Há muito tempo que a semente sucupira extraída de uma árvore de origem brasileira é utilizada para problemas relacionados à inflamação e gripe. Pesquisas tem mostrado relações do chá de sucupira ao tratamento da artrite, osteoartrite, reumatismo e inibição da dor.

Chá de sucupira: indicações

Hoje no mercado de medicamentos à base de plantas e ervas que ajudam a cuidar de males de saúde encontramos apenas poucos produtos. A sucupira, com a comprovação de pesquisas para resultados positivos em doenças como artrite, artrose, artrite e inibição de dores ganha destaque entre estes produtos naturais. Como só usamos fontes científicas para nossos artigos, estes itens que colocamos abaixo para serem tratados com a sucupira são aqueles que tiveram evidências científicas já, mesmo que apenas preliminares, de serem tratados pela sucupira:

  • Combater a úlcera, gastrite, ácido úrico, aftas, amidalite, artrite, artrose, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabete, ronquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais;
  • Anticancerígena e combate as inflamações no útero e no ovário;
  • Eficaz principalmente como antiinflamatório e no combate a dores reumáticas.

Chá de sucupira: contra-indicações

Alguns consideram que a sucupira é uma planta segura e não tem contraindicações. Há outros que falam sobre consumir a planta por até quinze dias consecutivos e depois descansar 15 dias.

Em nossa experiência com plantas medicinais, descobrimos que a maioria dos efeitos colaterais aparecem no longo prazo e estas indicações parecem ser mais populares do que científicas. O correto a ser feito aqui é consultar o seu médico e perguntar a ele como e quanto da sucupira você pode consumir, esteja ela em qualquer forma de consumo que for.

Uma planta com efeitos comprovados

Nem todas as plantas medicinais tem seus efeitos comprovados. Mas com a sucupira, vários efeitos já foram comprovados cientificamente. (Foto: www.abcpharmus.com.br)

Chá de sucupira: como fazer?

Agora que você já sabe para que serve a sucupira, é hora de descobrir como preparar o chá de sucupira com nossa receita de chá de sucupira.

Você vai precisar de 6 sementes de sucupira e 1,5 l de água. Você deve colocar a água no fogo para ferver, esmagar as sementes e juntá-las à água para ferver por mais dois minutos. Você pode incrementar a receita com outras ervas e pode beber o chá gelado ou morno, com ou sem adoçante. Você deve beber o chá de sucupira de acordo com as indicações de um nutricionista ou profissional de saúde. Há também pessoas que optam pelo consumo da sucupira em cápsulas ou a tinta, mas de novo, a quantidade é de acordo com o que o profissional falar para você.

Chá de sucupira emagrece?

O chá da semente de sucupira ou qualquer chá apenas pelo seu consumo não vai emagrecer ninguém milagrosamente. O que te faz emagrecer é uma dieta balanceada, controlada, com o devido acompanhamento profissional para checar sua evolução de saúde. Não credite apenas a uma planta toda a responsabilidade pela sua saúde.

Nós tentamos aqui reunir todas as informações já presentes e comprovadas da sucupira. É lógico que podem surgir novas informações e novidades científicas. E nós estaremos ligadas a elas. Por isso, comente abaixo, compartilhe essa notícia e inscreva-se para receber atualizações com novos artigos como este! Sua ajuda é muito bem vinda!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.