Uma vez que a cirurgia de hérnia passar, só há uma coisa que você precisa fazer: começar a voltar à sua vida normal. Aqui está o que você pode esperar enquanto você se recupera, desde o primeiro dia até as últimas semanas.

O que esperar da cirurgia de hérnia assim que você acordar?

Quando você acorda após a cirurgia você ainda pode ter o tubo intravenoso em seu braço para dar-lhe líquidos e medicação para a dor. Você pode ter pequenas ataduras sobre as incisões. Enquanto você vai ficando mais desperto, você receberá algo para beber e comer. Seu médico e enfermeira farão você levantar e dar um passeio, mesmo na cirurgia de hérnia de disco.

Quando você poderá ir para casa após uma cirurgia de hérnia?

Além de comer, beber e ficar em pé, você vai ter que ser capaz de urinar antes de poder ir para casa. Você só vai ser liberado se você tiver um acompanhante. Você também pode precisar de ter alguém ficar com você para a primeira noite. É uma boa ideia ter alguém para ficar com você durante os primeiros dias, se possível, para facilitar a volta à atividade.

Seu médico vai repassar com você o que esperar ao longo dos primeiros dias, como cuidar de sua incisão (s), uma lista de sintomas ou sinais de alerta, e um número para ligar se você notar qualquer um desses sintomas ou se tiver quaisquer perguntas. Você vai estar muito grogue por causa da anestesia, portanto repasse este pacote de informações para a pessoa que vai estar te levando para casa ou que vai ficar com você.

Recuperação de cirurgia de hérnia

A recuperação da cirurgia de hérnia tem a parte mais chata do repouso total, mas fora isso, é uma recuperação relativamente tranquila. (Foto; www.pinterest.com)

Cirurgia de hérnia umbilical, hérnia de disco, e hérnia inguinal: repouso e remédios

O descanso durante os primeiros dias após a cirurgia deve ser absoluto. Você provavelmente não vai precisar de muito incentivo, pois você vai estar muito cansado. Ter um travesseiro é útil para colocar sob seu abdômen para apoio. A sua incisão ou incisões podem ficar dolorida por dois ou três dias e podem ficar inchadas, machucadas, ou dormentes. É tudo normal e deve desaparecer dentro de algumas semanas. Mas se você tiver quaisquer preocupações ou dúvidas, ligue para o número que recebeu do hospital ou o seu médico.

Durante o repouso, evite pegar peso ou fazer qualquer esforço, bem como a prática de exercícios físicos. Nas consultas de acompanhamento com seu médico, ele irá orientá-lo sobre quando você poderá retornar a uma rotina normal.

Pegue uma receita de medicação para a dor antes do dia da cirurgia, mesmo se você não acha que você vá precisar. Algumas pessoas acham que um analgésico comum é tudo que eles precisam, mas certifique-se de perguntar ao seu médico quais os medicamentos são autorizados para uso após a cirurgia, pois alguns podem aumentar as chances de hemorragia.

Recuperação de cirurgia de hérnia de disco, hérnia no umbigo, e hérnia inguinal

Apesar de serem hérnias em regiões diferentes do corpo e serem cirurgias de complexidade diferentes (sendo a hérnia de disco a mais complexa), todas elas tem uma recuperação semelhante, que inclui:

  • Tomar banho: você pode ser capaz de tomar banho em um dia ou dois. Certifique-se de perguntar ao seu médico se você precisa manter sua incisão ou incisões secas e por quanto tempo.
  • Andar a pé: aumenta a circulação, o que acelera a cicatrização, mas não estique o abdome.
  • Alimentação: dieta rica em fibras, frutas e vegetais frescos, juntamente com beber muitos fluidos, vai ajudar a evitar a constipação (que pode ser causada por medicação para a dor) e a tensão que acompanha a dor.. Pergunte ao seu médico sobre o uso de um laxante, caso julgue necessário.
  • Direção: os efeitos da anestesia podem continuar por até uma semana, prejudicando sua capacidade de dirigir com segurança. Certifique-se de que você fale com o seu médico sobre quando é seguro para você dirigir após o tipo de anestesia que você teve. Você nunca deve conduzir após tomar medicamentos para dor. Dependendo da sua cirurgia, a condução pode prejudicar a incisão e por isso, verifique com seu médico.
  • Levantar objetos: evite pelo menos nos primeiros dias. Em seguida, levante apenas objetos muito leves que são fáceis de levantar. Enquanto você começar lentamente a levantar mais, use os joelhos e as costas, e não os músculos abdominais.
  • Trabalhando: algumas pessoas retornam ao trabalho dentro de uma semana. Vai depender do tipo de cirurgia que você teve e do tipo de trabalho que você faz. Trabalhos que exigem mais do seu corpo podem demorar mais de 6 Mas lembre-se que você vai cansar mais facilmente, em primeiro lugar. Considere trabalhar um dia parcial. Se o seu trabalho envolve um monte de atividade física, você pode não estar pronto para voltar por algumas semanas. Converse com seu médico sobre como e quando retomar o trabalho.
  • Esportes, academia, e exercícios físicos: você não será capaz de praticar esportes ou praticar exercícios extenuantes por algumas semanas. Vai depender muito do tipo de cirurgia que você teve e o tipo de atividade. Certifique-se de conversar com seu médico sobre retomar rotinas de exercícios ou praticar esportes.
  • Sexo: pergunte ao seu médico quando é apropriado para você retomar a atividade sexual. O seu conforto físico irá fornecer um bom guia.

Tempo de recuperação de cirurgia de hérnia

O tempo depende da atividade a ser realizada. Para voltar ao trabalho, de uma semana a mais de 6 meses. Para atividades físicas, pelo menos 1 mês é recomendado, mais para cirurgia de hérnia de disco. O seu médico deve ser consultado para dizer o tempo de recuperação e acompanhar a evolução do seu caso, e dizer, com exatidão, como está encaminhando o seu caso.

Você já fez uma cirurgia de hérnia? Como foi a recuperação? Quanto tempo demorou para você retornar às suas atividades normais?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.