Como evitar caimbras ao correr?

Escrito na categoria "Atividade física" por Bruno Almeida.

É muito comum principalmente no futebol, você se deparar com a cena de algum jogador que pega a bola, e no meio de uma corrida em direção ao gol, ele repentinamente cai e fica rolando no chão com muitas dores. Sim, é a famosa câimbra.

As câimbras podem acontecer a qualquer momento, elas são provocadas por contrações involuntárias de um ou mais grupamentos musculares. Essas contrações involuntárias geralmente se instalam nos membros inferiores, ocorrendo espasmos e tornando visíveis os músculos e tendões contraídos.

Vamos dividir as câimbras em dois grupos: Primeiro são as musculares, causadas principalmente pela prática de esportes. Segundo são as câimbras noturnas, geralmente nas pernas, elas têm associação com algumas doenças sistêmicas.

Confira a seguir, alguns fatores que facilitam o acontecimento das câimbras:

Como tratar das câimbras?

Como evitar câimbras?

O que fazer para prevenir? As câimbras não têm cura, mas existem algumas maneiras de evitá-las, veja a seguir:

Como tratar? Em grande parte das vezes, o aparecimento destes dolorosos episódios é ocasional e não passam de um minuto de duração. É importante frisar que analgésicos e anti-inflamatórios não funcionam no tratamento das câimbras, mas existem algumas medidas simples que podem ajudar na hora do ocorrido.

Muitas pessoas se distanciam das atividades físicas após os episódios de câimbras, mas essa é uma atitude equivocada, porque os exercícios físicos têm muitos benefícios e as câimbras podem ser evitadas e facilmente tratadas.

Trabalhos de alongamento têm efeito direto, mas levam tempo para produzir os efeitos idéias na prevenção e no controle dos episódios de câimbras. É fundamental que haja um repouso após o aparecimento das câimbras. Busque a opinião de seu médico sobre a recorrência dos episódios.

Estamos finalizando mais um artigo e esperamos que todas as suas dúvidas sobre a tão temida câimbra tenham sido respondidas. Convidamos você para continuar em nosso site, existe muita informação Interessante sobre alimentação, prevenção de doenças, exercícios físicos. Obrigado a todos e voltem sempre!

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Saúde Melhor!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.