Amoras são frutas saborosas e ricas em nutrientes. As vitaminas fornecidas pelas amoras incluem vitamina A, vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), vitamina B6, folato, vitamina C (ácido ascórbico), vitamina E (alfa-tocoferol) e vitamina K (filoquinona ). Em minerais, as amoras são ricas em cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco. Amoras também são uma boa fonte de aminoácidos e fibra dietética essencial sem oferecer qualquer colesterol nocivo. Mas as folhas das amoras também contém nutrientes que podem ser usados em chás medicinais para sua saúde.

Benefícios da amora na saúde:Potencial antioxidante

A amora contêm uma quantidade profusa de poderoso antioxidante que protege o corpo de várias maneiras. Componentes como ácidos fenólicos, flavonoides e flavonóis presentes nas amoras e suas folhas trabalham contra as moléculas prejudiciais ao organismo e neutralizam a sua ação. Esta atividade protetora de eliminação de radicais protege o corpo de uma gama de doenças causadas como consequência de dano oxidativo, e que podem ser a causa subjacente de muitas condições fatais.

Amora tem propriedades anti-câncer

A amora e suas folhas é eficaz contra o desenvolvimento do câncer, incluindo câncer de pulmão, câncer de cólon e câncer de esôfago. Os micronutrientes presentes nas amoras exercem efeito preventivo e impedem a proliferação de células malignas. Várias pesquisas científicas realizadas sobre as amoras preconizaram esse fato e atribuíram a atividade anticancerígena à abundância de antocianinas e outros fitoquímicos que inibem o crescimento tumoral e a metástase.

Benefícios do chá de amora e da amora

Tanto o consumo da amora pura como do chá feito de suas folhas trazem inúmeros benefícios para sua saúde. (Foto: Herbal Extracts Plus)

Cápsulas de amora para disfunção endotelial

Amoras, inclusive em cápsulas, fornecem proteção contra a disfunção endotelial, que é caracterizada pelo funcionamento anormal do revestimento interno dos vasos sanguíneos. Conforme sugerido por estudos científicos, contém componentes úteis que combatem a atividade oxidativa e ajudam na normalização de vários factores críticos implicados nestas condições. Ele ajuda na redução dos danos ao DNA e protege contra a falha vascular, que pode levar a vários problemas (derrame, isquemia, AVC, infarto, etc).

Benefícios cognitivos da amora

As amoras também estende seu efeito benéfico na melhoria das funções cognitivas do corpo. Estudos tem sugerido que os componentes polifenólicos presentes nas amoras ajudam a retardar o declínio relacionado com a idade na atividade motora e cognitiva devido ao seu poder super antioxidante. O consumo regular de amoras e do chá pode ser útil na melhoria do desempenho da memória e melhora as funções comportamentais e neuronais.

Chá de folha de amora emagrece

As amoras são uma fonte de fibra insolúvel e solúvel essencial para o funcionamento ótimo do sistema digestivo. A fibra insolúvel nas amoras favorece fácil e melhor absorção de água no intestino grosso e acrescenta volume para as fezes. Isso ajuda nos movimentos intestinais regulares, na liberdade da constipação e na saúde digestiva. Com o chá, os efeitos se dão pelos nutrientes que as folhas fornecem, que ajudam no funcionamento ótimo do sistema digestivo.

Coração saudável com chá de amora

Os flavonóis e o alto teor de magnésio e fibra presentes nas amoras evitam que as artérias sejam bloqueadas e estimula o golpe suave do sangue. Isso reduz o risco de várias doenças cardíacas, como acidente vascular cerebral, aterosclerose e mantém a saúde cardiovascular em bom estado. O alto teor de magnésio nas amoras e suas folhas também ajuda na regulação da pressão arterial e previne arritmia cardíaca e contração irregular. Essas mesmas propriedades da amora auxiliam na coagulação sanguínea, essencial para uma boa cicatrização dos tecidos.

Amoras para melhorar a imunidade

Amoras ajudam na melhoria do sistema imunológico do corpo devido à presença de fitoestrogênios, vitaminas e minerais. O consumo regular de amoras ajuda a combater vários patógenos e protege o corpo de infecções e outras doenças fatais.

Amoras para ossos saudáveis

Os minerais vitais presentes na amora e suas folhas são essenciais para manter os ossos saudáveis. O cálcio fortalece os ossos e o magnésio facilita a absorção de cálcio e potássio pelo corpo. Além disso, o mineral fósforo presente nas amoras ajuda na regulação do cálcio e auxilia na construção de ossos fortes, contribuindo para o bom funcionamento celular.

Chá de folha de amora para queda de cabelo e cuidados com a pele

A folha da amora e seus frutos podem ajudar na manutenção da pele bonita e saudável além de cabelos sedosos e brilhantes. Ela está carregada com vários nutrientes amigáveis ​​para a pele, tais como a vitamina C, vitamina E e outros potentes antioxidantes. A vitamina E presente na amora ajuda a manter a saúde das gorduras da pele e impede rugas de se formarem, além de manter os fios de cabelos mais saudáveis. A amora protege a pele e cabelos dos danos oxidativos, enquanto a vitamina C também é responsável pela formação e fortalecimento da estrutura de colágeno que é a base do tecido conjuntivo e ajuda a manter a pele e os cabelos tonificados e saudáveis.

Olhos saudáveis

As amoras são úteis para manter os olhos saudáveis. O consumo regular de amoras ajuda a proteger os olhos das radiações ultravioleta devido a presença de luteína. A luteína forma um pigmento protetor na área por trás da retina, também conhecida como mácula, e impede os danos causados ​​pelo estresse oxidativo e radiações de luz. Além disso, os antocianósidos e o teor de vitaminas presentes nas amoras melhoram a visão e protegem os olhos de várias doenças, tais como a degeneração macular, catarata e cegueira noturna.

Uso das folhas de amora no chá: problemas do trato intestinal e para garganta

As folhas de amora são eficazes também na cura da diarreia e disenteria. Isso é atribuído devido à abundância de taninos adstringentes na erva, que ajudam a controlar tais condições no trato digestivo. Outro benefício de taninos adstringentes nas folhas de amora é seu efeito de cura sobre as feridas.A aplicação externa das folhas de amora ajuda na constrição dos vasos sanguíneos e cura pequenas lesões. As qualidades adstringentes da folha de amora também podem ser úteis para acalmar a garganta e no tratamento de hemorroidas.

Cale lembrar: não existe alimento milagroso. A amora só tem bons resultados quando combinada com uma rotina saudável e uma alimentação balanceada. Não consuma a amora para problemas de saúde sem antes se consultar com um médico.

Você já usa a amora e suas folhas na sua rotina de saúde? Como você usa? O chá das folhas de amora tem efeito em você?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.