para adquirir importantes hábitos para seu dia a dia. (Foto: katiadiamente.blogspot.com)

Estabelecida a meta, então você deve quebrar a meta em 6, com pequenos objetivos a serem conquistados a cada 5 dias. Continuando os exemplos acima, se quero correr 5 quilômetros no final de 30 dias, eu preciso correr aproximadamente 1 km a mais a cada 5 dias. Para isso, pretendo fazer incrementos diários de 200 metros na minha corrida A corrida será de leve intensidade, afinal o objetivo é a distância, não o tempo ou velocidade. No fim, terei conquistado mais ou menos 6 km de corrida, justamente por ter colocado uma margem de erro. No caso da alimentação, posso fazer um prato para durar 5 dias na geladeira e, durante estes 5 dias, pesquisar e comprar os ingredientes para o prato seguinte, de forma a sempre ter um prato novo. E tente dedicar 30 minutos a no máximo uma hora por dia para o desafio, já que o objetivo é fazer da algo gradual.

Se os desafios diários estiverem difíceis, repense suas metas. Isso não significa mudar a meta final, a não ser que algo muito sério, como um problema de saúde, te atrapalhe. Significa repensar como fazer cada dia do trabalho rumo à meta final. No caso dos nossos exemplos, significa, por exemplo, fazer 100 metros pela manhã e 100 metros à noite, aumentando cada um em 100 metros por dia. Já para a alimentação, posso separar um horário do dia para preparar o prato ou comprar ingredientes. Se não tiver tempo um dia, posso tentar no dia seguinte simplificar a receita para conseguir os ingredientes mais rapidamente.

Ao acabar um desafio, encaixe outro. Ou faça mais de um desafio ao mesmo tempo, apesar de só recomendarmos isso a quem já completou pelo menos um desafio dos 30 dias. Analise, avalie o final do seu primeiro desafio e faça um desafio novo para você mesmo. Talvez você queira perder gordura, ou parar de comer fast food. Planeje, pense, seja criativo e faça do desafio dos 30 dias uma forma de adquirir hábitos e rotinas cada vez mais saudáveis.

Por que aceitar um desafio dos 30 dias?

Todos os desafios devem ser aprovado e acompanhados por instrutores e profissionais de saúde com formação profissional, garantindo que que os desafios dos 30 dias sejam uma ótima maneira de melhorar sua qualidade de vida sem que você se prejudique. Um desafio dos 30 dias é a forma ideal de fazer com que você mude seus hábitos e rotinas prejudiciais à sua qualidade de vida de forma gradual, acrescentando eles à sua rotina de forma homeopática e sem um grande choque.

A partir do momento que você se acostumar com os desafios dos 30 dias, você pode também levá-los para outras áreas da sua vida, como aprender algo novo todo dia durante 30 dias. Os desafios possíveis são só limitados pela sua criatividade.

Considerações Finais

Nós queremos que você se divirta com os desafios de fitness 30 dias e nós esperamos que você melhore sua qualidade de vida e seja uma pessoa cada dia mais feliz e completa.

Você tem sugestões de desafios de 30 dias? Compartilhe nos comentários abaixo seus desafios!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.