As emoções podem ter uma influência importante na saúde física, e é fundamental lidar eficazmente com os sentimentos que acompanham os altos e baixos da vida. Aqui estão alguns passos simples para ajudar a gerenciar suas emoções em qualquer situação, controlando principalmente seu estresse emocional.

Como lidar com o estresse emocional: reconhecendo a situação

Use suas emoções e respostas corporais para reconhecer quando você está sob estresse. Um pulso acelerado, boca seca, estômago dolorido, músculos tensos ou dores musculares podem indicar que algo está mal no seu mundo emocional.

Estresse emocional no dia a dia: diário

Anote seus pensamentos e sentimentos sobre o que é estressante. Faça um inventário diário de suas emoções. Ao anotar o que você sente e quando você sente, é possível identificar padrões de altos e baixos emocionais. Também é importante escrever os pensamentos que acompanham os sentimentos.

Soluções para o estresse: controle

Controle qualquer aspecto do estresse que esteja ao seu alcance. A vida apresenta muitas situações todos os dias, e você não deve vê-las como se fossem preto e branco. Coloque os elementos que você pode controlar contra aqueles que você não pode. Procure os tons de cinza, que são os elementos que você pode controlar. Quando você sabe o que vai acontecer uma situação, você pode se preparar melhor para quando ela for acontecer.

Trabalho e estresse

O relaxamento do estresse emocional no ambiente profissional vai proporcionar um trabalho de mais qualidade e muito mais tranquilidade no seu cotidiano profissional. (Foto: Whole Science)

Cuidado com as tempestades em copos de água

Quando surgem situações difíceis, é importante avaliar o quão ruim elas realmente são antes de entrar no modo de pânico. Se você quer viver uma vida de baixa tensão, não se preocupe com questões triviais. Se policie e principalmente, não deixe as situações se acumularem, pois pode gerar problemas de longo prazo que explodirão nas suas mãos.

Controle o estresse emocional redefinindo os problemas

Sua atitude em relação ao estresse pode afetar sua saúde mais do que o próprio estresse. Se o problema estiver fora de seu controle, reconheça isso e redefina o problema para determinar quais partes você pode evitar ou manipular. Anote o que está causando o problema e as etapas que você pode seguir para resolvê-lo com eficiência.

Distração e companheirismo para lidar com o estresse emocional

Desenvolva comportamentos que o distraem do estresse. Qualquer coisa que você faz que o distraia de seu estresse por um tempo é bom. Por exemplo, você pode dar uma volta ou trabalhar no jardim de casa. Você pode também procurar um amigo do membro da família. As relações sociais são boas para a sua saúde e conversar com alguém sobre o seu estresse pode melhorar suas perspectivas. Se você não possui redes sociais, pode achar mais fácil conhecer outras pessoas durante uma atividade compartilhada como uma academia, corrida, ou até fazendo compras.

Exercícios e meditação ajudam a controlar o estresse emocional

Faça exercícios regularmente. Exercício regular é bom para sua saúde física e emocional. Mesmo um exercício moderado pode ajudar a reduzir o estresse. Já a meditação tem uma grande variedade de benefícios para a saúde, e a redução do estresse é um dos maiores benefícios. Você pode também meditar com hobbies e outras atividades relaxantes.

Não existe uma maneira única de reduzir instantaneamente o estresse ou gerenciar suas emoções. Ao usar uma variedade de ferramentas e métodos, você poderá acalmar sua mente e recuperar sua saúde emocional de forma apropriada.

Como você lida com o estresse emocional? Quais ferramentas funcionam melhor para você?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.