É muito comum principalmente no futebol, você se deparar com a cena de algum jogador que pega a bola, e no meio de uma corrida em direção ao gol, ele repentinamente cai e fica rolando no chão com muitas dores. Sim, é a famosa câimbra.

As câimbras podem acontecer a qualquer momento, elas são provocadas por contrações involuntárias de um ou mais grupamentos musculares. Essas contrações involuntárias geralmente se instalam nos membros inferiores, ocorrendo espasmos e tornando visíveis os músculos e tendões contraídos.

Vamos dividir as câimbras em dois grupos: Primeiro são as musculares, causadas principalmente pela prática de esportes. Segundo são as câimbras noturnas, geralmente nas pernas, elas têm associação com algumas doenças sistêmicas.

Confira a seguir, alguns fatores que facilitam o acontecimento das câimbras:

  • Uso excessivo da musculatura – Comuns nos atletas que praticam exercícios que provoquem sobrecarga em determinados músculos. Podendo acontecer com menos freqüência também, nas mãos ou nos braços em decorrência de atividades que dure muito tempo, como escrever, digitar ou trabalhar com ferramentas na mesma posição.
  • Desidratação – A água tem papel fundamental no processo de contração e relaxamento das fibras musculares e dos tendões. Sendo assim, a diminuição de água no corpo, aumenta a possibilidade de ocorrer espasmos musculares.
  • Baixas temperaturas – O clima mais frio deixar a musculatura mais tensa e contraída, facilitando assim, a ocorrência de espasmos das fibras musculares.
  • Má circulação – Nos mais idosos, o estreitamento das artérias que são responsáveis por irrigar os membros inferiores pode provocar câimbras.
  • Carência de sais minerais – a falta de potássio, cálcio ou magnésio na alimentação também pode contribuir no aumento do quadros de câimbras.
Como tratar das câimbras?

Como evitar câimbras?

O que fazer para prevenir? As câimbras não têm cura, mas existem algumas maneiras de evitá-las, veja a seguir:

  • Boa hidratação – Tomar muito líquido durante o dia, principalmente antes da prática de alguma atividade física de alta intensidade. Como já foi dito, a água é componente fundamental para permitir um mecanismo de contração e relaxamento mais eficiente.
  • Exercícios de alongamento – Sem dúvidas, alongar antes e depois de exercícios de grande duração é uma forma de evitar o surgimento das câimbras. No caso de câimbras noturnas, é aconselhado que a pessoa faça os alongamentos antes de deitar-se.
  • Alimentação balanceada – Incluir na sua dieta alimentar frutas e verduras. Os alimentos indicados são abundantes em vitaminas e sais minerais, nutrientes de extrema importância não só para o funcionamento dos músculos, mas de todo o organismo.

Como tratar? Em grande parte das vezes, o aparecimento destes dolorosos episódios é ocasional e não passam de um minuto de duração. É importante frisar que analgésicos e anti-inflamatórios não funcionam no tratamento das câimbras, mas existem algumas medidas simples que podem ajudar na hora do ocorrido.

  • Alongamento e massagem – O primeiro procedimento é alongar o músculo com câimbras e realizar uma massagem na área afetada, é importante orientar que a massagem deve ser realizada com movimentos circulares. Através destes procedimentos, será possível promover o relaxamento da musculatura e alívio da dor.
  • Aplicação de calor no local – Aumentar a temperatura do local, favorecendo o relaxamento dos músculos, diminuição dos espasmos e alívio da dor.

Muitas pessoas se distanciam das atividades físicas após os episódios de câimbras, mas essa é uma atitude equivocada, porque os exercícios físicos têm muitos benefícios e as câimbras podem ser evitadas e facilmente tratadas.

Trabalhos de alongamento têm efeito direto, mas levam tempo para produzir os efeitos idéias na prevenção e no controle dos episódios de câimbras. É fundamental que haja um repouso após o aparecimento das câimbras. Busque a opinião de seu médico sobre a recorrência dos episódios.

Estamos finalizando mais um artigo e esperamos que todas as suas dúvidas sobre a tão temida câimbra tenham sido respondidas. Convidamos você para continuar em nosso site, existe muita informação Interessante sobre alimentação, prevenção de doenças, exercícios físicos. Obrigado a todos e voltem sempre!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.