Um sistema de ar condicionado ligado, geralmente está diretamente relacionado a um aumento nos sintomas de alergia. Isso ocorre porque os sistemas de ar condicionado operam em um ambiente fechado para maior eficácia e redução dos custos. Com a restrição do fluxo de ar vindos do exterior do ambiente, quaisquer contaminantes no ar ficam continuamente circulando pelo ambiente, e se estes contaminantes incluem alérgenos, quem tem alergia vai sofrer um bom bocado. Quanto maior o isolamento do ambiente, piores serão os efeitos do ar condicionado para quem tem alergia.

Alergia a ar condicionado: entenda!

Entenda que não é o ar condicionado que causa sua alergia mas sim, os contaminantes presentes no ar que está circulando. Alguns contaminantes encontrados no ar podem incluir:

Fibras sintéticas de tapetes e tecidos de móveis.

Produtos químicos contidos em materiais de construção, incluindo o formaldeído (formol).

Produtos para limpeza e cuidados pessoais.

Inseticidas e pesticidas.

Gases produzidos por aquecedores de água e utensílios de cozinha, incluindo monóxido de carbono (CO), que é potencialmente letal.

Fumos produzidos por agentes combustíveis, incluindo gases substâncias do tabaco e lareiras a lenha.

Pelos de animais e ácaros.

Contaminantes introduzidos a partir do ar exterior, incluindo pólen e gás radônio.

Um ar condicionado central pode realmente promover a formação de contaminantes biológicos pesados dentro de sua casa ou empresa, também. O ar frio produzido por um ar condicionado central é transportado através de uma estrutura de dutos de ar em sótãos e paredes. Como o ar refrigerado viaja através dos dutos de ar nessas áreas mais quentes, pode ocorrer condensação. Isso cria um ambiente ideal para a produção de mofo e bolor, um alérgeno pesado para quem é mais sensível.

Manutenção de ar condicionado para evitar alergias

Encontre uma empresa de manutenção profissional de ar condicionado para seus sistema, de forma a garantir que as alergias fiquem longe do seu escritório, empresa, ou residência. (Foto: divulgação)

Alergia a ar condicionado: sintomas

Para quem sofre de alergias, sistemas de ar condicionado podem causar ou agravar uma variedade de sintomas, incluindo irritação dos olhos, nariz e garganta, congestão respiratória e falta de ar, tonturas, dores de cabeça e fadiga. Rinite e sinusite podem ser consequências e sintomas da alergia ao ar condicionado.

Alergia ar condicionado: o que fazer?

Há uma série de medidas disponíveis para combater os efeitos dos sistemas centrais de ar condicionado em quem sofre de alergias. Um dos mais eficazes é ter os dutos de ar em sua casa limpos por profissionais. Os proprietários devem ter seus dutos de ar inspecionado quanto a vazamentos, bem como serem limpos por um profissional regularmente para remover contaminantes e reduzir o risco de re-contaminação.

Uma central de ar condicionado utiliza filtros de ar, que são projetados para remover contaminantes do ar interior. Os filtros de ar variam em eficácia e preço. Os filtros menos eficazes são de fibra de vidro, bem como os de poliéster. Ambos são baratos, nas não fornecem filtração suficiente para quem sofre de alergias. Filtros mais eficazes eletrostáticos de ar condicionado criam uma carga elétrica que atrai contaminantes do ar para o material de filtração, onde eles ficam presos para a remoção futura. Filtros de ar condicionado central eletrostáticos devem ser limpos regularmente com água da torneira e completamente secos antes de serem substituídos no sistema.

Para quem sofre de alergias, filtros High Efficiency Particulate Air (HEPA) são frequentemente recomendados. Os filtros HEPA são de utilização única, descartáveis, construídos de um meio de filtragem do tipo seco, com um mínimo de eficiência de remoção de partículas de 99,97% de 0,3 micron ou outros contaminantes.

Bons filtros e limpeza profissional regular podem ajudar muito, mas para alergias graves, precauções adicionais podem precisar de ser tomadas. Purificadores ultravioletas e umidificadores de ar, usados em conjunto, são altamente eficientes no combate a alergias provocadas pelo ar condicionado.

O que você faz contra as alergias do ar condicionado? Como você evita os sintomas? Deixe nos comentários!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.