Climatizador ou ventilador, qual o melhor?

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

Os ventiladores portáteis movem o ar em uma sala e assim criam uma brisa refrescante. Alguns tipos de ventiladores são pequenos o suficiente para caber em uma apertada área de trabalho. Outros tipos são tão grandes que ocupam toda a parte inferior de uma janela. Junto aos ventiladores, temos os climatizadores que, apesar de serem semelhantes em utilidade, tem funções específicas para atender à diferentes necessidades.

Vantagens do ventilador

Ventiladores são bem simples. Apesar de serem vendidos em diversos formatos e tamanhos, a função dos ventiladores continua a mesma: circular e ventilar o ar dentro de um ambiente. Ao fazer isso, ele consegue resfriar o ambiente, deixando o conforto térmico mais agradável para todos que ali estão.

Em relação a um climatizador, o ventilador tem algumas vantagens bem claras:

Escolhendo entre ventiladores e climatizadores

Apesar de serem bem parecidos, climatizadores e ventiladores são bem diferentes uns dos outros, atendendo a diferentes necessidades de uma pessoa. (Foto: Inside Out)

Desvantagens do ventilador

Mas nem tudo é positivo no uso de um ventilador. É necessário encarar as desvantagens desse tipo de eletrodoméstico para ser realista na escolha:

Climatizador de ar resfria o quarto, gela o ambiente, e outras vantagens

Um climatizador age de forma diferente ao ventilador.  Eles tem um sistema de circulação de ar assim como ventiladores. Porém, eles contém um reservatório onde pode ser colocada água ou gelo, que passam a circular no ambiente amenizando o calor de forma mais eficiente. Com a água, o ar é umedecido, melhorando efeitos de climas mais secos. Com o gelo, além de umedecer o ar, o climatizador acaba funcionando como um ar condicionado mais econômico.

As vantagens principais de um climatizador incluem:

https://youtu.be/VFqUzpU8ZZQ

Climatizador gasta muita energia elétrica em relação ao ventilador

Algumas desvantagens do climatizador são bem claras em relação ao ventilador, e podem ser o critério de desempate para a escolha de um ou outro:

Climatizador ou ventilador?

O comprador deve estar decidido sobre o que ele precisa antes de fazer a compra. Por exemplo, um ventilador que se destaca no resfriamento de um comodo pequeno não é necessariamente uma boa escolha para uma pequena sala de estar. Em caso de dúvidas, o comprador tem a opção de comprar os dois modelos para diferentes ambientes.

Qual aparelho você escolheu para resfriar seus cômodos? Qual acha uma melhor escolha?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.