O Botox, também conhecido como toxina botulínica, é um produto muito usado no ramo da cirurgia plástica, e mais recentemente, para o tratamento de algumas condições de saúde, como a enxaqueca. Porém, em alguns pacientes, o Botox simplesmente não funciona. Por que isso? Para responder a esta pergunta, vamos olhar para as 3 razões principais que podem resultar no Botox não funcionando para seu caso.

Apliquei Botox e não fez efeito. O que pode ter acontecido?

Agora que cada vez mais profissionais aparecem em cada esquina e se consideram especialistas em injeções de Botox. O maior problema é que muitos desses profissionais competem cortando custos, baixando preços, e sendo “criativos” na competição. Alguns vão simplesmente cobrar um valor que sequer cobre uma injeção de Botox no preço de custo.

Um paciente interessado em fazer uma aplicação de Botox deve desconfiar de preços muito baixos. Esses profissionais investem menos em cursos de especialização, cobram menos por cada área de injeção, aplicam menos injeções do que o necessário em uma dada área, fazendo com que o Botox não funcional.

Motivos para o Botox não funcionar

Profissional não qualificado, dosagens em quantidades erradas, resistência à toxina botulínica…vários são os possíveis motivos para o Botox não funcionar. Um bom profissional sempre saberá lidar com essas situações e estabelecer um curso de ação para solucionar o problema. (Foto: blog.themigrainereliefcenter.com)

Quando o Botox não funciona, pode ser que ele não foi aplicado corretamente

O profissional que aplica o Botox pode também errar na dosagem, aplicando menos Botox do que o necessário, ou errar no local de aplicação. Vale lembrar que no cálculo da dose do Botox, o profissional que aplica deve considerar o tempo de duração da aplicação, para que não haja problemas com os efeitos acabando rapidamente.

Embora existam vários padrões que as pessoas usam, alguns profissionais foram treinados apenas em aplicações específicas do Botox,sem um treinamento completo e global sobre esse tipo de tratamento. E quando isso acontece, os profissionais não especializados acabam achando que todas as partes do corpo podem receber a mesma quantidade de Botox, e ter os mesmos efeitos. A questão principal é que cada um é diferente, e cada pessoa reage diferente a diferentes quantidades do Botox.

Um médico experiente deve fazer testes com o paciente antes de aplicar o Botox, para saber a dosagem certa, e como o organismo do paciente reagirá à toxina botulínica.

Meu Botox não pegou: seu organismo pode ser resistente!

Conversando com o médico que está aplicando o Botox, você pode saber detalhes sobre sua aplicação, tais como o tempo que vai demorar para o Botox fazer efeito, se serão necessárias mais aplicações, ou até se você é resistente à toxina botulínica.

Ser resistente ao Botox significa que você desenvolveu anticorpos, e seu sistema imunológico foi capaz de combater os efeitos da injeção. Isso pode acontecer imediatamente ou com o tempo. Mas a boa notícia é que isso é extremamente incomum, e a maioria das aplicações com injeções bem dosadas, e realizadas por profissionais, não tem quaisquer problemas de reversão dos efeitos.

Por que o Botox não fez efeito?

Então, como você se certifica de que o Botox está funcionando ou não? Como saber se valeu seu investimento?

Em primeiro lugar, confie no seu médico. Ele ira estabelecer e comunicar os prazos para o Botox começar a fazer efeito. Embora não haja garantias do funcionamento do Botox, o médico irá comunicar todos os possíveis efeitos colaterais, como será feita a aplicação, quantos dias demora para sair o inchaço e começarem os efeitos.

Embora a fala do médico não seja garantia do funcionamento do Botox, um profissional responsável e bem treinado será capaz de definir quando o Botox pode funcionar ou não, e sugerir outras soluções para seu pedido, como usar outros tipos de procedimentos, o que te ajudará a economizar dinheiro e tempo.

Acima de tudo, um bom profissional irá definir expectativas realistas dos efeitos do Botox em seus pacientes. Quando um profissional começa a pregar resultados milagrosos, desconfie. Um médico responsável irá conversar com o paciente sobre todas as possibilidades, sendo o mais realista possível sobre os resultados, inclusive contraindicando em alguns casos.

Você já fez aplicação de Botox? Quais foram os efeitos? Funcionou em você? O que seu médico disse sobre a aplicação?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.