A próxima vez que você comprar tangerinas, pode ser uma boa ideia dar mais atenção à casca do que o suco. Um estudo científico já publicado citou que a casca da tangerina tem propriedades para baixar o colesterol. Outras vozes recomendam chá feito a partir de cascas de tangerina seca como benéfico para pessoas que estão buscando alívio de condições físicas que variam de indigestão ao câncer. Embora não existam estudos específicos sobre o chá de casca de tangerina, há estudos que documentam os efeitos da casca de tangerina para vários usos na sua saúde. Vale lembrar, como sempre: nunca comece um tratamento sem antes conversar com seu médico. O tratamento pode acabar mascarando sintomas que ajudariam ao médico a chegar a um melhor diagnóstico de seu problema de saúde.

Preparando o chá de tangerina

Retire a casca, tendo o cuidado de manter o miolo. Deixe a casca secar naturalmente. A casca vai permanecer boa e utilizável por vários meses se mantida em um recipiente hermético, em local fresco e escuro. Para fazer o chá, corte alguns pedaços pequenos e adicione a um copo ou caneca de água quente e deixe em infusão por alguns minutos. Se você preferir não preparar sua própria casca, muitas lojas de produtos asiáticos tradicionais tem a casca de tangerina seca. Você também pode colocar a sua casca de tangerina seca no chá preto quente. Uma combinação de chá preto quente e casca de frutas cítricas pode reduzir o risco de câncer de pele de células escamosas em 70 por cento, enquanto que o chá quente por si só reduz o risco em apenas 40 por cento.

Chá de tangerina

Quem diria que da casca da tangerina você pode obter um chá que além de gostoso, é também benéfico para sua saúde? (Foto: makeupandbeauty.com)

Chá de tangerina para diminuir o colesterol

O estudo científico principal publicado em 2004 revelou que cascas de tangerina tem benefícios de saúde mais poderosos do que o suco e podem ter um potencial significativo de redução do colesterol. Nas cascas foram encontrados 20 vezes mais antioxidantes do que no suco. Os antioxidantes são substâncias químicas que neutralizam o dano do oxigênio que pode ocorrer em tecidos humanos.

Chá de tangerina contra o câncer

A alta concentração de antioxidantes na casca de tangerina leva muitos defensores naturais da saúde e outros para ver a casca como uma arma na luta contra o câncer. O pensamento atual entre os pesquisadores científicos é que os antioxidantes podem proteger as células humanas de danos causados ​​por moléculas chamadas radicais livres. Esse dano pode levar ao câncer. Assim, os antioxidantes podem impedir que o câncer se desenvolva.

Outros benefícios do chá de tangerina

Alguns médicos recomenda o uso de casca de tangerina no chá e também ao cozinhar. A lista de benefícios para a saúde inclui auxílio na digestão, alívio de náuseas em mulheres grávidas e a cura de enjoos por conta de viagens. Outros benefícios incluem o equilíbrio de açúcar no sangue, desintoxicação do fígado, o tratamento de gripes e resfriados além de aliviar o estresse.

Quais outros benefícios você conhece do chá de tangerina? Compartilhe conosco seu conhecimento nos comentários abaixo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Um comentário para “Chá de tangerina – Benefícios e para que serve!”

  1. Walter Pinheiro

    Adoro saber sobre a eficiência da natureza sobre o corpo. Muito boas receitas.