Hernia umbilical:o que é e como tratar?
A hérnia umbilical é um dos tipos de hérnia que ocorre na região do umbigo. Dores podem incomodar as pessoas que sofrem desse problema, além de criar uma protuberância incômoda na barriga. Algumas situações e condições de saúde podem contribuir para a aparição de hérnias umbilicais, e entender essas causas pode auxiliar na prevenção e melhora dos sintomas.
O que é uma hérnia umbilical?
Ao contrário da maioria das hérnias, que se desenvolvem na adolescência ou na idade adulta. alguns bebês nascem com hérnias umbilicais. Uma hérnia umbilical ocorre no umbigo quando uma alça do intestino empurra através do anel umbilical, uma pequena abertura nos músculos abdominais do feto através da qual o cordão umbilical – que conecta o feto a sua mãe enquanto no útero – passa . As hérnias umbilicais ocorrem mais freqüentemente em recém-nascidos e a maioria naturalmente some quando a criança atinge os 5 anos de idade.
Leia também
- Hérnia umbilical: sintomas, causas e tratamento
- Síndrome do intestino irritável: causas, sintomas e tratamento!
O que causa a hérnia no umbigo?
Após o nascimento, o cordão umbilical não é mais necessário, e a abertura nos músculos abdominais se fecha quando o bebê amadurece. Às vezes, esses músculos não se encontram completamente, deixando um pequeno buraco ou lacuna. Uma alça do intestino pode mover-se e até mesmo penetrar na abertura entre os músculos abdominais e causar uma hérnia.
As hérnias umbilicais ocorrem mais frequentemente em bebês, mas também podem ocorrer em adultos. As causas mais comuns de hérnias umbilicais em adultos são:
- Condições de saúde crônicas que aumentam a pressão abdominal
- Carregamento excessivo da barriga (ascite)
- Tosse crônica
- Dificuldade em urinar devido a um aumento da próstata
- Constipação prolongada
- Vômito repetitivo
- Obesidade
- Esforço, como durante o parto ou levantamento de peso
Sintomas e diagnóstico de hérnia umbilical
As hérnias geralmente são diagnosticadas durante um exame físico por um profissional de saúde. O profissional vai olhar e sentir por uma protuberância ou inchaço na área do umbigo. O inchaço pode ser mais perceptível quando um bebê chora e pode ficar menor ou ir embora quando o bebê relaxa ou descansa de costas. Durante o exame, o profissional determinará se a hérnia é redutível, ou seja, se pode ser empurrada de volta para a cavidade abdominal.
O profissional também procurará e completará um histórico médico para determinar se a hérnia umbilical ficou encarcerada (aprisionada dentro da abertura abdominal), uma condição médica séria na qual o intestino saliente fica preso e privado de irrigação sanguínea. O intestino pode rapidamente se tornar necrótico se não for reparado, o que requer a remoção cirúrgica da parte do intestino afetado. Os sintomas de uma hérnia umbilical estrangulada incluem:
- Dor abdominal e sensibilidade
- Prisão de ventre
- Febre
- Abdome cheio e redondo
- Inchaço vermelho, roxo, escuro ou descolorado
- Vômito
O médico pode pedir exames de sangue para procurar sinais de infecção resultantes do intestino estrangulado. Eles também podem pedir uma radiografia de bário, ultra-som, ressonância magnética ou tomografia computadorizada para examinar o intestino mais de perto, especialmente se a hérnia não for mais redutível.
Tratamentos de hérnia umbilical
O tratamento e procedimentos específicos da hérnia umbilical serão determinados pelo cirurgião com base em múltiplos fatores, como a idade da pessoa, estado geral de saúde, histórico médico e se a hérnia é redutível ou estrangulada. Com 1 ano, muitas hérnias umbilicais terão fechado por conta própria sem cirurgia. Quase todas as hérnias umbilicais terão fechado sem cirurgia até os 5 anos de idade. Adultos quase sempre precisarão da cirurgia para o problema.
https://youtu.be/7xIO29yp2do
Em geral, se a hérnia se torna maior com a idade, não é redutível ou ainda está presente após os 3 anos, o médico da criança pode sugerir que a hérnia seja reparada cirurgicamente. Se a hérnia for estrangulada e não puder ser gentilmente empurrada ou massageada de volta ao seu devido lugar dentro do abdômen, o cirurgião geralmente recomendará uma cirurgia imediata.
Sob anestesia geral, uma pequena incisão é feita no umbigo (umbigo). A alça do intestino é colocada de volta na cavidade abdominal e a incisão é fechada. Às vezes, um pedaço de material de malha é usado para ajudar a fortalecer a área onde os músculos são reparados.
Você tem ou já teve problemas com hérnia umbilical? Como foi? Qual tratamento foi realizado?
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Tenho hérnia de disco! Posso correr ou fazer academia?
Melhores exercícios para aliviar hérnias de disco!
9 sintomas e problemas no intestino
Cirurgia para hérnia de disco vale a pena? Um caso real!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.