Você cuidar bem do seu olho depois de um transplante de córnea para ajudar a garantir uma boa recuperação e reduzir o risco de complicações. Sabendo o que esperar durante e após a cirurgia de transplante de córnea, você pode se preparar melhor para a recuperação. O oftalmologista dará o acompanhamento e recomendações apropriadas ao seu caso, e deve ser sempre consultado para todos os procedimentos e cuidados que seu olho precisa.

Lista de espera: transplante de córnea

A lista é grande, e pode demorar alguns anos para chegar sua vez. Cada estado tem sua própria lista, onde é feito um cadastro para a espera do transplante. Seu médico dará todas as instruções para o cadastro, de acordo com sua condição e problema de visão.

A operação de transplante de córnea

Exames de sangue, exames visuais, e exames oftalmológicos específicos serão necessários para a cirurgia. Caso seja necessário uma anestesia geral, um cardiologista deverá ser consultado.

A cirurgia em si é simples, podendo ser feita a laser ou com o bisturi. A córnea do paciente é removida, e a córnea transplantada colocada e costurada. No caso de anestesia local, o paciente fica acordado durante a cirurgia. Anestesia geral, o paciente ficará inconsciente.

Para pessoas mais agitadas ou ansiosas, a anestesia geral é recomendada, já que a movimentação e os cortes nos olhos podem ser perturbantes. Em geral, é uma cirurgia tranquila, mesmo com anestesia local, e muito rápida.

Cirurgia de transplante de córnea

O transplante de córnea é uma cirurgia simples, e que tem uma recuperação muito tranquila. (Foto: divulgação)

Ao receber um transplante de córnea, espere uma rápida recuperação e uma cirurgia bem tranquila. Sua visão ficará um pouco embaçada por algum tempo, mas se recuperará rapidamente. (Foto: www.cataractsurgerylawsuit.com)

Cirurgia de transplante de córnea: pós operatório

A maioria das pessoas tem que ficar no hospital por uma noite depois de um transplante de córnea total. Você pode ser capaz de ir para casa no mesmo dia, se você tem um transplante parcial. Seu olho Será coberto com uma almofada de olho ou cobertura de plástico, que é removida no dia após o procedimento. Quando o tampão for removido, você pode achar que a sua visão está borrada e embaçada, mas isso é normal.

Não deve haver dor após a operação, mas pode haver algum inchaço e desconforto. Para alguns tipos de transplante, pode ser necessário ficar deitado, com a barriga para cima o maior tempo possível, nos primeiros dias após a cirurgia. Isso pode ajudar a segurar o transplante no lugar correto.

Cuidados com o olho após a cirurgia de transplante de córnea

Depois de voltar para casa após o procedimento, você precisa cuidar bem do seu olho. Alguns pontos importantes para lembrar incluem:

  • Não esfregue os olhos
  • Durante as primeiras semanas após a cirurgia, evite exercícios extenuantes e trabalho pesado
  • Se você tem um trabalho que não envolve esforço físico, você pode voltar a trabalhar duas a três semanas após a cirurgia
  • Se o seu trabalho envolve o trabalho manual, você deve esperar por três a quatro meses
  • Evite lugares com fumaça ou poeira, pois isso pode irritar os olhos
  • Use óculos escuros para proteger seus olhos da luz, partículas de poeitas, e impactos ocasionais.
  • Evite esportes de contato e natação até que você seja aconselhado claramente que é seguro, e use óculos de proteção quando retomar aos esportes de contato
  • Tome banho normalmente, mas tenha cuidado para não entrar direto na água em seu olho durante pelo menos um mês
  • Não dirigir até o seu médico autorizar

Normalmente, um tapa olhos será dado ao paciente para usar à noite durante as primeiras semanas após a cirurgia para ajudar a proteger o olho.

Para todos os tipos de transplante de córnea, você tem que usar esteróides ou colírio antibiótico diariamente. Estes são normalmente exigidos por vários meses, embora algumas pessoas possam precisar usá-los por mais de um ano. As gotas reduzem o inchaço e inflamação e ajudam a prevenir a infecção e rejeição.

O relato abaixo conta um pouco mais do pós operatório da cirurgia de transplante de córnea.

Acompanhamento após transplante de córnea

Serão necessárias consultas regulares de acompanhamento. Estas devem tornar-se progressivamente menos frequentes ao longo do tempo. Espere pelo menos uma consulta por semana no primeiro mês, a cada 15 dias no segundo e terceiro mês, e mensalmente

Se os pontos foram utilizados para manter o transplante no lugar, estes são inicialmente deixado no lugar para permitir que a córnea cicatrize, sendo removidos depois de cerca de um ano.

Como fica a visão depois do transplante de córnea?

O tempo que leva para a sua visão para voltar depois de um transplante de córnea pode variar desde poucas semanas até um ano ou mais. Isso depende muito do procedimento específico utilizado. Em alguns casos, a sua visão pode flutuar entre ser melhor ou pior antes que ela se estabilize.

É provável que você vai precisar de lentes corretivas (óculos ou lentes de contato), mesmo após a sua visão retornar. Em alguns casos, uma pequena operação ou o tratamento a laser é usado para corrigir problemas de visão depois que seus olhos tenham após cicatrizados.

Já fez uma cirurgia de transplante de córnea ou está esperando uma? Deixe nos comentários sua experiência, compartilhe o que você está vivendo, e como está sendo todo o acompanhamento médico.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.