Os benefícios para a saúde da própolis são impressionantes, e mais benefícios vem sendo descobertos pela ciência nos últimos anos. Mas quais são os principais benefícios do própolis para sua saúde? Como usar o própolis? Vamos conhecer melhor!..

Benefícios do própolis: matar bactérias

Um estudo investigou as capacidades antibacterianas da própolis. Os pesquisadores compararam própolis com outros antimicrobianos eficazes, e descobriu que ele é significativamente mais poderoso na eliminação de certos germes em todo o corpo.

Própolis reduz a pressão arterial

O óxido nítrico é uma substância muito importante para corações saudáveis. O revestimento interno de seus vasos sanguíneos usa o óxido nítrico para sinalizar aos músculos lisos circundantes para relaxar, resultando assim na vasodilatação (o alargamento dos vasos sanguíneos) e aumento do fluxo sanguíneo.

A redução da biodisponibilidade do óxido nítrico desempenha um papel significativo no desenvolvimento da pressão arterial elevada. Sem ele, você tem grandes chances de ter um ataque cardíaco. Existe uma enzima chamada tirosina hidroxilase que limita a quantidade de óxido nítrico que você pode produzir.

Os pesquisadores tinham a intuição de que o própolis poderia diminuir a tirosina e, por sua vez, baixar a pressão arterial. O que eles descobriram nas pesquisas foi que o própolis diminuiu a atividade da tirosina, o que pode ajudar a modular a pressão arterial. Se você sofre de hipertensão, você pode querer considerar o uso de mel cru, que contém própolis, ou o consumo do próprio própolis puro, diluído em água.

Benefícios do própolis

O própolis é comumente utilizado para problemas de garganta, gripes, e resfriados, mas pode trazer vários outros benefícios para sua saúde. (Foto: GreenMedInfo)

Própolis ajuda a tratar doenças ósseas

Cientistas investigaram recentemente se certos compostos encontrados no própolis poderiam parar ou reverter as doenças ósseas osteolíticas. Eles descobriram que certos compostos no própolis são muito eficazes na supressão dos compostos inflamatórios que causam doenças ósseas e até mesmo sugeriram que o própolis pode ser um tratamento potencial para doenças como a osteoporose. Se você está sofrendo de perda de densidade óssea ou tem uma história da doença em sua família, tomar uma dose diária de própolis pode ser uma coisa muito sábia a fazer!

Própolis para ajudar no tratamento de alergias

Um benefício surpreendente para a saúde da própolis é a sua capacidade para acalmar os sintomas das alergias sazonais. Os cientistas descobriram que que o própolis inibe significativamente a liberação de histamina a partir dos mastócitos dos ratos. Histamina é o composto que faz você espirrar, deixa os olhos lacrimejantes e um nariz escorrendo, geralmente tornando sua vida mais difícil. Anti-histamínicos são os principais medicamentos vendidos contra alergias. Os seus resultados demonstraram claramente que a própolis pode ser eficaz no alívio dos sintomas de rinite alérgica através da inibição da libertação de histamina.

Própolis aumenta a eficiência no combate ao câncer de próstata

O câncer de próstata é um câncer comumente diagnosticado em homens. Mas um dos benefícios para a saúde provocado pelo própolis parece ser prevenir e suprimir este tipo de câncer. Os cientistas examinaram os efeitos da maturação do própolis sobre dois tipos comuns de câncer de próstata. Eles concluíram que i própolis melhorou notavelmente a morte celular em células de câncer de próstata e sugeriu o papel significativo da própolis na quimioprevenção do câncer de próstata.

Própolis mata células do câncer do cólon

Cientistas decidiram recentemente analisar o potencial anti-câncer e anti-microbiano da própolis ao mesmo tempo. Primeiro, expuseram o própolis a quatro patógenos diferentes, como patógenos que provocam gripes e resfriados, onde o própolis mostrou uma atividade antimicrobiana muito forte.

Os cientistas então testaram própolis contra células de câncer de cólon. Eles descobriram que ele causou a morte das células cancerosas por necrose, o que significa que ele interrompeu o suprimento de sangue para a célula e fez com que apenas as células cancerosas locais morressem, deixando as células saudáveis vivas

A quimioterapia faz o oposto disso, matando as células vivas saudáveis ​​e as células cancerosas e é a razão pela qual a quimioterapia tem efeitos colaterais violentos e devastadores.

Em última análise, esta pesquisa é muito promissora. Alguns dos povos os mais saudáveis ​​no mundo experimentaram os benefícios de saúde do própolis e de outros produtos de abelhas por gerações. Esta nova pesquisa pode ser um indicativo de por que essas pessoas vivem vidas tão longas e saudáveis ​​e tem taxas tão altas de centenários entre elas.

Própolis: benefícios para o figado e intoxicação alimentar

O objetivo de um estudo recente foi analisar a atividade antimicrobiana do própolis contra os germes que causam a intoxicação alimentar. Os cientistas descobriram que o própolis inibiu o crescimento de bactérias que são comumente encontrados em casos de intoxicação alimentar.

As preparações de própolis poderiam ser usadas como suporte à terapia tradicional para infecção, especialmente quando os antibióticos não mostram atividades contra esses microrganismos, o que também resulta em um menor impacto para o fígado na filtragem do sangue.

Própolis para os dentes e inflamações

Aparentemente, lesões traumáticas para os dentes apresentam uma situação desafiadora para o clínico devido a complicações pós-tratamento, como inflamação. Os cientistas avaliaram o própolis como um agente anti-reabsorção. Basicamente, eles queriam ver se o própolis pode ajudar a controlar a inflamação quando os dentes de alguém foram removidos para que pudessem voltar a colocar os dentes.

E o que eles descobriram foi que o própolis realmente ajudou. Ele pode afetar a atividade anti-inflamatória muito forte em muitas áreas do corpo. A inflamação é responsável por doenças como a artrite, doenças cardíacas, Alzheimer e muitos mais.  As chances são de que as pessoas que consomem própolis em uma base regular tem menos inflamação em seus corpos e menos doenças, levando a uma vida mais saudável.

Própolis não emagrece, mas ajuda no desempenho atlético

Uma das razões que os benefícios de saúde do própolis são tão vastas é porque ele é cheio de antioxidantes. E agora a pesquisa descobriu quão úteis esses antioxidantes podem ser para os atletas, pois eles os protegem do superaquecimento.

Um ingrediente ativo no própolis desencadeia um amplo espectro de atividades biológicas, incluindo antioxidantes, anti-inflamatórias e antivirais.

O estresse térmico é considerado o principal fator subjacente à fadiga precoce e desidratação durante o exercício prolongado no calor. Os pesquisadores afirmaram em estudos que um dos compostos presentes no própolis poderia promover o desempenho atlético. Assim, atletas que tomam própolis especialmente durante o verão podem obter uma vantagem competitiva segura e natural

Própolis contra verrugas

Os cientistas descobriram que a própolis mostra forte atividade contra as verrugas. Em pesquisas realizadas em pacientes com verrugas comuns, a maioria dos que foram tratados com própolis tiveram uma cura alcançada rapidamente. Estes resultados foram significativamente melhores do que aqueles associados com o tratamento com placebo ou outros tratamentos tradicionais contra as verrugas.

Não há perigo em tomar própolis todos os dias, desde que usado em pequenas quantidades e devidamente acompanhado de recomendação médica.

Ficou alguma dúvida sobre o consumo do própolis? Deixe nos comentários suas perguntas sobre essa substância que traz tantos benefícios para a saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.